Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luiza M.

Meu problema é superaquecimento ou não?

Recommended Posts

Oi gente! Eu primeiro gostaria de pedir desculpas caso esse tópico tenha sido postado na área errada, e dizer que eu sou 100% leiga quando se trata de hardware. Eu recorri ao fórum depois de muito pesquisar e conversar com amigos que entendem do assunto, mas visto que cada um me sugeriu uma coisa, eu optei por perguntar aqui antes de comprar novas peças. 

Meu problema é que meu computador faz muito barulho e às vezes quando eu jogo, meu fps cai pra 8~1 (geralmente ele estabiliza em 30 - o que já me disseram ser meio baixo). O máximo de FPS que ele já indicou foi de 100~110, e como eu achei essa discrepância um pouco grande, comecei a pesquisar e me sugeriram que poderia ser superaquecimento do processador - o que poderia ser facilmente resolvido só trocando de cooler. Outras pessoas me sugeriram trocar a placa de vídeo ou também trocar só a placa-mãe, em ambos os casos, não me disseram nada sobre precisar trocar as outras peças.

A única coisa que eu sei sobre hardware é que eles precisam ser compatíveis entre si. Dito isso, minha dúvida é: Qual das sugestões é realmente a mais indicada pro meu caso? E se caso eu precise trocar todas as peças, vocês tem alguma recomendação de peça que a vida útil seja bem grande (já que eu vou demorar um pouco pra conseguir comprar tudo)?

Obrigada pela atenção. :-)

Ah é: eu anexei o print do meu Open Hardware Monitor, mas se existir outro programa mais indicado pra diagnosticar meu problema, por favor me avise! ♥

ohm - luiza.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Luiza M., seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware!

Muito provavelmente a causa do seu problema seja a placa-mãe. Ela não foi projetada para suportar os processadores da linha FX. O que acontece é que a AMD fez algumas gambiarras para trazer essa "compatibilidade", mas como a placa foi projetada para suportar processadores mais fracos como Athlons e Phenoms, quando você coloca um FX nela o circuito regulador de tensão esquenta demais, e para não queimar, abaixa o clock do processador, tirando desempenho e causando estas instabilidades.

De qualquer forma, o MSI Afterburner é um software melhor para você monitorar o uso de hardware e temperaturas, já que você pode ver tudo isso em tempo real enquanto está jogando.

Para resolver o seu problema, teria que trocar de placa-mãe. Mas eu não recomendo isso, pois uma boa placa-mãe vai te custar uns R$ 400. Processadores FX são de 2011, e continuar investindo neles em 2017 é uma péssima ideia.

A solução mais viável seria trocar o conjunto inteiro (CPU + placa-mãe + memórias). Um kit básico (G4560 + H110M com BIOS atualizada + 8GB DDR4) vai te custar algo em torno de R$ 1000 e te permite colocar até um Core i7 futuramente sem precisar trocar nada.

Outra opção um pouco mais cara, mas mais vantajosa a longo prazo, seria um Ryzen 1200 + B350M + 8GB DDR4. A AMD vai continuar lançando processadores compatíveis com essa plataforma AM4 até 2020. Então pensando em longevidade, esse kit seria mais vantajoso, pois o LGA 1151 do G4560 que citei anteriormente, já está morto pois no mês que vem a Intel vai lançar a 8° geração de processadores, incompatíveis com o socket LGA 1151.

Qual é o modelo da sua fonte?

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 16/09/2017 às 08:52, gustavodbg disse:

Outra opção um pouco mais cara, mas mais vantajosa a longo prazo, seria um Ryzen 1200 + B350M + 8GB DDR4. A AMD vai continuar lançando processadores compatíveis com essa plataforma AM4 até 2020. Então pensando em longevidade, esse kit seria mais vantajoso, pois o LGA 1151 do G4560 que citei anteriormente, já está morto pois no mês que vem a Intel vai lançar a 8° geração de processadores, incompatíveis com o socket LGA 1151.

Qual é o modelo da sua fonte?

Oi! Brigada por ter sido tão didático! Minha fonte é essa aqui. ♥

Editado por Luiza M.

Compartilhar este post

Link para o post
    12 horas atrás, Luiza M. disse:

Minha fonte é essa aqui. ♥

Outro problema. Toda bonitinha com led para aparentar ser uma boa fonte, quando na verdade não deve entregar nem a metade da potência rotulada. Possui chave seletora de tensão, o que indica que também não tem PFC ativo.

Resumindo, você tem uma fonte bonitinha por fora e horrorosa por dentro. Recomendo troca-la por uma CX-450 ou semelhante o quanto antes puder. E não use estabilizador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 19/09/2017 às 20:43, gustavodbg disse:

Outro problema. Toda bonitinha com led para aparentar ser uma boa fonte, quando na verdade não deve entregar nem a metade da potência rotulada. Possui chave seletora de tensão, o que indica que também não tem PFC ativo.

Resumindo, você tem uma fonte bonitinha por fora e horrorosa por dentro. Recomendo troca-la por uma CX-450 ou semelhante o quanto antes puder. E não use estabilizador.

Meu Deus, tem problema até onde eu não achei que tivesse <o> Vou dar uma pesquisada aqui sobre isso do PFC.

Muito obrigada pelas sugestões! Você acha viável comprar peça usada? (é a última dúvida, juro!)

Compartilhar este post

Link para o post
    6 horas atrás, Luiza M. disse:

Você acha viável comprar peça usada?

Depende. Tem que analisar o preço para ver se compensa. Geralmente, o mercado de peças usadas é constituido de produtos de gerações passadas, então se você quer longevidade, não é uma boa ideia comprar algo que não seja recente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vou procurar as peças que você sugeriu, quem sabe eu dou sorte de achar.

Mil vezes obrigada pela paciência! =) ♥

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

essa fonte da Mymax voltou pro Brasil de novo, foram detonadas em 2008 e agora retornaram para o mercado brasileiro, assustador

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais