Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retornar valores consolidados de tabela mensal


Posts recomendados

Pessoal boa tarde e peço licença e agradeço ajuda de quem puder colaborar...

Preciso de uma planilha nos moldes do seguinte tópico já encerrado: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1017932-resolvido-somases-com-intervalo-de-datas/

Tentei utilizar a função SOMASES mas não consigo fazer com que a fórmula me retorne os valores de Entradas e Saídas do dia corrente de acordo com uma lista suspensa quais sejam: Dinheiro, Cheques, Cartões. Essa planilha é utilizada como parte de um processo para se controlar fluxo de caixa. Seguem abaixo mais informações/orientações já que não conseguiria anexar a pasta de trabalho pois é muito grande e baseada em senhas e permissões de acesso. A pasta de trabalho conta com 2 abas a saber: Aba.01 "Conferência" e Aba.02 "Lançamentos".

 

1) Aba "Lançamentos" Conta com primeira linha onde temos o cabeçalho fixo: 

 

image.thumb.png.420b74a18864e466d39dfa5e2cff4649.png

 

Essa aba é formatada como tabela que tem 1.200 linhas, conta com diversas formatações condicionais, fórmula automática nas colunas "Mês" e "Ano" e opera com listas suspensas em cascata e também contém um botão (VBA) que anexa um determinado intervalo e envia como formulário no corpo de um e-mail.

 

1) Aba "Conferência" - Há uma área de cálculo para que seja um efetuado um processo em que a Pessoa.01 passe o turno de trabalho para a Pessoa.02 e para isso eles fazem uma contagem de dinheiro cash na gaveta de caixa e digitam o valor encontrado nesta aba. Até aí tudo bem mas o que preciso é fazer com que através de uma lista suspensa (já configurada) o usuário possa mudar a forma de pagamento e também a data desejada e assim fazer o cálculo de Entradas ou saídas de acordo com a data escolhida. Segue imagem do quadro de conferência e como ele pode ser manipulado pelo operador:

image.thumb.png.8228999eeb55371dc5a4e0b9287d24ab.png

 

Então amigos, vejam que necessito de retorno consolidado na célula "Total ---->" considerando o dia exato de fechamento do caixa (por isso a fórmula =hoje() bloqueada) e para isso essa fórmula tem que puxar dados das colunas "A" + "B" + "G" + "H" que estão todos na aba "Lançamentos" e conforme o usuário mudar a forma "Dinheiro" para "Cheques" o retorno muda completamente de acordo com o movimento real do caixa.

Em tempo: Sei que poderia utilizar tabela dinâmica para isso mas não é o que queremos aqui no momento pois pela nossa experiência o(s) usuário(s) em questão tem exímia habilidade em danificar tudo! Preciso mesmo que eles apenas operem 2 menus drop-dowm como já formatei no quadro acima e nossa gloriosa fórmula informe rapidamente o valor de Entradas ou Saídas no dia corrente e também quanto em cada forma de pagamento (Dinheiro, Cheque ou Cartão)

 

Quem puder ajudar agradeço!  *** Desculpem pelo jornal...***

 

Gabriel

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Patropi, obrigado por responder. Segue então a planilha/pasta de trabalho em questão. Removi o máximo de formatações para deixá-la mais leve. Notar por favor que o projeto ainda não é completo. Há ainda o problema do botão "Enviar E-mail" que está na aba "Lançamentos" e que deverá enviar um e-mail com o movimento de caixa somente de um dia específico que o usuário selecionar (essa escolha da data específica será selecionada de alguma maneira que ainda não elaborei/não faço ideia!). Mas isso é um passo seguinte, após resolver a fórmula que originou o problema inicial deste post.

Obs.: Tive que salvar o arquivo em xlsx pois o formato original que utilizo não carrega aqui no Clube do Hardware (utilizo o formato xlsm)

 

Obrigado.

Gabriel

Proj_Caixa_Leve.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Gabriel

 

O fórum só aceita planilhas xlsm, desde que você compacte o arquivo.

 

Você não informou onde fica a formula desejada, mas deduzi que deveria ser na célula D17 da planilha Conferência.

Eu não entendi a formula que havia na célula D17, pois ela não tem sentido.

Veja ---> =SOMASES(Lançamentos!B:B;D16;">="&D15;Lançamentos!G:G;"<="&G1)

Não foi informado a qual intervalo ">="&D15 e "<="&G1 se referem.

A célula G1 é  cabeçalho da tabela e não tem nenhuma data???? a D15 também não é uma data????

 

Copie e cole a formula abaixo na célula D17 da planilha conferência, mas lembre-se que se na planilha Lançamentos não tiver dados com data de hoje irá retornar zero.

 

=SOMARPRODUTO((Lançamentos!A:A=Conferência!D16)*(Lançamentos!B:B=Conferência!D14)*(Lançamentos!G:G=Conferência!D15);Lançamentos!F:F)

Se não for isso explique melhor, informando as colunas e as células que compreendem o cálculo e os critérios.

 

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

[]s

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...