Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de força do monitor.


FMSP

Posts recomendados

Boa noite;

 

Comprei o monitor VX248H da Asus e o cabo de força dele é padrão americano. Esse monitor tem uma fonte, e é nessa fonte que pluga o cabo de força, mas estou na dúvida se posso colocar um cabo 10A/220V, pois o cabo que veio além de ser americano, não é 10A/220V. Essa fonte do monitor e o próprio monitor vai funcionar normalmente com um cabo padrão brasileiro de 10A/220V?

 

OBS: Desculpe se estou errando ao falar 220V, pois vejo nos cabos aqui pra minha região algo mais do que 220V, não lembro precisamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o de baixo é o nosso, infelizmente, O de cima é o americano que também usávamos. Eu só utilizo os americanos, pois não falham. Quando clientes vêm trocar os cabos vendo a base de troca e fico com os deles.

Mas voltando ao assunto, é esse mesmo que você vai comprar. Em lojas de informática, achará.

adicionado 2 minutos depois

Agora, se você tiver aqueles benjamin de tomada que adapte este cabo que veio, acharia melhor e mais fácil de achar. Leve seu cabo do monitor até uma casa de ferragens ou de materiais elétricos e o vendedor saberá te ajudar. Acho que será melhor com adaptador tipo benjamin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Sim, o de baixo é o nosso, infelizmente, O de cima é o americano que também usávamos. Eu só utilizo os americanos, pois não falham. Quando clientes vêm trocar os cabos vendo a base de troca e fico com os deles.

Mas voltando ao assunto, é esse mesmo que você vai comprar. Em lojas de informática, achará.

Encontrei na loja da Multilaser, mas nas especificações fala que suporta no máximo 6A 220VAC. Esse cabo não queimará se plugar na tomada que é 10A 220V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Não queimará. Um monitor não puxa 6A de corrente. Mesmo em 110V. A questão das inscrições dos cabos, é mais por normas brasileiras NBR. Vai suportar sim. Mas se ainda tiver dúvidas pode usar o benjamin tranquilamente. Eu uso e não dão problemas.

É que eu achava que só podia plugar cabo igual ou maior à corrente e tensão da tomada da parede, achei que queimava ao plugar um cabo que só suporta 6A numa tomada que manda 10A...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, FMSP disse:

É que eu achava que só podia plugar cabo igual ou maior à corrente e tensão da tomada da parede, achei que queimava ao plugar um cabo que só suporta 6A numa tomada que manda 10A...

 

 

A tomada não manda 10A, ela suporta até 10A (os fios da tomada, se forem da bitola padrão, suportam até 21A).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Tonho Espeschit disse:

 

 

A tomada não manda 10A, ela suporta até 10A (os fios da tomada, se forem da bitola padrão, suportam até 21A).

 

Deixa ver se entendi:

Então se eu plugar um cabo de 6A na tomada da parede de 10A, vai funcionar tudo normal porque quem demanda a quantidade de corrente é o equipamento e não a tomada?

 

OBS: E eu aqui pensando: "Meu cabo de 6A não vai dar certo na tomada de 10A, logo o cabo pegará fogo porque a tomada vai empurrar 10A em cima de 6A e meu monitor queimará!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, FMSP disse:

Deixa ver se entendi:

Então se eu plugar um cabo de 6A na tomada da parede de 10A, vai funcionar tudo normal porque quem demanda a quantidade de corrente é o equipamento e não a tomada?

 

Exatamente. Em eletrônica quem determina a potência de consumo é sempre a carga e não a fonte.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho mais uma dúvida: Como essa fonte do monitor vai trabalhar normalmente sendo que o cabo a ser conectado nela será agora o do padrão brasileiro?

 

A fonte receberá agora o fase do cabo pelo lado "errado", já que o cabo que veio era padrão americano e o fase é invertido em relação ao padrão brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FMSP disse:

Tenho mais uma dúvida: Como essa fonte do monitor vai trabalhar normalmente sendo que o cabo a ser conectado nela será agora o do padrão brasileiro?

 

A fonte receberá agora o fase do cabo pelo lado "errado", já que o cabo que veio era padrão americano e o fase é invertido em relação ao padrão brasileiro.

Estamos falando em corrente AC e não DC. Não importa a posição do cabo, se um lado é fase ou neutro.

A exemplo, como seria então quando você ligasse ela em 220V? Duas fases...

Ligue ele sem preocupação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

Estamos falando em corrente AC e não DC. Não importa a posição do cabo, se um lado é fase ou neutro.

A exemplo, como seria então quando você ligasse ela em 220V? Duas fases...

Ligue ele sem preocupação!!!

 

No cabo não precisa se preocupar com a posição mas na tomada da parede sim?

 

Já que a fonte do monitor e a tomada da parede são corrente AC, porque só a polarização da tomada deve estar correta?

 

Desculpa por essas perguntas, mas estou com dificuldades em entender porque a fonte do monitor tanto faz receber o fase na esquerda ou direita, e a tomada da parede tem que está com o fase na esquerda quando o pino central está voltado para baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMG_0131.JPG.65dfb33322d561af9808e5570c65343f.JPG

 

Onde eu quero chegar é o seguinte: O cabo que veio com o monitor foi o que pluga na tomada da imagem à direita (Padrão Antigo), e a tomada daqui de casa é a da esquerda. Comprarei o cabo compatível com essa tomada da esquerda, até aí tudo bem. Mas pensem comigo para que eu possa entender de uma vez por todas: Se eu plugar o cabo padrão americano (imagem direita), o fase vem do pino à direita e entra na fonte pelo pino à esquerda olhando de frente para os pinos da fonte. Mas se plugar o cabo padrão brasileiro ( imagem esquerda), o fase vem do pino à esquerda e entra na fonte pelo pino à direita olhando essa fonte de frente para os pinos dela também. E é aí que eu não entendo: Como essa fonte funciona de forma normal se com o cabo americano o fase entra nela por um lado e com o cabo brasileiro o fase entra por outro lado?

 

Estou me esforçando pra entender, acreditem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, FMSP disse:

IMG_0131.JPG.65dfb33322d561af9808e5570c65343f.JPG

 

Onde eu quero chegar é o seguinte: O cabo que veio com o monitor foi o que pluga na tomada da imagem à direita (Padrão Antigo), e a tomada daqui de casa é a da esquerda. Comprarei o cabo compatível com essa tomada da esquerda, até aí tudo bem. Mas pensem comigo para que eu possa entender de uma vez por todas: Se eu plugar o cabo padrão americano (imagem direita), o fase vem do pino à direita e entra na fonte pelo pino à esquerda olhando de frente para os pinos da fonte. Mas se plugar o cabo padrão brasileiro ( imagem esquerda), o fase vem do pino à esquerda e entra na fonte pelo pino à direita olhando essa fonte de frente para os pinos dela também. E é aí que eu não entendo: Como essa fonte funciona de forma normal se com o cabo americano o fase entra nela por um lado e com o cabo brasileiro o fase entra por outro lado?

 

Estou me esforçando pra entender, acreditem!

Você está pensando como se fosse corrente contínua que possui tensão positiva e negativa.

Mas é corrente alternada, não importa a posição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMSP

 

O cabo é só um fio de cobre.. Nada de especial.. Só cobre e plástico..

 

Quando se fala em polaridade em tomadas, isso diz mais respeito a proteção contra choques, por exemplo, do que com o funcionamento do equipamento, em si.. Mesmo com fase e neutro invertidos, o equipamento funciona normalmente..

 

O que vai acontecer com uma inversão é que você fica suscetível à choques na carcaça do equipamento, a faiscamento ao ligar outras coisas à esse equipamento, etc, pois o neutro é aterrado na entrada das casas.. Invertendo essa ligação, você perde essa proteção..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teríamos que te dar uma aula de eletrônica básica aqui, sem o menor propósito. Pois sua dúvida primordial era o cabo.

Mas já explicamos bem a questão...

Leia e mentalize estas informações que você entenderá;

Para você entender melhor, pegue um multímetro digital, se você tiver, e meça a tensão de uma pilha. + e -.fio vermelho no positivo e fio preto no negativo. Tudo em escala de tensão DC que é corrente contínua.

Depois inverta as pontas de prova. Verá que na frente da tensão apareceu um sinal de menos, indicando que a tensão está invertida.

Agora vamos para o segundo teste. Coloque o multímetro em escala de tensão AC que é corrente alternada. Coloque numa escala de medição de 750V por precaução. Meça agora sua tomada da parede tanto em 110V quanto em 220V. Não aparecerá nenhum sinal informando que está invertida a tensão. Agora inverta as pontas de prova do multímetro, não aparecerá novamente nada em relação à corrente ou tensão estar invertida.

Fique tranquilo...

Ligue sem medo o seu cabo novo na tomada.

adicionado 8 minutos depois

Outra dica: em corrente ou tensão contínua, todo e qualquer cabo possui uma informação de polarização. Ou seja existe um par de cabos separado por cores, exemplo preto e vermelho.

Já em cabos para tensões ou correntes alternadas, não existe polarização dos cabos. Não são diferenciados por cores.

Somente nas instalações prediais onde precisamos de cores para nos guiar pois os fios ou cabos serão puxados por conduítes  a metros de distância. Então precisamos das cores para apenas nos orientar. Exemplos: verde, azul, preto, vermelho, e assim por diante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2017 às 16:18, Wagner Ruaro disse:

Disponha sempre...:D:thumbsup:

 

Obrigado mesmo! Eu que só entendia que corrente alternada era a variação na tensão e pronto, não sabia que tanto faz ela entrar pela lado esquerdo ou direito da fonte. Valeu!

 

Só pra finalizar: Encontrei esse produto e gostaria também de saber se é melhor eu comprar o cabo mesmo, ou esse aqui faz a mesma função do cabo e com a mesma segurança http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=350

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, FMSP disse:

 

Obrigado mesmo! Eu que só entendia que corrente alternada era a variação na tensão e pronto, não sabia que tanto faz ela entrar pela lado esquerdo ou direito da fonte. Valeu!

 

Só pra finalizar: Encontrei esse produto e gostaria também de saber se é melhor eu comprar o cabo mesmo, ou esse aqui faz a mesma função do cabo e com a mesma segurança http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=350

Opa, você achou a solução mais correta. Além de ser adaptador, te dá segurança contra surtos. É um filtro de linha portátil. Até eu vou comprar.rsrsrs

E a marca é super confiável.:thumbsup::D

E obrigado pela dica... Já está ajudando com boas informações...Valeu...:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...