Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Danilo Vale

Caixas de mini system em módulo automotivo

Recommended Posts

Então,

Estou com um projeto/problema, tenho as caixas do mini system Panasonic SA AK970, sendo 2 Woofer's de 250w e 6ohms cada, 2 de 125w e 8ohms cada (agudos), e dois Subs de 250w e 8ohms cada. Como não tenho  o receiver original, ligo em um CCE antigo de 120w de potência, ele tem duas saídas e apenas ligo 3 caixas (uma de cada) em paralelo nas saídas do CCE. Dá um som limpo e até potente, nunca queimou a saída. Porém não atinge sua potência completa. Então tive a ideia de ligar as caixas em um módulo automotivo, tenho um booster de 800w 4 canais 2 ohms (200w por canal), sendo dois canais para bass e dois treble, liguei as caixas que são iguais em paralelo e ficou assim: 2 caixa de 125w em paralelo que da 3ohms, e assim por diante.. como a impedancia final das caixas ficou maior que do módulo, pensei que ia dar certo apesar da perda de ptência.. resultou que funcionou, eu ligo na tv e o volume vai até o 100, elas ligado no CCE posso por no máximo que o som fica limpo e potente, porém com o módulo quando coloco o volume no 30 os falantes começam a distorcer e a potência fica bem menor que quando ligado no CCE. Gostaria de uma ideia de alguém que entenda e susgestões... Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O negócio é o seguinte. Esta distorção é devido ao módulo não conseguir entregar a potência de 200W por canal. Ele é 800W divididos por 4. Mas só que em 2 ohms. Estes 200W transformados par 8 ohms seria de apenas 50W RMS. Isto se o módulo aceitasse, pois por ser de 2 ohms pode queimar se forçar demais.

Dificilmente você conseguirá fazer o casamento de impedância correto e ideal com estes falantes. E geralmente quando o módulo é de 2 ohms, ele só funciona em 2 ohms.

Tenho um módulo japonês que é de 1470W em 2ohms. Potência máxima permitida em falantes de 2 ohms. Mas sua função é trabalhar em 4 ohms, mas também posso usa-lo com cuidado em 8 ohms para não queimar as saídas Mosfet.

Voltando ao caso da potência. Somente os de 125 Watts poderiam tocar melhor. Mas no geral as impedância estão todas erradas.

Procure um módulo de 4 ohms que aceite 8 ohms e que consiga entregar ao menos 500W por canal. Assim você poderá continuar usando estes falantes de 8 ohms fazendo ligações em paralelo

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Danilo Vale Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

 

Você não falou com que fonte você ligou essa potencia, achei algumas especificações dessas potencia só que não fala quantos amperes ele consome com 100% da capacidade.

Citação

Especificação: 
• Modelo: BA-610 GX 
• RMS de 4 Ohms: 4 x 50W 
• RMS de 2 Ohms: 4 x 100W 
• Máximo de 4 Ohms: 4 x 200W 
• Ponte de 4 Ohms: 2 x 400W 
• Mini Alto Falantes Separados: 2 Ohms 
• T.H.D: <0.05% 
• Frequência de Resposta: 10Hz ~35KHz 
• Sensibilidade de Entrada: 100mV ~1V 
• Entrada Separada: 10K Ohms 
• 4 Canais RCA 
• Amplificador MOSFET 
• Taxa S/N: >90dB 
• Separação de Canais: >65dB 
• Clave Incentivador (de 10KHz): 0 ~12dB 
• Baixo Incentivador (de 60KHz): 0 ~18dB 
• Dimensões (C x L x A mm): 350 x 245 x 63.5mm

Esse amplificador parece ser do tipo AB, e essa classe de amplificador possui um consumo um pouco grande e para você conseguir estrair o máximo dessa potencia você precisa de uma fonte de 13.8v x 80A +/- (estou chutando um valor eu não sei calcular).

http://autosom.net/artigos/classe.htm

Então se você colocar uma fonte de 13.8V x 20A logicamente vai distorcer e distorção é o pior inimigo de qualquer falante.

E pelo que entendi são 6 caixas igual essa foto.

eletrodomesticos-5-18-12-jpg.jpg

Sub não precisa tocar em estéreo então ligue os dois sub em paralelo para cair para 4ohms e ligue na saída 3 e 4 em modo bridge assim cada sub vai receber 200WRMS.

E nos canais 1 e 2 a outras caixas.

Canal 1 ( caixa de agudos "125WRMS x 8ohms + Woofer 250WRMS) e no canal 2 ( caixa de agudos "125WRMS x 8ohms + Woofer 250WRMS).

E ligue em um fonte apropriada como essa por exemplo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875563010-fonte-chaveada-estabilizada-12v-80-amperes-960w-110v-220v-_JM

 

Att Edvaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×