Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu problema é superaquecimento ou não?


Posts recomendados

Oi gente! Eu primeiro gostaria de pedir desculpas caso esse tópico tenha sido postado na área errada, e dizer que eu sou 100% leiga quando se trata de hardware. Eu recorri ao fórum depois de muito pesquisar e conversar com amigos que entendem do assunto, mas visto que cada um me sugeriu uma coisa, eu optei por perguntar aqui antes de comprar novas peças. 

 

Meu problema é que meu computador faz muito barulho e às vezes quando eu jogo, meu fps cai pra 8~1 (geralmente ele estabiliza em 30 - o que já me disseram ser meio baixo). O máximo de FPS que ele já indicou foi de 100~110, e como eu achei essa discrepância um pouco grande, comecei a pesquisar e me sugeriram que poderia ser superaquecimento do processador - o que poderia ser facilmente resolvido só trocando de cooler. Outras pessoas me sugeriram trocar a placa de vídeo ou também trocar só a placa-mãe, em ambos os casos, não me disseram nada sobre precisar trocar as outras peças.

 

A única coisa que eu sei sobre hardware é que eles precisam ser compatíveis entre si. Dito isso, minha dúvida é: Qual das sugestões é realmente a mais indicada pro meu caso? E se caso eu precise trocar todas as peças, vocês tem alguma recomendação de peça que a vida útil seja bem grande (já que eu vou demorar um pouco pra conseguir comprar tudo)?

Obrigada pela atenção. :-)

 

Ah é: eu anexei o print do meu Open Hardware Monitor, mas se existir outro programa mais indicado pra diagnosticar meu problema, por favor me avise! ♥

ohm - luiza.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom dia @Luiza M., seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware!

 

Muito provavelmente a causa do seu problema seja a placa-mãe. Ela não foi projetada para suportar os processadores da linha FX. O que acontece é que a AMD fez algumas gambiarras para trazer essa "compatibilidade", mas como a placa foi projetada para suportar processadores mais fracos como Athlons e Phenoms, quando você coloca um FX nela o circuito regulador de tensão esquenta demais, e para não queimar, abaixa o clock do processador, tirando desempenho e causando estas instabilidades.

 

De qualquer forma, o MSI Afterburner é um software melhor para você monitorar o uso de hardware e temperaturas, já que você pode ver tudo isso em tempo real enquanto está jogando.

 

Para resolver o seu problema, teria que trocar de placa-mãe. Mas eu não recomendo isso, pois uma boa placa-mãe vai te custar uns R$ 400. Processadores FX são de 2011, e continuar investindo neles em 2017 é uma péssima ideia.

 

A solução mais viável seria trocar o conjunto inteiro (CPU + placa-mãe + memórias). Um kit básico (G4560 + H110M com BIOS atualizada + 8GB DDR4) vai te custar algo em torno de R$ 1000 e te permite colocar até um Core i7 futuramente sem precisar trocar nada.

Outra opção um pouco mais cara, mas mais vantajosa a longo prazo, seria um Ryzen 1200 + B350M + 8GB DDR4. A AMD vai continuar lançando processadores compatíveis com essa plataforma AM4 até 2020. Então pensando em longevidade, esse kit seria mais vantajoso, pois o LGA 1151 do G4560 que citei anteriormente, já está morto pois no mês que vem a Intel vai lançar a 8° geração de processadores, incompatíveis com o socket LGA 1151.

 

Qual é o modelo da sua fonte?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2017 às 08:52, gustavodbg disse:

Outra opção um pouco mais cara, mas mais vantajosa a longo prazo, seria um Ryzen 1200 + B350M + 8GB DDR4. A AMD vai continuar lançando processadores compatíveis com essa plataforma AM4 até 2020. Então pensando em longevidade, esse kit seria mais vantajoso, pois o LGA 1151 do G4560 que citei anteriormente, já está morto pois no mês que vem a Intel vai lançar a 8° geração de processadores, incompatíveis com o socket LGA 1151.

 

Qual é o modelo da sua fonte?

 

Oi! Brigada por ter sido tão didático! Minha fonte é essa aqui. ♥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 horas atrás, Luiza M. disse:

Minha fonte é essa aqui. ♥

Outro problema. Toda bonitinha com led para aparentar ser uma boa fonte, quando na verdade não deve entregar nem a metade da potência rotulada. Possui chave seletora de tensão, o que indica que também não tem PFC ativo.

 

Resumindo, você tem uma fonte bonitinha por fora e horrorosa por dentro. Recomendo troca-la por uma CX-450 ou semelhante o quanto antes puder. E não use estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2017 às 20:43, gustavodbg disse:

Outro problema. Toda bonitinha com led para aparentar ser uma boa fonte, quando na verdade não deve entregar nem a metade da potência rotulada. Possui chave seletora de tensão, o que indica que também não tem PFC ativo.

 

Resumindo, você tem uma fonte bonitinha por fora e horrorosa por dentro. Recomendo troca-la por uma CX-450 ou semelhante o quanto antes puder. E não use estabilizador.

Meu Deus, tem problema até onde eu não achei que tivesse <o> Vou dar uma pesquisada aqui sobre isso do PFC.

 

Muito obrigada pelas sugestões! Você acha viável comprar peça usada? (é a última dúvida, juro!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Luiza M. disse:

Você acha viável comprar peça usada?

Depende. Tem que analisar o preço para ver se compensa. Geralmente, o mercado de peças usadas é constituido de produtos de gerações passadas, então se você quer longevidade, não é uma boa ideia comprar algo que não seja recente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...