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C++ Estrutura de dados Pilha


mezzosd

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Boa noite,

Tenho um problema, em criar uma pilha que faça isso, armazene dos super herois, que voce viu no cinema na ordem em que você viu os filmes.
Ao final o programa deve imprimir o nome do ultimo super heroi que você viu e que seja da marvel.

Fiz Isto mais não da certo.. alguém poderia me ajudar nisso?

 

pilha.txt

 

#include <iostream>
using namespace std;
#define TAM 4
struct Td {
    string nome;
    string studio;
};
struct Tp {
    Td dado[TAM];
    int topo;
};
int empilhar (Tp& pilha, Td& heroi, int tam){
    if (pilha.topo==(tam-1))
    return 0;
    
    pilha.topo++;
    pilha.dado[pilha.topo]=heroi;
    return 1;
}
int desempilhar(Tp& pilha, Td& heroi){
    if (pilha.topo==(-1))
    return 0;
    
    heroi=pilha.dado[pilha.topo--];
    return 1;
}
void imprimir (Tp& pilha){
    int i;
    for (i=pilha.topo; i>=0; i--){
        cout<<"pilha.dado";
    }
}
int main (){
    
    Tp pilha;
    char op;
    int dado;
    pilha.dado;
    
    Td dado;
    string heroi;
    string studio;
    
    do{
        cout<<"Digite a letra \n";
        cout<<"E. empilhar\n";
        cout<<"D. desempilhar \n";
        cout<<"L. listar \n";
        cout<<"S. sair \n";
        cin>>op;
        
        switch (op){
            case 'E':
                cout<<"Digite o nome do heroi: \n";
                cin>>heroi;
                empilhar(Tp& pilha, Td heroi, int TAM)
                break;
        }
    }
}

 

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@mezzosd Fala meu quirido, vamos lá!

Primeiramente, gostaria de lhe recomendar , que dê uma lida mais profundamente sobre os conceitos básicos da programação em C++, pois houveram diversos erros beeem bobos. Tentarei explicar tudo aqui no <code> e deixei uma parte procê fazer...

#include <iostream>
using namespace std;
  // Se você tem um define ( que é tipo de uma constante), com o tamanho da pilha, não há necessidade
  // de passar o tamanho da pilha por parametro para a função empilhar
#define TAM 4  
struct Td { // Sugestão é que troque esse nome que ta bem confuso
    string nome;
    string studio;
};
struct Tp { // Idem
    Td dado[TAM]; // Criou um vetor de variáveis do tipo Td ( struct ), com capacidade TAM
    int topo; // Não pode esquecer de inicializar isso aqui!!
};
  // Primeiro erro, a partir do momento que você quer modificar aquela pilha que foi passada pelo seu valor de memória ( & )
  // Na função, ela vira um ponteiro, podendo assim modificar os valores dela
  // (Substituição de & por * , além de retirar a variável tam, previamente dito)
  // Lembrando que com ponteiro, o acesso é "->" e não mais "." 
int empilhar (Tp* pilha, Td heroi){ 
    if (pilha->topo==(TAM-1)) { // Substituição da variável pela constante declarada 
		cout << "Pilha cheia!";  // É bom avisar pro usuário que a pilha encheu!
		return 0;
    }
    pilha->topo++;
    pilha->dado[pilha->topo]=heroi;
    return 1;
}

// TAREFINHA! REFAÇA ESSA AQUI
int desempilhar(Tp& pilha, Td& heroi){
    if (pilha.topo==(-1))
		return 0;
    
    heroi=pilha.dado[pilha.topo--];
    return 1;
}
// Idem, substituição de & por *
void imprimir (Tp* pilha){
    int i;
    for (i=pilha->topo; i>=0; i--){
        cout<< pilha->dado[i].nome << endl; // Aqui, você havia feito :  cout << "pilha.dado";
  											// Isso imprimiria "pilha.dado", tudo colocado dentro de "" , é impresso como
  											// string. E mesmo que fizesse cout << pilha.dado;, lembre-se que dado é um 												//	vetor com TAM de tamanho, então precisa dizer qual posição dele, você quer
  											// imprimir. Se fizesse só isso, ele imprimira só o endereço de memória do vetor

    }
}
int main (){
    
    
    Td filme;
    Tp pilha;
    pilha.topo = 0; // Inicializar o topo da pilha
    // Aqui, havia uma sentença sem sentido ( pilha.dado; )
    // Aqui, haviam 2 strings e um int que não precisam ser utilizados
    char op;    
    
    while(op != 's'){ // Aqui, havia um do { , porém não fechava o while( algo ); lá em abaixo, então refiz com while.
        cout<<"Digite a letra \n";
        cout<<"E. empilhar\n";
        cout<<"D. desempilhar \n";
        cout<<"L. listar \n";
        cout<<"S. sair \n";
        cin>>op;
        
        switch (op){
            case 'e':
                cout<<"Digite o nome do heroi: \n";
                cin>> filme.nome; // Aqui, você pode ler e gravar direto na struct file
                // Ler também o studio
                if(empilhar(&pilha, filme)) { // Aqui é importante. O operador "&" serve para passar o endereço de memória
					cout << "Sucesso!";		  // no caso, pra você fazer alterações na pilha original, utilizando um 													  // ponteiro. Quando você envia um parametro pra função, ele não necessita ter
  											  // o tipo da varíavel, apenas o nome dela
  											  // Você havia feito: empilhar(Td& pilha, Td& heroi);
  											  // Outro detalhe, como você não precisa alterar o heroi, não precisa enviar	
  											  // Uma referencia para a função, pode ser uma cópia mesmo.
				} 							  // E por ultimo, é bom dar um feedback para o usuário, como sua função retorna
  											  // 1 se conseguiu adicionar e 0 se não, então utilize isso para o feedback.
                break;
			case 'l':
				imprimir(&pilha); // Aqui não há necessidade de passar a referencia da pilha, mas deixe para você ver a	 									  // diferença
        }
    }
}

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, só enviar aqui.

Leia tudo o que escrevi e estude meu quirido!

Abraço!

  • Obrigado 1
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Em 14/09/2017 às 10:59, Nicolas Porto Campana disse:

@mezzosd Fala meu quirido, vamos lá!

Primeiramente, gostaria de lhe recomendar , que dê uma lida mais profundamente sobre os conceitos básicos da programação em C++, pois houveram diversos erros beeem bobos. Tentarei explicar tudo aqui no <code> e deixei uma parte procê fazer...


#include <iostream>
using namespace std;
  // Se você tem um define ( que é tipo de uma constante), com o tamanho da pilha, não há necessidade
  // de passar o tamanho da pilha por parametro para a função empilhar
#define TAM 4  
struct Td { // Sugestão é que troque esse nome que ta bem confuso
    string nome;
    string studio;
};
struct Tp { // Idem
    Td dado[TAM]; // Criou um vetor de variáveis do tipo Td ( struct ), com capacidade TAM
    int topo; // Não pode esquecer de inicializar isso aqui!!
};
  // Primeiro erro, a partir do momento que você quer modificar aquela pilha que foi passada pelo seu valor de memória ( & )
  // Na função, ela vira um ponteiro, podendo assim modificar os valores dela
  // (Substituição de & por * , além de retirar a variável tam, previamente dito)
  // Lembrando que com ponteiro, o acesso é "->" e não mais "." 
int empilhar (Tp* pilha, Td heroi){ 
    if (pilha->topo==(TAM-1)) { // Substituição da variável pela constante declarada 
		cout << "Pilha cheia!";  // É bom avisar pro usuário que a pilha encheu!
		return 0;
    }
    pilha->topo++;
    pilha->dado[pilha->topo]=heroi;
    return 1;
}

// TAREFINHA! REFAÇA ESSA AQUI
int desempilhar(Tp& pilha, Td& heroi){
    if (pilha.topo==(-1))
		return 0;
    
    heroi=pilha.dado[pilha.topo--];
    return 1;
}
// Idem, substituição de & por *
void imprimir (Tp* pilha){
    int i;
    for (i=pilha->topo; i>=0; i--){
        cout<< pilha->dado[i].nome << endl; // Aqui, você havia feito :  cout << "pilha.dado";
  											// Isso imprimiria "pilha.dado", tudo colocado dentro de "" , é impresso como
  											// string. E mesmo que fizesse cout << pilha.dado;, lembre-se que dado é um 												//	vetor com TAM de tamanho, então precisa dizer qual posição dele, você quer
  											// imprimir. Se fizesse só isso, ele imprimira só o endereço de memória do vetor

    }
}
int main (){
    
    
    Td filme;
    Tp pilha;
    pilha.topo = 0; // Inicializar o topo da pilha
    // Aqui, havia uma sentença sem sentido ( pilha.dado; )
    // Aqui, haviam 2 strings e um int que não precisam ser utilizados
    char op;    
    
    while(op != 's'){ // Aqui, havia um do { , porém não fechava o while( algo ); lá em abaixo, então refiz com while.
        cout<<"Digite a letra \n";
        cout<<"E. empilhar\n";
        cout<<"D. desempilhar \n";
        cout<<"L. listar \n";
        cout<<"S. sair \n";
        cin>>op;
        
        switch (op){
            case 'e':
                cout<<"Digite o nome do heroi: \n";
                cin>> filme.nome; // Aqui, você pode ler e gravar direto na struct file
                // Ler também o studio
                if(empilhar(&pilha, filme)) { // Aqui é importante. O operador "&" serve para passar o endereço de memória
					cout << "Sucesso!";		  // no caso, pra você fazer alterações na pilha original, utilizando um 													  // ponteiro. Quando você envia um parametro pra função, ele não necessita ter
  											  // o tipo da varíavel, apenas o nome dela
  											  // Você havia feito: empilhar(Td& pilha, Td& heroi);
  											  // Outro detalhe, como você não precisa alterar o heroi, não precisa enviar	
  											  // Uma referencia para a função, pode ser uma cópia mesmo.
				} 							  // E por ultimo, é bom dar um feedback para o usuário, como sua função retorna
  											  // 1 se conseguiu adicionar e 0 se não, então utilize isso para o feedback.
                break;
			case 'l':
				imprimir(&pilha); // Aqui não há necessidade de passar a referencia da pilha, mas deixe para você ver a	 									  // diferença
        }
    }
}

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, só enviar aqui.

Leia tudo o que escrevi e estude meu quirido!

Abraço!

valeu, me ajudou muito estou tendo aula de estruturas e não estou entendendo nada

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  • 3 anos depois...
Em 19/09/2017 às 01:18, mezzosd disse:

valeu, me ajudou muito estou tendo aula de estruturas e não estou entendendo nada


Poste usas dúvidas, uma a uma.

 

main() deve ser a primeira função de seu programa. Se possível em um arquivo separado.

 

C++ tem pilhas, filas, listas, conjuntos, mapas e outras estruturas disponíveis na biblioteca, bastando declarar e usar. Imagino que não possa usar já que é o objetivo dos exercícios você escrever suas próprias funções. Mas ninguém pode te impedir de ir lá e ver as funções como são declaradas, quais são, os construtores e tal. E fazer igual.

 

Essas funções tem nomes padrão no mundo todo e talvez pudesse ter usado POP, TOP (ou PEEK)  e PUSH.

 

Em geral para ver o valor do topo você retorna o valor... Sua função retornaria um referência ou um ponteiro para a estrutura. É mais simples,

 

 

 

 

 

 

 

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