Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de tensão


pmarcos9

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou fazendo um projetinho, onde uso uma bateria de 9v e 240Mah recarregável do tipo NiMh, e um conjunto de pilhas que ao todo da 6,7v e 2300Mah também recarregável do tipo NiMh. Quero usar um carregador de notebook pra carregar essa bateria e o conjunto de pilhas. Esse carregador de notebook tem 20v e 1,7A. Gostaria de saber se eu usar esse carregador de notebook é só calcular pela formula U= R.I, pra achar o resistor para a bateria e pro conjunto de pilhas, para diminuir a tensão pra 9v e 6,7v? ou não é bem assim como estou pensando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As baterias de NiMH são carregadas por corrente constante. É típico aplicar uma relação de 10% nas suas capacidades para encontrar as correntes de carga: a sua bateria de 9V e 240mAh seria, por exemplo, carregada por uma corrente de 24mA (note a diferença entre unidades) F5Rua4D.gif.

 

 

 

Um dispositivo interessante para controlar essa operação é um amplificador operacional de transcondutância (OTA), que objetiva atuar como fonte de corrente ideal na sua saída:

 

 

 

sDHjvKl.png

 

 

 

O CA3080 é um exemplo clássico desse tipo de amplificador. Com a adição de um par Darlington de transistores, cria-se um circuito que pode entregar corrente suficiente para carregar uma bateria de NiMH.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta

 

 

Sim, existem alguns detalhes relevantes no projeto do circuito prático F5Rua4D.gif.

 

 

 

Entre estes, há a proteção, manual ou automática, contra a injeção de corrente após a bateria estar totalmente carregada. Outro fator é a proteção contra a tensão intrínseca da bateria (força eletromotriz), que pode danificar o circuito de suprimento de corrente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...