Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simulação amplificador com CI tda2003


Posts recomendados

Boa tarde. Faço Engenharia Mecânica e estou fazendo meu TCC em Controle Ativo de Ruído Aplicado a Dutos. Gostaria de salientar desde o princípio que, como não se trata da minha área, estou meio perdido na questão que vou abordar. Meu orientador pediu que eu fizesse um amplificador para, obviamente, amplificar o sinal que chega aos alto-falantes. Eu segui um tutorial no YouTube que utiliza o CI tda2003 (colocarei o link e o desenho esquemático do circuito ao fim do post) e deu certo. Já testei utilizando um gerador de sinais e um osciloscópio e ele está funcionando perfeitamente nas frequências que necessito. Entretanto, como se trata de um trabalho acadêmico, é necessário que eu simule o circuito para adicionar à parte escrita. Isso é indispensável para a continuação do meu trabalho. Ao tentar montar o circuito no Proteus, não consegui encontrar o CI (tda2003), apenas o tda2030. Já tentei baixar algumas bibliotecas, mas não consegui encontrá-lo. O que vocês recomendam que eu faça? Há alguma biblioteca que possua esse CI? Ou devo utilizar outro programa para a simulação? Será que terei o mesmo problema caso tenha que utilizar outro programa? Já tentei o LTSpice e o Eagle (descobri que ele não simula). Muito obrigado à todos, desde já.

 

 

Circuito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um simulador, denominado EasyEDA, que tem o TDA2003 F5Rua4D.gif:

 

 

 

https://easyeda.com/explore/TDA2003

 

 

 

Se não conseguir através dele, procure no mercado por outros amp-ops de potência cabíveis à sua aplicação. Por último, você poderia fazer um circuito equivalente para o TDA2003, mas isso demandaria conhecimentos muito específicos da Eletrônica.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2017 às 15:05, rjjj disse:

Achei um simulador, denominado EasyEDA, que tem o TDA2003 F5Rua4D.gif:

 

 

 

https://easyeda.com/explore/TDA2003

 

 

 

Se não conseguir através dele, procure no mercado por outros amp-ops de potência cabíveis à sua aplicação. Por último, você poderia fazer um circuito equivalente para o TDA2003, mas isso demandaria conhecimentos muito específicos da Eletrônica.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

Eu não to conseguindo simular arquivo nenhum no EasyEDA. Desde circuitos mais simples que eu tentei simplesmente copiar de tutoriais do YouTube até os mais complexos eu não consegui ver as formas de onda no "osciloscópio" nenhuma vez. Não sei se é um problema na simulação do programa mesmo... Mas de qualquer maneira, muito obrigado. Vou seguir tentando, já baixei inúmeros programas.

adicionado 4 minutos depois
Em 14/09/2017 às 17:23, Ricardo S Ferreira disse:

Veja os datasheets dos dois.

Se não me falha a memória, ambos têm a mesma pinagem.

Se for o caso, use no Proteus o 2030 e renomeie-o para 2003.

Então, a diferença entre os dois é que o 2003 necessita de uma fonte +12 e o 2030 uma +14 e -14, sendo a única diferença no pino 3, que no 2003 é terra e no 2030 é -14V. Eu tentei fazer isso no Proteus, mas deu bug. Quando a chave conectada no +12V é aberta, na saída aparece uma forma de onda um pouco distorcida. Quando a chave é fechada, não sai sinal nenhum.. Não sei se estou fazendo algo errado. Mas de qualquer maneira, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...