Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletroestática no meu computador e o uso de nobreaks


Posts recomendados

É o seguinte, estou com um abacaxi para resolver e chega a ser complicado explicar porque não sei exatamente qual é a raiz do problema. Bem vou relatar qual é a minha situação. É o seguinte, eu levei o meu computador novo já duas vezes ao técnico, primeira vez foi para verificar se estava tudo bem com a placa de vídeo, e acabou q nessa vez foi constatado um problema com um monitor, e nessa mesma vez o técnico me avisou que o HD não iria durar muito, porque já era bem antigo, e que a primeira vez q ele tentou ligar o pc na loja, ele não ligou, ele mexeu na placa de vídeo, ai o computador ligou. Levei ontem de novo o computador, agr para colocar um ssd, formatar essas coisas, ele relatou novamente que o computador n quis ligar e, ao invés de mexer na placa de vídeo, ele mexeu nas memórias. Bem o computador ligou.  O que ele pode constatar disso? Ele colocou uma chave teste no gabinete, bem no inicio também, e pode constatar que ele estava energizado. Bem, e agora para descobrir como ele adquiriu essa energia?  O técnico me disse que os polos da tomada podem estar invertidos, como eu faço para averiguar? Chamo um eletricista?, é uma das hipóteses, mas na minha opinião de uma pessoa leiga, será que o no-break pode estar energizando meu computador? pode ter acelerado o processo também de o monitor ter estragado? (Eu não sei qual seria melhor no meu caso, uma "régua" ou um no-break ((sei que o estabilizador não é bom)), porque eu resido para o interior, meio rural, e seguido fica somente com fase aqui, nem falta luz nem tem a luz total para as coisas que requerem mais resistência para funcionar), pode ser que o aquecedor q eu ligava na tomada próxima ao do computador pudesse estar acarretando em energia eletro estática para o meu pc? Eu também tenho uma cerca elétrica ligada na luz, será que isso também influencia? Energia eletrostática não é nada bom para o pc, e como eu ja gastei uma grana não quero correr riscos desnecessários. Bem há o risco também de a placa-mãe não ser eficiente, mas eu não entendo muito disso.

PS: Eu sei que essa tomada está aterrado, pelo menos quando a casa foi construída eu pedi especificamente para que fosse, tem um aterramento de toda a rede eletrica junta, mas também não acho eficiente).

PS:a fonte do meu pc é Uma corsair 750 watt 80 plus bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natalia Rohde

Qual nobreak você está usando? É senoidal pura? Se não for, recomendo não usar, para PC sempre senoidal pura, ou você vai detonar sua fonte, se não souber fala o modelo que descobrimos.

 

Sobre a tomada, sim, a maior parte das vezes é a tomada invertida no caso de ser 110v, para testar você pode comprar uma chave teste, custa uns 10 reais, olhando a tomada de frente, com o terra (meio) mais para cima, o da esquerda é o neutro e o da direito é fase.

 

Sobre o PC não ligar, podem ser várias coisas... na sua casa ele liga ok sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chama um eletricista que entenda não vai chamar o zé da esquina só porque ele cobra mais barato porque o barato sai caro, chama um eletricista que entenda sobre o assunto e peça para ele verificar as tomadas e equipamentos, e a questão do filtro de linha ou nobreak os dois são bem parecidos se você não tiver necessidade de um nobreak para quando acabar a energia, pegue um filtro de linha clamper assim você vai ter segurança em quedas repentinas de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RickWM disse:

Chama um eletricista que entenda não vai chamar o zé da esquina só porque ele cobra mais barato porque o barato sai caro, chama um eletricista que entenda sobre o assunto e peça para ele verificar as tomadas e equipamentos, e a questão do filtro de linha ou nobreak os dois são bem parecidos se você não tiver necessidade de um nobreak para quando acabar a energia, pegue um filtro de linha clamper assim você vai ter segurança em quedas repentinas de energia.

É que vamos dizer que a luz fica piscando indo e voltando varias vezes em fase, então não é nada bom. Com o no break pelo menos eu evito isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Natalia Rohde disse:

É que vamos dizer que a luz fica piscando indo e voltando varias vezes em fase, então não é nada bom. Com o no break pelo menos eu evito isso.

é tem essa questão da energia ficar indo e voltando. uma duvida isso é em toda a cidade ? acontece por causa da empresa que realiza a distribuição de energia ou é apenas na sua casa / redondeza. porque se for é bom entrar em contato com um eletricista ou o pessoal da própria empresa, pois existe vários fatores que podem estar acontecendo e a empresa encarregada da energia não estar sabendo pois ninguém reclamou diretamente para eles ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Natalia Rohde

Qual nobreak você está usando? É senoidal pura? Se não for, recomendo não usar, para PC sempre senoidal pura, ou você vai detonar sua fonte, se não souber fala o modelo que descobrimos.

 

Sobre a tomada, sim, a maior parte das vezes é a tomada invertida no caso de ser 110v, para testar você pode comprar uma chave teste, custa uns 10 reais, olhando a tomada de frente, com o terra (meio) mais para cima, o da esquerda é o neutro e o da direito é fase.

 

Sobre o PC não ligar, podem ser várias coisas... na sua casa ele liga ok sem problemas?

É um pouco difícil de definir mas É um nobreak da Easy way 1200VA TI. Ele pode estar com problemas também né? Eu ligava o monitor,a fonte da internet e a fonte do pc ali.

Bom a rede é 220 v.  Eu tenho chave teste aqui. Obrigada pela dica, irei fazer isso. 

Bem, sempre que eu transporto, e quando eu religo ele aqui a primeira vez não é tão bem, eu passo um pouco de trabalho, mas dps disso é ok, sem problemas.

adicionado 4 minutos depois
7 minutos atrás, RickWM disse:

é tem essa questão da energia ficar indo e voltando. uma duvida isso é em toda a cidade ? acontece por causa da empresa que realiza a distribuição de energia ou é apenas na sua casa / redondeza. porque se for é bom entrar em contato com um eletricista ou o pessoal da própria empresa, pois existe vários fatores que podem estar acontecendo e a empresa encarregada da energia não estar sabendo pois ninguém reclamou diretamente para eles ainda.

olha, a casa da minha mãe e poucos metros daqui, e nem aterrada é, e mesmo lá não tive problema com eletroestática. Quanto a isso, é normal no meio rural. É no meio do campo, um fio pode encostar no outro, com vento,pode ser problema nas chaves, isso quando acontece. Na cidade, mais nas periferias pode acontecer, mas quem distribui para o meio rural não é a mesma responsável pela cidade, mas no caso elas trabalham juntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natalia Rohde

Esse seu nobreak tem uma onda Senoidal Modificada... não é pura... e isso pode machucar muito seu PC...

 

Faz o seguinte cálculo, 750w da sua fonte + quanto seu monitor e as outras coisas consomem, achado o número de watts que você consome, coloque 20% de margem e converta para VA, o cálculo para converter para VA é meio chato pois tem várias coisas que influenciam, mas como base pode usar 10va = 7watts.

 

Achado isso você vai poder comprar um nobreak bacana para você ficar sossegada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Natalia Rohde

Esse seu nobreak tem uma onda Senoidal Modificada... não é pura... e isso pode machucar muito seu PC...

 

Faz o seguinte cálculo, 750w da sua fonte + quanto seu monitor e as outras coisas consomem, achado o número de watts que você consome, coloque 20% de margem e converta para VA, o cálculo para converter para VA é meio chato pois tem várias coisas que influenciam, mas como base pode usar 10va = 7watts.

 

Achado isso você vai poder comprar um nobreak bacana para você ficar sossegada.

Se eu manter so o pc por nesse nobreak. Mesmo assim não é bom? porque eu to meio sem condições e ainda mais tendo q comprar um monitor novo, o q eu posso fazer é comprar uma régua. A luz ser trifásica influencia de eu ligar diretamente na luz? a fonte não vai explodir?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natalia Rohde Este seu técnico é amador!!!

Estas falhas ao ligar o PC é falta de manutenção e limpeza geral de seu PC. Tem que desmontar tudo, limpar e remontar tudo.

Em metal não ocorre eletricidade estática. Não em PCs. O que deve ter acontecido é ele ter levado algum choque de leve enquanto mexia em seu PC. Sabe por que?

Vamos à explicação, mesmo seu PC estando desligado da tomada, se ao menos você ligar o monitor nele e tocar em alguma parte metálica de seu PC, você tomará um choque. Principalmente se na sua residência ou na oficina de seu "técnico" não tiver aterramento.

Digo por experiência, pois sou técnico...

Espero ter ajudado e te tranquilizado.

Encontre um técnico diplomado, responsável, idôneo e experiente!!!

adicionado 2 minutos depois

O engraçado:(é que só acontece com ele estes tipos de problema ao ligar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

@Natalia Rohde Este seu técnico é amador!!!

Estas falhas ao ligar o PC é falta de manutenção e limpeza geral de seu PC. Tem que desmontar tudo, limpar e remontar tudo.

Em metal não ocorre eletricidade estática. Não em PCs. O que deve ter acontecido é ele ter levado algum choque de leve enquanto mexia em seu PC. Sabe por que?

Vamos à explicação, mesmo seu PC estando desligado da tomada, se ao menos você ligar o monitor nele e tocar em alguma parte metálica de seu PC, você tomará um choque. Principalmente se na sua residência ou na oficina de seu "técnico" não tiver aterramento.

Digo por experiência, pois sou técnico...

Espero ter ajudado e te tranquilizado.

Encontre um técnico diplomado, responsável, idôneo e experiente!!!

adicionado 2 minutos depois

O engraçado:(é que só acontece com ele estes tipos de problema ao ligar...

O problema é que o pc é extremamente novo e limpo, n tem 2 meses de uso . E foi testado com chave de teste no gabinete. E onde ele trabalha é tudo aterrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas oxidações imperceptíveis e mal contato não dão somente em equipamentos muito usados não. Em novos também. A exemplo, comprei uma vez um HD novo, zerado, nunca utilizado. Abri sua placa lógica e as oxidações sutis estavam lá.

E outra, não existe isto de polaridade de tomadas invertidas não. Corrente alternada não tem polaridade.

Estou procurando aqui um tópico de um rapaz com dúvida em relação ao cabo do monitor dele e duvidas de polaridade de tensão AC. Assim que eu achar, postarei aqui para você...:thumbsup:

adicionado 14 minutos depois
4 horas atrás, Natalia Rohde disse:

O que ele pode constatar disso? Ele colocou uma chave teste no gabinete, bem no inicio também, e pode constatar que ele estava energizado. Bem, e agora para descobrir como ele adquiriu essa energia?

Isto não existe viu! É praticamente e cientificamente impossível, pois é tudo metálico e mesmo que houvessem capacitores de grande potência e armazenamento como nas TVs antigas, o período de tempo entre sua casa e a oficina, eles descarregariam.

4 horas atrás, Natalia Rohde disse:

PS: Eu sei que essa tomada está aterrado, pelo menos quando a casa foi construída eu pedi especificamente para que fosse, tem um aterramento de toda a rede eletrica junta, mas também não acho eficiente).

PS:a fonte do meu pc é Uma corsair 750 watt 80 plus bronze

Não é necessário utilizar estabilizadores ou nobreaks. No caso dos nobreaks somente é utilizado se você sofre com cortes de energia.

Sua fonte deve ser ligada diretamente na tomada.

Segue um vídeo informativo:

E aqui está o tópico da duvida do cabo de força e que gerou novas dúvidas em relação a suposta polaridade das tensões em corrente alternada:

 

adicionado 14 minutos depois
4 horas atrás, Natalia Rohde disse:

O que ele pode constatar disso? Ele colocou uma chave teste no gabinete, bem no inicio também, e pode constatar que ele estava energizado. Bem, e agora para descobrir como ele adquiriu essa energia?

Isto não existe viu! É praticamente e cientificamente impossível, pois é tudo metálico e mesmo que houvessem capacitores de grande potência e armazenamento como nas TVs antigas, o período de tempo entre sua casa e a oficina, eles descarregariam.

4 horas atrás, Natalia Rohde disse:

PS: Eu sei que essa tomada está aterrado, pelo menos quando a casa foi construída eu pedi especificamente para que fosse, tem um aterramento de toda a rede eletrica junta, mas também não acho eficiente).

PS:a fonte do meu pc é Uma corsair 750 watt 80 plus bronze

Não é necessário utilizar estabilizadores ou nobreaks. No caso dos nobreaks somente é utilizado se você sofre com cortes de energia.

Sua fonte deve ser ligada diretamente na tomada.

Segue um vídeo informativo:

E aqui está o tópico da duvida do cabo de força e que gerou novas dúvidas em relação a suposta polaridade das tensões em corrente alternada:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro

Bem observado mesmo, oxidação acontece em vários lugares mesmo em produto novo, algo que eu não gosto dessas armaduras nas placas mães novas é isso, esconde qualquer coisa que possa ser problema.

 

Mas sobre a tomada, já aconteceu comigo e aqui no forum mesmo um cara estava com problema no teclado, e o problema era a tomada invertida... e ai o PC da choque mesmo... Mas não sei no caso de 220v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei duas aparentes assistências técnicas em sua cidade:

https://www.facebook.com/maheinformatica

http://www.digitalcenterinformatica.com.br/

Como sou de SP, não sei se são boas. Mas no google elas estão classificadas com algumas estrelas por seu clientes...

Dê uma analisada, uma pesquisada sobre eles...

adicionado 3 minutos depois
4 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Bem observado mesmo, oxidação acontece em vários lugares mesmo em produto novo, algo que eu não gosto dessas armaduras nas placas mães novas é isso, esconde qualquer coisa que possa ser problema.

Sim, não dá para enxergar nada. Mas com relação a mal contato, eles sempre aparecerão em conexões, slots de qualquer tipo, contatos, etc. Mas embaixo destas armaduras são somente componentes soldados, nada mais...

Dá para ficar mais tranquilo...:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Wagner Ruaro

Bem observado mesmo, oxidação acontece em vários lugares mesmo em produto novo, algo que eu não gosto dessas armaduras nas placas mães novas é isso, esconde qualquer coisa que possa ser problema.

 

Mas sobre a tomada, já aconteceu comigo e aqui no forum mesmo um cara estava com problema no teclado, e o problema era a tomada invertida... e ai o PC da choque mesmo... Mas não sei no caso de 220v.

bem, mas ele não apresenta problema ao ligar. Ele so apresenta esse tipo de problema quando há mudança, por ex, eu tiro ele daqui, e vai ser ligado lá na loja, o mesmo acontece quando trago de volta. E é só na primeira vez, PRIMEIRA VEZ, mas pra mim isso n e preocupante, porque penso que é meio um tempo de adaptação ao tipo de rede que esta sendo ligado, e dps todas as outras vezes é normal. Bem mas obrigada pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Natalia Rohde disse:

e nessa mesma vez o técnico me avisou que o HD não iria durar muito, porque já era bem antigo,

Primeiro o técnico diz que seu HD é bem antigo...

Aí você diz:

1 hora atrás, Natalia Rohde disse:

O problema é que o pc é extremamente novo e limpo, n tem 2 meses de uso . E foi testado com chave de teste no gabinete. E onde ele trabalha é tudo aterrado.

E você não mencionou que fica carregando o PC pra lá e pra cá... E que as vezes dá o problema de não ligar na primeira vez que se tenta, após ficar sem estar na tomada. E VOCÊ deveria ter falado que era novo para o "técnico".

55 minutos atrás, Natalia Rohde disse:

bem, mas ele não apresenta problema ao ligar. Ele so apresenta esse tipo de problema quando há mudança, por ex, eu tiro ele daqui, e vai ser ligado lá na loja, o mesmo acontece quando trago de volta. E é só na primeira vez, PRIMEIRA VEZ,

 

Diante destes novos fatos, isto aí é normal em algumas placas depois de serem muito usadas, já estão gastas.

Ou então que estão apresentando algum "defeito".

Defeito entre aspas, pois na verdade não é um defeito. Pois após energizada e ligada, funciona normalmente.

 

Faça o seguinte, da próxima vez que conectar seu PC na tomada, ou no nobreak ou no estabilizador, espere alguns segundos para todos os circuitos da fonte, da placa-mãe e do restante do PC se ENERGIZAREM, só depois pressione o botão power de seu PC.

 

Disse tudo isto, pois aqui em casa acontece algo semelhante. Quando minha mulher ia ligar algum PC, ela ligava o botão da fonte ou do estabilizador, quando usávamos ele, e no mesmo instante ela ligava o power e o computador dava um breve sinal de funcionamento e depois parava em seguida, tendo que ligá-lo de novo.

Tudo isto aprendemos prestando atenção ao que fazemos com as máquinas. Após fazer tudo desta nopva forma, veja se o problema persiste na questão de ligá-lo.

 

Agora, lembre-se. Eletricidade estática, não existe em metais...

Quando tocamos em algum metal e dizemos que tomamos um choque, na verdade fomos nós é que demos um choque no metal!!!

Segue um link sobre eletricidade estática:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/361-eletricidade-estatica.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 12/09/2017 às 16:22, Wagner Ruaro disse:

Primeiro o técnico diz que seu HD é bem antigo...

Aí você diz:

E você não mencionou que fica carregando o PC pra lá e pra cá... E que as vezes dá o problema de não ligar na primeira vez que se tenta, após ficar sem estar na tomada. E VOCÊ deveria ter falado que era novo para o "técnico".

 

Diante destes novos fatos, isto aí é normal em algumas placas depois de serem muito usadas, já estão gastas.

Ou então que estão apresentando algum "defeito".

Defeito entre aspas, pois na verdade não é um defeito. Pois após energizada e ligada, funciona normalmente.

 

Faça o seguinte, da próxima vez que conectar seu PC na tomada, ou no nobreak ou no estabilizador, espere alguns segundos para todos os circuitos da fonte, da placa-mãe e do restante do PC se ENERGIZAREM, só depois pressione o botão power de seu PC.

 

Disse tudo isto, pois aqui em casa acontece algo semelhante. Quando minha mulher ia ligar algum PC, ela ligava o botão da fonte ou do estabilizador, quando usávamos ele, e no mesmo instante ela ligava o power e o computador dava um breve sinal de funcionamento e depois parava em seguida, tendo que ligá-lo de novo.

Tudo isto aprendemos prestando atenção ao que fazemos com as máquinas. Após fazer tudo desta nopva forma, veja se o problema persiste na questão de ligá-lo.

 

Agora, lembre-se. Eletricidade estática, não existe em metais...

Quando tocamos em algum metal e dizemos que tomamos um choque, na verdade fomos nós é que demos um choque no metal!!!

Segue um link sobre eletricidade estática:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/361-eletricidade-estatica.html

É um probleminha de como posso dizer.... Aqui na minha rede há mais energia do que quando chega lá. Tipo aqui chega 250 V, e onde eu levo, oscila entre 200 a 220, as vezes sendo mais baixo que isso. Talvez por essa diferença de energização que leva o pc a não ligar... Mas isso só acontece lá, quando trago ele de volta, liga de boa. E uma outra coisa é que realmente estava com oxidação na placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...