Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando consertar uma placa de SNES


Posts recomendados

Fala, galera!!

 

Achei no ML uma placa de SNES, modelo GPM-02, cuja qual o vendedor disse que era para retirar peças. Perguntei qual o defeito e ele mencionou que do nada o console não deu mais imagem. Pelo preço que ele estava cobrando arrisquei a compra para ver se dava para reparar. Ela chegou ontem e eu estava até agora tentando fazer ela funcionar. O que acontece é que ela realmente não dá imagem. Ao pegar a placa constatei que ela era desbloqueada e uma pecinha de metal que fica no lado voltado para o controlador dos joysticks, ao lado de um potenciômetro, acho eu, estava pendurada por um dos terminais muito do mal soldado. Com um ferro de solda consegui colocar a peça no seu devido lugar. Passei um limpa-contatos no slot do cartucho e o resultado é que, aparentemente, a placa voltou à vida. Só que ela só inicia com um cartucho que tenho aqui, o Fatal Fury, e ainda assim não passa daquela tela de introdução, travando aí, fora que ela não funcionou com nenhum dos meus outros cartuchos. Percebi também que dando uns toquinhos na tal pecinha dá uns bugs na imagem, mesmo em tela preta. É esquisito porque soldei ela bem bonitinho, a não ser que eu tenha invertido a polaridade; no caso a numeração sobre a peça está voltada para o lado do cartucho. Dá para perceber que não manjo muito de eletrônica.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Se quando você dá uns toquinhos na peça a imagem "buga", significa que tem mais peças com soldas ruins na placa, tem que sair verificando tudo!...

Putz! Solda "fria"? Sei lá... as soldas do slot ou do regulador de tensão, talvez, né? Aff, e eu não manjo muito de eletrônica. Vou dar uma olhada nessas soldas e ver até onde meus conhecimentos vão.

 

Eu estava com vontade de, caso a placa volte a funcionar novamente, "bloquear" novamente o aparelho. Essa parte seria até fácil, bastando ter um ferro de solda com ponta fina, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobre o bloqueio desse consoles, confesso que não conheço nada! Mas deve ter alguns cortes de trilhas que devem ser refeitos para ele voltar a funciona como original.

Soldas frias (ruins) é comum em aparelhos com muito tempo de uso, sugiro usar uma lupa e ser muito detalhista nos componentes que mais aquecem, tipo o processador, memórias, controlador de entrada (Joystick), controlador de vídeo, e se a fonte for na mesma placa, sugiro fazer uma revisão completa nos capacitores de filtro da fonte dele (troca-los)...

Se tiver como, tire uma foto da placa, frente e verso, com boa qualidade, para que tenhamos noção do circuito dela!...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Sobre o bloqueio desse consoles, confesso que não conheço nada! Mas deve ter alguns cortes de trilhas que devem ser refeitos para ele voltar a funciona como original.

Soldas frias (ruins) é comum em aparelhos com muito tempo de uso, sugiro usar uma lupa e ser muito detalhista nos componentes que mais aquecem, tipo o processador, memórias, controlador de entrada (Joystick), controlador de vídeo, e se a fonte for na mesma placa, sugiro fazer uma revisão completa nos capacitores de filtro da fonte dele (troca-los)...

Se tiver como, tire uma foto da placa, frente e verso, com boa qualidade, para que tenhamos noção do circuito dela!...

 

 

Er... então, haviam dois circuitos com uma das "perninhas" levantadas. Um é o famoso F411 e o outro é um que fica abaixo da serigrafia GPM-02. A imagem abaixo é de um modelo que é o mesmo da placa que tenho. Pois é, depois da última postagem fui fazer o bloqueio, soldando de volta as "perninhas" e agora a placa não liga mais. kkkkkkkkk Tipo... f****. Vou ver se consigo um ferro de solda com ponta mais fina para refazer as soldas, embora aparentemente as "perninhas" soldadas não estejam fechando curto. Pelo que sei o F411 tem a ver com o bloqueio, mas não sei em relação ao outro. Mais tarde vou postar as imagens da minha placa. Agora, o sono está batendo.

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

23997897605_9ce16f1af0_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Se não está dando imagem pode muito bem ser um diodo,acredito que o diodo tem a ver com o recebimento de imagem já que consertei uma fonte de pc que não dava imagem trocando um diodo defeituoso,aconselho você a pegar um multímetro e medir a continuidade dos diodos,se aparecer menos de 100 no visor do multímetro,o diodo não está bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...