Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

redução de banda ao fazer grandes downloads e tarefas que exijam muita banda


Posts recomendados

boa noite !

Meu problema é o seguinte, recentemente contratei um serviço de internet banda larga 10 mb de velocidade, no entanto, quando vou baixar arquivos grandes, assistir filmes em hd baixar torrents ou qualquer tarefa que exija muita banda minha velocidade é reduzida a 40% do contratado ou seja 400 kbps ou 4 megas, no contrato firmado entre mim e a prestadora de serviço diz claramente que pode haver oscilação de velocidade mais minha duvida é se a permanencia dessa taxa minima de banda durante todo o tempo em que preciso da banda para baixar meus arquivos e legal 

um detalhe sempre que reinicio a conexao wan no roteador a velocidade volta ao normal mas dps de um pequeno periodo de tempo puxando constantemente 100% da banda a redução volta a acontecer gostaria de saber se ha alguma coisa que eu possa fazer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você é cliente da Vivo. Eu estava feliz com a minha banda de 4Mb até que resolvi aceitar a oferta de update para 8Mb. Foi (e continua sendo ) puro prejuizo. Até então tanto no download como no upload a performance se comportava no contratado, eventualmente com alguma redução, mas muito eventualmente. Quando aceitei o upload, passei a ter os 8|Mb, mas quando tinha grandes arquivos caia (e continua caindo) para 4Mb. O upload nunca mais voltou a ser o mesmo. Quando reclamo, a ladainha dos 40%, ou seja, o que era para ser excepcionalidade virou regra de cotidiano. É a Vivo, comandada por malandros sem escrúpulos aumentando a base de clientes e evitando ao máximo o investimento na base de hardware e expansão dos hubs.

Infelizmente, para nós 2, as coisas só voltarão a ser honestas quando a ANATEL voltar a proibir esses malandros de venderem mais assinaturas como já foi feito em passado recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Isso é algo perfeitamente normal amigo, se você está realizando o download de algo, é óbvio que toda a conexão ficará comprometida. Assim que você concluir o download tudo voltará ao normal. Isso acontece pois não há uma priorização de tráfego para o serviço que esteja utilizando no momento.

 

Não há nenhuma ilegalidade nisso e é uma característica normal da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2017 às 14:54, ciro-mota disse:

Assim que você concluir o download tudo voltará ao normal. Isso acontece pois não há uma priorização de tráfego para o serviço que esteja utilizando no momento.

Prezado Ciro, quem define minhas prioridades no momento do consumo do serviço sou eu. Se tenho X de banda contratada, é desejo natural e legítimo de receber aquele X e não 40%  de X. Da teoria a prática, o que define o comportamento da sua conexão de internet é o driver instalado na sua conexão. Na minha história, quando a net estava em 4Mb o drive funcionava bem, a Vivo havia saído a pouco tempo da proibição de vender mais planos de net por conta da baixa qualidade dos serviços. No instante em que aceitei o upgrade do plano, perdi o drive honesto e ganhei um drive bichado. A única coisa que está funcionando conforme o previsto foi o aumento da minha conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Prezado Ciro, quem define minhas prioridades no momento do consumo do serviço sou eu. Se tenho X de banda contratada, é desejo natural e legítimo de receber aquele X e não 40%  de X. Da teoria a prática, o que define o comportamento da sua conexão de internet é o driver instalado na sua conexão. Na minha história, quando a net estava em 4Mb o drive funcionava bem, a Vivo havia saído a pouco tempo da proibição de vender mais planos de net por conta da baixa qualidade dos serviços. No instante em que aceitei o upgrade do plano, perdi o drive honesto e ganhei um drive bichado. A única coisa que está funcionando conforme o previsto foi o aumento da minha conta.

 

Sinceramente acho que está confundindo um pouco as coisas e não parti do mérito do uso de ninguém.

 

Driver = Interface de software que realiza o reconhecimento e comunicação do hardware com o S.O. Não reconheço sua definição de driver.

 

E não amigo, não é você quem define as prioridades de tráfego da rede, e aqui eu estou falando do ponto de vista técnico, o uso que você faz da conexão é algo inteiramente de âmbito seu, isso não nos ajuda a constatar nada. Quem define as prioridades de tráfego é o seu S.O e/ou o seu roteador.

Sua banda contratada está sendo servida a você, o fato de você realizar um download e de velocidade plena já evidencia isso, não existe 40% ou 60% ou 10%, sua conexão está sendo entregue. Se você está realizando um download, o Windows está se aproveitando da largura de banda ofertada e as outras tarefas irão se tornar "secundárias", entre aspas pois elas não deixarão de funcionar, apenas a velha alusão de vários carros passando ao mesmo tempo em uma avenida.

 

Baseado na explicação de que driver é uma interface de software que realiza o reconhecimento e comunicação do hardware com o S.O, se quiser pode testar o programa NetLimiter, que vai instalar um driver secundário no Windows e nele você poderá priorizar, desta vez a nível de usuário, o uso da conexão. Onde o programa fará apenas uso do recurso de reserva de conexão (o conhecido QoS) para definição das regras de uso.

 

Se o inglês não for um problema, dá uma lida:

https://www.howtogeek.com/75660/the-beginners-guide-to-qos-on-your-router/

https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc757120(v=ws.10).aspx

 

Se ainda tiver alguma dúvida, informe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, ciro-mota disse:

Driver = Interface de software que realiza o reconhecimento e comunicação do hardware com o S.O. Não reconheço sua definição de driver.

Minha definição é coincidente com a sua, e através da configuração desses drives é possível configurar o comportamento de tráfego. A gritante mudança de comportamento da banda larga por mim contratada sem que tenha havido qualquer mudança de equipamentos ou formas de uso do computador me impede de ter outra conclusão.

Nunca me tornei expert em computação, minha área sempre foi a industrial o que me fez ter contatos com lógica desde os tempos em que armazenamento de dados era sinônimo de unidades de fita gigantescas, quando CPU ainda não era chip e sim um sanduiche de 2 ou 3 placas conectadas com wire-up e o boot das máquinas industriais feitos manualmente por teclado octal. (8 numéricas +  3 ou 4 de função (e se vira com isso!).

Atualmente, num breve download, por exemplo um carregamento de página, tenho a nominal disponível. Se o download persistir por alguns segundos, o que ocorre quando baixo grandes arquivos, após 3 segundos a velocidade cai para aproximadamente a metade e ali se fixa até o final. Obviamente tais testes foram feitos sem que nenhuma outra máquina estivesse conectada, com o wi-fi desligado e a conexão por cabo.

adicionado 8 minutos depois

Em tempo, uma forma simples de se ver o quanto entra de internet é abrir o Gerenciador de Tarefas na aba REDE. Para ser válido a medição do serviço de internet, nenhuma outra máquina poderá estar conectada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Minha definição é coincidente com a sua, e através da configuração desses drives é possível configurar o comportamento de tráfego. A gritante mudança de comportamento da banda larga por mim contratada sem que tenha havido qualquer mudança de equipamentos ou formas de uso do computador me impede de ter outra conclusão.

 

Mas baseado em que você acha isso? Qual era a velocidade antes e qual é agora? Como foram feitos os testes? Vamos investigar melhor o assunto.

 

Citação

Atualmente, num breve download, por exemplo um carregamento de página, tenho a nominal disponível. Se o download persistir por alguns segundos, o que ocorre quando baixo grandes arquivos, após 3 segundos a velocidade cai para aproximadamente a metade e ali se fixa até o final. Obviamente tais testes foram feitos sem que nenhuma outra máquina estivesse conectada, com o wi-fi desligado e a conexão por cabo.

 

Largura de banda e reserva de banda, não se pode confundir as duas. O S.O vai se aproveitar da largura de banda disponível, reserva de banda, ele não tem como fazer de forma automática, conforme expliquei acima. Dai as diferenças quando ocorre um download em simultâneo a navegação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discutir um tema em bom nível sempre me anima e agradeço ao @ciro-mota  pela oportunidade.

6 minutos atrás, ciro-mota disse:

largura de banda disponível, reserva de banda,

Sobre esse trecho da sua resposta, admito desconhecer os conceitos que dão suporte. No entanto tem uma coisa que aprendi e bem nos anos de trabalho: tudo que é feito de forma igual sempre resulta em produto igual. No caso em discussão, temos o mesmo SO, a mesma máquina, o mesmo usuário, a mesma forma de navegar. O único evento que separa as duas performances (a anterior que era boa e a atual que é discutível) foi a atualização do driver na central da operadora que me serve. Até testes com todas as demais abas do navegador fechadas eu fiz. Antes eu não precisava de tantos cuidados e sempre encontrava a velocidade contratada sendo realizada sem que horários de pico influenciassem, quantidade de abas abertas (normalmente algumas dezenas) e formas de uso. Exemplificando, um download ativo com o Youtube tocando alguma música com vídeo, obvio que a velocidade do download dava uma pequena queda por conta do consumo do vídeo. Nessas condições, bastava abrir o Gerenciador de tarefas para ver a velocidade contratada sendo fornecida de forma estável, com variações negligíveis na aba REDE. Adicione-se aos cuidados realizados durante os testes a abertura da página do wi-fi para verificar se havia mais alguém pendurado na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo achando você confundindo do que se trata o driver. Sua operadora pode ter mudado você de Porta ou DSLAM, neste caso seria interessante uma comparação dos parâmetros antigos com os novos para poder avaliar melhor o que acontece/aconteceu.

 

Ainda assim, se tiver acesso aos dados do seu modem/roteador, poste aqui como estão os níveis de ATT e SNR, além do 'Current rate'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ciro-mota disse:

Ainda assim, se tiver acesso aos dados do seu modem/roteador, poste aqui como estão os níveis de ATT e SNR, além do 'Current rate'.

Meu modem/roteador não é um CISCO. Sequer chega perto da qualidade de um TP-Link. Essas coisas que você disse acima não existem nos modens baratos fornecidos pela VIVO.

Retornando ao histórico da minha relação com a Vivo:

- O lapso de tempo entre e concretização do negócio do update e a efetivação da nova banda se deu em 15 minutos. A única mudança possível nesse prazo é um comando de software que altere o comportamento no dispositivo que joga net na minha linha.

- Antes do malfadado update que fiz na minha linha já escutava reclamações como a que deu origem a este tópico, mas me encontrava satisfeito com o desempenho da minha linha que, na sua modéstia de 4Mbps de down x 700kbps de up contratado sempre entregava a nominal em qualquer tipo de situação e horário, com raros e negligíveis eventos de baixo desempenho. 

- Após o update, o desempenho de down é de 7 a 8Mbps nos 3 primeiros segundos e redução de 50% após. No upload é mais crítico, fica variando entre 300 e 400kbps em todo o processo. A nominal nem mesmo por um breve instante alcança.

- O valor da fatura está com desempenho de 100% nominal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Meu modem/roteador não é um CISCO. Sequer chega perto da qualidade de um TP-Link. Essas coisas que você disse acima não existem nos modens baratos fornecidos pela VIVO.

 

Sim existem. Mesmo nos firmwares totalmente modificados pela Vivo.

 

Citação

- O lapso de tempo entre e concretização do negócio do update e a efetivação da nova banda se deu em 15 minutos. A única mudança possível nesse prazo é um comando de software que altere o comportamento no dispositivo que joga net na minha linha.

 

Sua porta permite este tipo de mudança automática, até aqui tudo normal e procedimento comum para a maioria dos casos.

 

Citação

- Após o update, o desempenho de down é de 7 a 8Mbps nos 3 primeiros segundos e redução de 50% após. No upload é mais crítico, fica variando entre 300 e 400kbps em todo o processo. A nominal nem mesmo por um breve instante alcança.

 

Faça estes dois testes e poste aqui os resultados:

http://www.dslreports.com/speedtest

https://simet.nic.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...