Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dBi em antenas - Faz diferença? Adaptação de antena


lithium_ion

Posts recomendados

Boa noite a todos! Tenho um rádio para aeromodelismo, FS-i6, da FlySky. Ele originalmente tem a antena internamente, e apontada para a frente. Por ser omnidirecional, para chegar a maior densidade de sinal para o aeromodelo, elas de veriam estar apontadas com a "borda" delas para o modelo, e não a ponta, certo? Por esse motivo eu estou querendo fazer uma adaptação de antena para colocar uma que seja móvel, igual as de roteador, para que assim eu possa direcionar ela da maneira que eu queira.

Vi no youtube uma série de pessoas falando que colocaram antenas de 10dBi, 16dbi, mas não provam se realmente teve alguma melhora. Eu tenho uma antena pequena, que ficaria nas proporções do rádio. Não sei quantos dBi tem ela tem.

Não pretendo colocar essas antenas desproporcionalmente gigantes de 16dBi, a menos que elas realmente façam diferença.

 

Minha pergunta é: Mudar o dBi da antena iria de alguma forma atenuar o sinal? Meu rádio está escrito na caixa que a potência de transmissão é de 20dBm, logo 100mW. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada melhor que pegar fonte do povo que trabalha com isso

https://rcexplorer.se/projects/2009/06/understanding-antenna-gain/

 

Citação

Thus we come to the conclusion that a higher gain antenna will be more directional.

Your transmitter puts ut out a fixed amount of power, the antenna does not change that, it’s only distributing that power.

So what antenna should you choose?
The antenna on your airplane should ALWAYS be a low dBi omnidirectional antenna since the airplane is moving around in all directions. (You don’t want an antenna on the airplane that will loose contact when you make a turn.)
On the receiver a patch antenna would be a good choice if you want to fly far away from yourself in one direction. If you plan on flying around yourself, a 3dBi omnidirectional or something similar would be the best choice.

 

Ele chega a conclusão que quanto mais ganho tem a antena mais direcional ela fica... em aero modelismo é ruim você ter um antena muito unidirecional pois impossibilita a movimentação em todas as direções dentro de um mesmo raio do transmissor. E, além disso a antena não aumentar o poder do transmissor ele só molda essa potencia de acordo com a "nuvem" que ele irá formar. Portanto, se escolhe antenas sempre com baixo dBi omnidirectional antena. ^^

 

Se não souber inglês pode usar o google tradutor ^^

adicionado 5 minutos depois

Agora sobre o Receptor... acredito que o receptor só recebe... não? lol Ele não vai mandar informação de volta... se ele estiver dentro da "bolha" de comunicação ele vai receber a informação... se não ele não vai amplificar um sinal que ele não recebe.

 

mas dá para pesquisar mais sobre isso ainda...

adicionado 7 minutos depois

mas novamente acredito que uma de baixo dBi seria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo entendi. Não consegui descobrir quantos dBi tem a minha antena, mesmo já rodando tudo quanto foi ficha técnica do roteador. Já posto o modelo, talvez consigam mais uma vez me ajudar.

 

Outra dúvida, preciso casar impedâncias ou algo assim? Não achei informações nos anúncios do Aliexpress, onde pretendo comprar o cabo, SMA para UF.L.

adicionado 4 minutos depois

D-link dl-524 rev G2, com o conector SMA soldado direto na placa.

 

https://www.router-reset.com/en/reset-manuals/D-Link/DI-524-rev-G2#preparedl

adicionado 14 minutos depois

ACHEI!!!

Nas especificações achei o que é requisitado, deve ser a antena dele:

 

Antena 2dBi externa dipolar fixa.

(Esse que eu achei, a antena é cinza, a minha é preta, não sei se tem diferença)

 

Será que existe alguma maneira de pegar os 360 graus de transmissão omnidirecional e enviar para a frente (deixando 180 graus) dobrando assim a densidade de sinal no aeromodelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é esse aqui, não consegui fazer download do link que você postou...

Mas segundo este data sheet a aintena é de 3DBi

adicionado 0 minutos depois

ftp://ftp.dlinkla.com/pub/DI-524/DATASHEET_DI-524_I1_01(WW).pdf

adicionado 1 minuto depois

Agora que vi que você achou lol enfim...

adicionado 5 minutos depois
48 minutos atrás, lithium_ion disse:

Será que existe alguma maneira de pegar os 360 graus de transmissão omnidirecional e enviar para a frente (deixando 180 graus) dobrando assim a densidade de sinal no aeromodelo?

Se você olhar o link novamente só você aumentar a o DBi ela fica mais unidirecional...

Citação

With the 8dBi Patch antenna, you can fly even farther away but now all the reception is in front of you. You can fly far ahead, but not above you, beside you or behind you.

ou seja dá para fazer, mas você vai ter que ficar apontando para o aero modelo todo o tempo... eu já vi uns caras fazendo isso em vídeos do assunto é muito tosco ^^ mas se quiser fazer é com você ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi o link, mas não é bem o que eu pensava, queria não estão direcional, mas não queria jogar potência fora com sinal pegando na minha barriga, pernas e pés. Melhor deixar os 360 graus mesmo, vai que passa por cima de mim por descuido. Estou achando divergências na informação do ganho da antena, 2 (mais consistente), 3 e 5dBi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lithium_ion disse:

Outra dúvida, preciso casar impedâncias ou algo assim?

Tem esse vídeo explicando sobre a impedância da antena e do transmissor... do caso de aproveitar ou não o máximo da potencia do equipamento

 

Mas depois de transmitido o sinal ele é só um sinal eletro magnético que será captado dentro de certa faixa... se a outra antena capita a mesma faixa está tudo bem... Estou fraco nessa parte ^^ só gosto dessa área de aero modelismo, mas não pratico ainda ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais algumas dúvidas hehehe:

1- ACHEEEEI três cabos na antena de um notebook, na placa de rede, um com o SMA e outro com o UF.l, posso soldar eles emendando? Sei soldar, inclusive cabos coaxiais e blindados sem problema nenhum, mas não sei se esses cabos de UHF funcionam com solda normal.

2- A cor do cabo faz diferença, digo a respeito de resistência, reatância ou impedância? Tenho ele de tres cores, branco, cinza e preto, sendo que o original do rádio do aeromodelo é cinza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz.... agora me pegou só nesse semestre me ofereceram curso de antenas e propagação como curso opcional e eu decide fazer melhoria de desempenho no lugar uhauahhau

 

Alguém da comunidade ai em baixo pode lhe ajudar melhor...

 

Mas... eu ... cheio da gambiarra ... e sem conhecimento específico nessa parte exatamente... totalmente na loucura faria testes de transmissão distância de recepção com cada conjunto... da antena sozinha e em conjunto (também tem que ver se vale o peso do material e ganho em desempenho ou aperda...).

 

Sobre soldagem você pode pode colocar adaptadores, presilhas e coisa do tipo...

 

Fora isso eu teria que fazer um pesquisa bem grande aqui ^^  e eu to sem material para test T_T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2017 às 19:08, lithium_ion disse:

Minha pergunta é: Mudar o dBi da antena iria de alguma forma atenuar o sinal? Meu rádio está escrito na caixa que a potência de transmissão é de 20dBm, logo 100mW.

Sim. O legal de se trabalhar com dB é que você pode somar e subtrair diretamente.

 

Em 18/09/2017 às 17:27, lithium_ion disse:

2- A cor do cabo faz diferença, digo a respeito de resistência, reatância ou impedância? Tenho ele de tres cores, branco, cinza e preto, sendo que o original do rádio do aeromodelo é cinza.

É necessário verificar se vai atender a sua faixa de frequência sem perdas significativas. Creio que seja visualmente reconhecível caso você decape, a espessura do teflon principalmente costuma ser diferente. De qualquer forma, se for um cabo curto não acredito ter tanto problema assim...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...