Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Willian Arthur 82

Ventilador aquecendo e com cheiro de queimado

Recommended Posts

Boa tarde...talvez alguém possa me ajudar...tenho um ventilador Mondial turbo action 5000 que já deu defeito por duas vezes e estava muito tempo parado...liguei o mesmo é ele funcionou...mas está aquecendo muito e com cheiro de queimado...

O que pode ser?

O que posso fazer pra consertar ele?

Desde já... obrigado.

Willian Arthur.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual força ele está sendo usado 220 ou 110 ? em qual velocidade ele esta funcionando na mínima media ou máxima ? Qual cidade você mora ? quantos graus faz ?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Boa tarde...estava na velocidade média...uso ele sempre em 110V...

    Falo do RJ...e geralmente faz calor.

    Obrigado pelo retorno.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    depois de quanto tempo ligado o calor começa a ser notável ? porque ventiladores esquenta mesmo ainda mais no RJ passando de 30 minutos ligado é normal que esquente e esquente muito você ja deu uma limpada no cobre etc do ventilador ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Todo equipamento elétrico/eletrônico aquece devido a passagem da corrente elétrica, isso agrava com a estação do tempo e com o ambiente em que ele se encontra, no caso em questão, o ventilador, realmente esses motores são simples mas aquecem realmente, a questão é não aquecer acima do normal...para saber isso teria que observar quando comprou e começou a utilizar.

    Porém alguns fatores podem aumentar o aquecimento do motor como por exemplo induzido (parte que gira) preso, não travado...isso acontece por falta de lubrificação no eixo ou mancais bem como desgaste destes, sujeira nesses locais principalmente cabelos, enfim, falta de manutenção em geral.

    Com o desgaste no eixo/mancal por falta de lubrificação, o induzido é deslocado do seu ponto de rotação e também pode não girar livremente.

    Outra coisa que diminue o fluxo de ar e excesso de poeira nas hélices, consequentemente aquece mais porque o fluxo de ar é aspirado por tras das hélices e jogado no ambiente, assim é menos fluxo de ar no motor aquecendo mais.

    Por estar muito tempo parado pode estar com umidade no enrolamento do motor, mas considere também que esses ventiladores da China possuem construção frágil, praticamente descartável, quando não são feitos lá, importa-se o motor e faz o resto aqui...ventiladores mesmo eram os Arnos da vida, tenho 3 deles operando até hoje, esses valem a pena gastar um pouco para recuperar.

    Ventilador-de-Piso-Mondial-Turbo-Action-

     

    Isso que é ventilador:

     

    antigo%2Bventilador%2Bcirculador%2Bda%2B

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×