Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar versão do cabo SATA


SimPos

Posts recomendados

5 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@SimPos Dia

 

O cabo é o mesmo para sata I, II e III.

 

Att Edvaldo

Verdade. Cabo é cabo independente da cor dele. Todos funcionarão igualmente, desde que possuam qualidade.

Link de um comparativo entre cabos SATA. Muito bom:

http://overbr.com.br/dicas/mito-ou-verdade-cabos-influenciam-na-velocidade-do-ssd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então justamente eu estava lendo esse artigo, até o momento que ele cita:

"mas e se agora eu falar que mesmo entre os cabos tipo Sata 2 ou Sata 3 existem diferenças significativas???"

 

 

Então existem cabos 2 e 3 pelo que entendi (sendo que a versão 1 já foi descontinuada), pelo que me parece é que os cabos que tem 6Gbps podem operar nas versões anteriores, mas não o contrário se caso a questões das versões for correta, criando uma espécie de gargalo.

 

Quer dizer, se todo cabo já foi produzido para o padrão do Sata 3 (600MB/s), até qual chega a velocidade de qualquer cabo? Usando como analogia, o mesmo não se aplica as versões de cabo HDMI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, por via das dúvidas use cabo preto com identificação 6GBs.

Tenho um HD Velociraptor que não ficou legal com o Sata 2. Dava erros no sistema.

Só ficou bom depois que coloquei o preto 6GBs. Pois o HD é Sata3 e é de 10000rpm.

Então em dispositivos sata3, e que sejam rápidos tanto em escrita quanto em leitura, use o Sata3 preto e com identificação que é 6GBs. Pois tem muitos somente preto e que não informa qual tipo é. Tem isso também...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se os cabos tem velocidades distintas, voltamos ao principio do tópico, como identificar suas velocidades se não houver a descrição no mesmo? 

 

As cores podem ser qualquer uma, existe vermelho, azul, laranja, etc... nenhuma 'e referente as velocidades, qualquer uma pode ser qualquer versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, SimPos disse:

Mas se os cabos tem velocidades distintas, voltamos ao principio do tópico, como identificar suas velocidades se não houver a descrição no mesmo? 

 

As cores podem ser qualquer uma, existe vermelho, azul, laranja, etc... nenhuma 'e referente as velocidades, qualquer uma pode ser qualquer versão.

Não, não voltamos ao começo do tutorial.

Se você prestou atenção nos testes que já fizeram, você viu que aparentemente não se terá uma diferença notável.

Mas em se tratando de cabos 6GBs Sata3. Compre os pretos com inscrição informando que é 6GBs.

Esqueça dos coloridos, pois "alguém" adotou o preto para os SATA3.

Pois existem pretos sendo vendidos que não indicam nada ou seja são somente pretos e muito provavelmente são como os outros coloridos.

Simplesmente não tem um aparelho de medição ou programa que você espetará o cabo e te dirá: É um cabo Sata3 6GBs.

Temos que agir com nossa inteligência! Para não cair em arapucas.

E por precaução fugir dos cabos baratinhos. O barato sempre sai caro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá me identifiquei com sua dúvida! 

 Eu vi em um comentário (em uma dúvida de um cliente no site kabum) um cara dizendo que a tecnologia é retroativa, ou seja, se usar sata 2 em um ssd sata 3 a velocidade será do sata 2. )Bom isso que o cara falou e ele aparentemente aprendeu em um link/blog/ da net.  (esse mesmo colocou o link de onde ele viu esta info)


bom coincidentemente após eu ler todos os comentários deste tópico eu fui pesquisar cabo sata da cor preta e encontrei um anuncio no ML, e o próprio anunciante fez um vídeo testando os cabos no vídeo, (logo temos que confiar que o cara não fez o vídeo só pra se favorecer) mas ele fez e decidi criar conta aqui só pra te mandar o link do vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=KmoHndPlZcc&feature=emb_logo

Espero sei lá ter ajudado, mesmo que tendo humilde apenas um pouco de conhecimento em informática acredito em algumas destas informações fazem sentido ao menos.


Forte abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...