Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual VGA: Galax 1060 3gb, Zotac 1060 6gb, EVGA 1060 6gb single ou dual fan


Posts recomendados

Primeiramente meu setup:

- placa-mãe Gigabyte UD3 990 ver 3.0

- Processador AMD FX 8320e a 4.4GHz

- Memória HyperX 1866MHz 8GB (2x4GB)

- Fonte PCYES 600W 80Plus Bronze

 

Minha plaquinha GTX 750Ti da ZOTAC foi pro saco (começou a falhar a imagem e por fim n deu mais). Já estava querendo atualizar a VGA e o que ocorreu me força a comprar outra. Mas, pela variedade de modelos e preços, estou super na dúvida.

Considerando que eu espero vida longa à VGA (e aí cabe a discussão sobre single ou dual fan, tamanho das fan, backplate) e menor dor de cabeça caso dê algum problema e precise mandar a placa pro RMA.

Tenho Monitor Full HD 60Hz, então até eu poder comprar um de 144Hz, quero uma VGA que alcance os 60 fps em qualidade Alta pelo menos nessa resolução. Estou na dúvida entre quatro modelos abaixo (posso comprar qualquer uma delas, mas quero o melhor custo/benefício diante do meu perfil atual, no futuro quando tiver com o monitor 144Hz vou comprar outra VGA mais parruda, provavelmente a gtx 1070 ou mesmo a 1080 normal, visto que as da AMD só trouxa pra pagar o absurdo que está devido à esta ilusão da mineração e a nova política de preços.

 

GALAX 1060 3GB dual fan, backplate $870,00 (2 anos de garantia)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85813

ZOTAC 1060 6GB dual fan $1.030,00 (2 anos de garantia)

http://www.pichau.com.br/zotac-geforcer-gtx-1060-amp-edition-zt-p10600b-10m

EVGA 1060 6GB single fan $1.180,00 (3 anos de garantia)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=82186

EVGA 1060 6GB dual fan $1.300,00 (3 anos de garantia)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=83969

 

Situação 1: eu sei que o modelo da gtx 1060 6GB tem mais desempenho que o modelo de 3GB, não por conta exclusivamente da memória, mas por outros motivos (cuda cores, por exemplo). Diante da diferença de preços, qual melhor custo/benefício esse modelo da GALAX de 3GB (que tem backplate inclusive) que está em $870 ou algum modelo de 6GB entre os três possíveis?

 

Situação 2 (caso não acharem legal o custo/benefício do modelo gtx 1060 3GB): a diferença de preço entre o modelo da EVGA 6GB dual fan (ACX 3.0) com o modelo da ZOTAC 6GB dual fan é de R$ 270,00. Minha dúvida é: será que vale a pena pegar a EVGA por ter histórico melhor de RMA e por ter + 1 ano extra de garantia?

 

Situação 3 - qual seria o melhor custo/benefício: ZOTAC 1060 6GB dual fan (R$1.030,00 + 2 anos de garantia + RMA duvidoso), EVGA 1060 6GB (R$1.180,00 + 3 anos de garantia com single fan e sistema de refrigeração passado ACX 2.0) ou EVGA 1060 6GB (R$ 1.300,00 + 3 anos de garantia tendo dual fan e melhor sistema de refrigeração ACX 3.0)?

 

Desculpem o textão, mas quero fazer a melhor compra possível, valeu pelos que se dispuserem a me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo_Teles Cara a 1060 é uma baita placa e teu processador e fonte estão ótimos para ela, dá uma olhada nesse modelo:

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-zotac-geforce-gtx-1060-6gb-amp-edition-6gbps-zt-p10600g-10m, acho que é a  Zotac Amp+ que ainda vem com um clock de memória de 9Ghz que é mais rápido, eu queria ela mas tô sem grana rsrs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, recomendo que pegue a GTX 1060 3GB, ela vai te suprir muito bem, lembrando que a diferença de desempenho da versão de 3GB  para a de 6GB é mínima e o preço a mais (cerca de R$200,00) não valeria a pena. 

Compare você mesmo: http://papahardware.net/comparativo/nvidia-gtx-1060-3gb-72-vs-nvidia-gtx-1060-6gb-amp-75.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ariel S.Araújo disse:

@Rodrigo_Teles Cara a 1060 é uma baita placa e teu processador e fonte estão ótimos para ela, dá uma olhada nesse modelo:

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-zotac-geforce-gtx-1060-6gb-amp-edition-6gbps-zt-p10600g-10m, acho que é a  Zotac Amp+ que ainda vem com um clock de memória de 9Ghz que é mais rápido, eu queria ela mas tô sem grana rsrs

Já tinha dado uma olhada, mas estou com o pé atrás em relação à ZOTAC, tanto pelas reclamações de RMA quanto pela minha experiência pessoal de ter queimado uma GTX 750Ti com 1 ano de uso. Sobre a velocidade de memória em 9GHz é algo que dá pra alcançar com overclocking, por isso nem me empolguei nesse valor mais caro que eles cobram.

valeu pela dica xD

adicionado 8 minutos depois
3 minutos atrás, Focus942 disse:

Cara, recomendo que pegue a GTX 1060 3GB, ela vai te suprir muito bem, lembrando que a diferença de desempenho da versão de 3GB  para a de 6GB é mínima e o preço a mais (cerca de R$200,00) não valeria a pena. 

Compare você mesmo: http://papahardware.net/comparativo/nvidia-gtx-1060-3gb-72-vs-nvidia-gtx-1060-6gb-amp-75.html

 

valeu pelo comparativo do papahardware. Estou realmente considerando comprar esse modelo de 3GB e investir a sobra da grana em um teclado mecânico melhor que o REDRAGON VARUNA K559 e o mouse REDRAGON GAMING MARS M906.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Focus942 disse:

Pensa da seguinte forma, a versão de 6GB rende, em média, 5 FPS à mais que a de 3GB, isso realmente é relevante para você?

 

Em jogos fechados realmente não faz diferença, mas tem dois poréns: em jogos de mundo aberto que consome mais VRAM e penso também na hora de vender a placa (daqui a no máximo 2 anos), pois geralmente comprador leigo vai preferir um modelo de 6GB do que 3GB, mesmo não sabendo a real diferença kkkkk o modelo de 6GB creio que venderia mais rápido

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Focus942 Com o tempo a quantidade de VRAM a ser usada aumenta, afinal, os jogos vão ficando mais trabalhados e com isso ficam mais pesados, portanto, acabam precisando de mais memória para carregar tudo. Uma 1060 de 3gb é um desperdício, visto que o chip gráfico dela é muito bom pra ficar limitado á só 3Gb, o que poderá trazer problemas para quem joga em resoluções mais altas como 1080p pra cima. É uma questão de pensar no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Okuyasu disse:

@Focus942 Com o tempo a quantidade de VRAM a ser usada aumenta, afinal, os jogos vão ficando mais trabalhados e com isso ficam mais pesados, portanto, acabam precisando de mais memória para carregar tudo. Uma 1060 de 3gb é um desperdício, visto que o chip gráfico dela é muito bom pra ficar limitado á só 3Gb, o que poderá trazer problemas para quem joga em resoluções mais altas como 1080p pra cima. É uma questão de pensar no futuro.

Devo salientar que até em 4K a diferença de desempenho é mínima, procure por testes, como este que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ariel S.Araújo disse:

@Focus942 De fato, a diferença costuma ser de 5 a 10 fps no máximo, até onde eu vi, mas deve depender da resolução e de quanto tempo em media você troca/vende seus componentes.

Gostaria que vocês vissem estes testes, para tirarem suas dúvidas:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, a diferença de FPS é pequena, não discordei disso. Me refiro ao fato que de os jogos vão começar a pedir mais espaço pra carregar suas informações, ainda mais em altas resoluções, portanto, quanto mais espaço melhor.

Então, AGORA, com os títulos atuais, você pode não ver diferença mas futuramente, menos VRAM vai levar a consequências. E novamente: A 1060 é muito boa pra ficar só com 3Gb de espaço, é um desperdício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo_Teles

 

25 minutos atrás, Okuyasu disse:

A mais barata com 6Gb que tiver, não vale a pena a 1060 de 3Gb

Faltou o "Dual Fan", pra fechar..

 

 

8 minutos atrás, Focus942 disse:

Gostaria que vocês vissem estes testes, para tirarem suas dúvidas

Tem uns stutters grosseiros na placa de 3GB.. Até agora, não entendi a ideia de testar essa placa em 4K..

 

Outro teste com análise de frametime (em inglês)..

 

 

Depende muito do jogo.. tem jogo que se comporta com 3GB, outros não.. Além disso, vale ressaltar que as duas placas NÃO tem só a diferença de VRAM.. A 1060 de 3GB ainda tem um chip "capado" em relação à versão de 6GB..

 

 

E o fator mais importante

 

1 hora atrás, Rodrigo_Teles disse:

Considerando que eu espero vida longa à VGA (e aí cabe a discussão sobre single ou dual fan, tamanho das fan, backplate) e menor dor de cabeça caso dê algum problema e precise mandar a placa pro RMA.

Não dá pra por a de 3GB de VRAM, como opção..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a diferença na maioria dos jogos é de 5 fps ou menos, mas em certos títulos houve instabilidade considerável, mesmo que por um instante, principalmente em GTA e Rainbow Six, e você se esqueceu de considerar as configurações no gameplay, e também que outras especificações de uma placa para a outra também muda, como seu clock, resfriamento...o que pode afetar o seu desempenho e durabilidade.Mas se a pessoa for um gamer não muito exigente e não tiver pensando em longo prazo, 3gb pra dentro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ariel S.Araújo @gustavodbg @Focus942 @RS Faria @Okuyasu

Muito obrigado pela discussão glr, me ajudou bastante.

 

Optei pelo modelo da EVGA, apesar de ser mais cara em relação ao da Zotac. Fiz essa escolha por conta da má reputação do RMA da ZOTAC, por conta das fases de alimentação da EVGA serem maiores que a da GALAX (4+1 contra 3+1, respectivamente. Vi que quanto mais fases e com mais pinos de alimentação, da EVGA são 8 Galax 6, melhor é o sistema de energia garantindo mais estabilidade e assim maior vida útil e possibilidades de Overclocking melhores), e por último os 3 anos de garantia contra os 2 da ZOTAC e GALAX. O que acham? É isso mesmo ou superestimei esses detalhes? Detalhe, ZOTAC descartei mesmo e aí sobraria somente o modelo da GALAX como alternativa.

 

Tem esse vídeo falando sobre a questão do VRM e as fases de energia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Okuyasu disse:

@Rodrigo_Teles Pegou a de 6Gb?

 

Sim. Quero muito jogar Mass Effect Andromeda e olhando uns gameplay com o modelo de 3gb não segura os 60fps no ultra em full HD e gostaria de ter esse desempenho, além disso o modelo de 6gb n vai da dor de cabeça em jogos de mundo aberto mais pesado atuais e futuros. Pesou também que fica mais fácil de vender a placa quando surgir o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...