Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BloodCeltics Lopes

Três volts necessários acima do regulador de tensão procede?

Recommended Posts

Oi, estive vendo em algumas discussões na internet o pessoal falando que para o regulador de tensão funcionar corretamente precisariam ser aplicados no mínimo 3 volts acima do que o regulador tem como saída.

por exemplo um 7805 precisaria de 8 volts entrando para funcionar corretamente...

isto procede?

então se eu tiver 6 volts e quiser diminuir para 5 terei que colocar um monte de diodos em vez do regulador?

 

Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fabricante recomenda começar com no mínimo 7V para o 7805 no datasheet dele... se você está trabalhando fora das especificações espere por anormalidades como redução de corrente máxima, redução ou queda de tensão e coisa do tipo durante uso. Pode ser que funcione no teu circuito de cordo com a corrente que está sendo pedia e também da tensão... pode ficar em 4,8V. Lembrando que o fabricante dá suas recomendações você pode ir abaixo dela, mas eles não se responsabilizam de manter as propriedades do datasheet ^^

 

Se sua tensão já é regulada, sim diodos podem resolver o problema, se não, você pode usar um diodo zener de 5V também com resistor por exemplo. 

Editado por Bommu Perneta
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se faz regulação de tensão linear sim. Compare isso a regulação do corte de cabelo. O barbeiro só tem como diminuir o comprimento. O regulador de tensão linear (7805 e outros) nada mais é que um transistor em série entre a fonte e a carga, ou um trans - resistor, ou um resistor de valor variável com controle pela base.

Quanto a sobretensão mínima entre a entrada e a saida do regulador, esse valor varia e muito, sempre vale a pena consultar o datasheet.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que to me lembrando, mas até o zener tinha tensão mínima se não me engano X)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

isto procede?

sim procede. No entanto existem reguladores de tensão low dropout que funcionam com diferenças menores...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6102-art767

 

aí sim...

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

tiver 6 volts e quiser diminuir para 5

eles trabalham de boa.

Como de se esperar de qualquer regulador, também podem não gostar de ripple exagerado

abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu pessoal, obrigado pelas respostas entendi perfeitamente... sempre usei errado então... agora vou corrigir... mais uma vez obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×