Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
pmarcos9

Fonte de tensão

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou fazendo um projetinho, onde uso uma bateria de 9v e 240Mah recarregável do tipo NiMh, e um conjunto de pilhas que ao todo da 6,7v e 2300Mah também recarregável do tipo NiMh. Quero usar um carregador de notebook pra carregar essa bateria e o conjunto de pilhas. Esse carregador de notebook tem 20v e 1,7A. Gostaria de saber se eu usar esse carregador de notebook é só calcular pela formula U= R.I, pra achar o resistor para a bateria e pro conjunto de pilhas, para diminuir a tensão pra 9v e 6,7v? ou não é bem assim como estou pensando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recarregar pilhas e baterias com resistores em serie não é boa ideia, é lento e diminui a durabilidade delas. 

É muito melhor usar reguladores de tensão e corrente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem controle de tensão e corrente isso tem tudo para explodir...

 

E tem gente de gosta disso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As baterias de NiMH são carregadas por corrente constante. É típico aplicar uma relação de 10% nas suas capacidades para encontrar as correntes de carga: a sua bateria de 9V e 240mAh seria, por exemplo, carregada por uma corrente de 24mA (note a diferença entre unidades) F5Rua4D.gif.

 

 

 

Um dispositivo interessante para controlar essa operação é um amplificador operacional de transcondutância (OTA), que objetiva atuar como fonte de corrente ideal na sua saída:

 

 

 

sDHjvKl.png

 

 

 

O CA3080 é um exemplo clássico desse tipo de amplificador. Com a adição de um par Darlington de transistores, cria-se um circuito que pode entregar corrente suficiente para carregar uma bateria de NiMH.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que falta um circuito contra "over charge"... mas enfim... melhor do que um resistor ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta

 

 

Sim, existem alguns detalhes relevantes no projeto do circuito prático F5Rua4D.gif.

 

 

 

Entre estes, há a proteção, manual ou automática, contra a injeção de corrente após a bateria estar totalmente carregada. Outro fator é a proteção contra a tensão intrínseca da bateria (força eletromotriz), que pode danificar o circuito de suprimento de corrente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×