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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

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rafaelzrt

Ressarcimento por danos elétricos sem queima de fonte

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Olá!

 

No início deste ano tive problemas com a Celpa, distribuidora de energia em minha cidade. Após uma visita de técnicos na rua que provocaram uma forte oscilação na energia em minha residência e algumas quedas de energia, tive alguns equipamentos elétricos (uma impressora e uma televisão) danificados que estavam em uso no momento.

 

Entrei com pedido de ressarcimento por danos elétricos e pra isso tive que pegar laudo técnico em duas assistências diferentes. Após tudo entregue, recebi apenas parte da indenização. A empresa apenas fez ressarcimento do valor de conserto de uma Impressora, que nos laudos técnicos apontava queima de placa fonte, placa principal e unidade de fusor.

 

Porém a Celpa se negou a fazer o ressarcimento de uma TV LCD LG que teve laudos apontando como queima na placa principal, circuito microprocessador e placa de AV. A televisão liga, porém acende apenas uma luz fraca na tela e não exibe nenhuma imagem e nem som e fica travada, sem poder desligar novamente ou usar os menus.

 

Após reclamar e insistir com a ouvidoria, a empresa manteve a posição de não ressarcir o dano na TV alegando que pela resolução da Aneel 414 de 2010 artigo 206, eles não precisam ressarcir se não há danos na fonte, no caso de equipamentos que possuam fonte.

 

Isto está sendo muito frustrante pois fiquei com um prejuízo desnecessário causado por uma equipe que foi resolver problemas de terceiros. 

 

Entendo um pouco de elétrica mas agradeço caso alguém que entenda melhor destas questões puder me confirmar o seguinte:

 

Um estresse tão grande nos equipamentos não seria capaz de danificar seus componentes mesmo sem ter danificado a fonte? Fazendo assim com que o artigo 206 dessa resolução não tenha sentido.

 

Pretendo agora reclamar com o Procon e ter um pouco mais de conhecimento do que é possível acontecer em danos elétricos pode ser importante.

 

Obrigado pela atenção!

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Essa TV sua estava conectada a um DVD ou um receptor de TV a cabo/satélite?

Se sim, você já testou se eles estão funcionando?

Fiz essas perguntas porque, se a variação de energia queimou um DVD ligado a TV pela entrada AV (RCA) ou pelo HDMI, isso com certeza levaria a queima da placa principal do TV.

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  • Autor do tópico
  • 12 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

    Essa TV sua estava conectada a um DVD ou um receptor de TV a cabo/satélite?

    Se sim, você já testou se eles estão funcionando?

    Fiz essas perguntas porque, se a variação de energia queimou um DVD ligado a TV pela entrada AV (RCA) ou pelo HDMI, isso com certeza levaria a queima da placa principal do TV.

     

    @Bcpetronzio muito interessante essa hipotese! Ela estava ligada a um receptor de TV a cabo porém o receptor ainda está funcionando, está ligado em uma outra TV agora. Então não seria este o caso né

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    É! Se ele tivesse queimado justificaria a queima da placa principal do TV!

    Um conselho, é pedir que as oficinas relacione a queima da placa principal, a queda de energia, tipo: "Com a variação abrupta da energia elétrica, a fonte apresentou uma variação em sua saída que levou a queima dos reguladores presentes na placa principal"

    Quem conhece de eletrônica pode confirmar o que eu disse! Não estou inventando uma desculta! É um fato que tem grande possibilidade de ocorrer, principalmente se o TV estava ligado no momento da variação da energia!...

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  • Autor do tópico
  • Interessante! Infelizmente tive a impressão de que as assistências não estão preparadas pra esse tipo de laudo, pelo menos não as daqui de Belém. Passei por 6 assistências, sendo 1 a unica autorizada pela HP que negou realizar laudo técnico. Pelo menos os laudos que me deram tinha detalhes que especificavam dano elétrico mas não com os detalhes que você comentou.

     

    De qualquer modo acredito que nada mudaria na posição da distribuidora de energia que se negou a ressarcir simplesmente pelo fato de não queimar a fonte.

     

    Enfim, vou seguir com a reclamação no Procon. @Bcpetronzio obrigado pelos comentários. E agradeço se alguém mais tiver outros comentários ou experiências parecidas para comentar aqui.

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    Essa regra é geral.

    Aqui,se a fonte estiver OK,não é feito o conserto pela distribuidora.

     

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