Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
zFolha

Queimei alimentação do Sys-Fan? e agora?

Recommended Posts

Bom, boa tarde pessoal,

Seguinte, comprei uma fita de led pra instalar no gabinete.. colei a fita do jeito que eu queria, e na hora de ligar ela nos 12v, ao invés de ligar diretamente em um fio da Fonte, fui inventar de ligar ela no mesmo fio que estava alimentando o meu FAN (sys-fan1), na hora vi que o cabo estava mais próximo, descasquei o posivito e negativo desse fio que alimentava meu sys-fan1 (que por sinal já estava alimentando 2 coolers) e fiz a emenda com o positivo e negativo da fita de led, isolei bunitin e dai ok, na hora que fui ligar o PC, percebi que o LED piscava no momento q eu pressionava o botão de power do gabinete, ele acendia e logo apagava.... e os coolers continuavam funcionando normalmente, mas a fita de led permacia apagada... só dava uma piscada no momento que o PC startava.

Eu não sei o porque o led só piscava e apagava, achei q pudesse ser falta de tensão e fui inventar de tentar medir os cabos dos Sys-fan com o PC ligado, peguei o multímetro com todo cuidado e fui botando as pontas de prova pra ver se tinha realmente 12v ali onde eu tinha posto, Até que coloquei em um lugar la pra medir a tensão e percebi que os coolers do gabinete pararam de funcionar na hora.. reininciei e tudo mais, e ainda não funcionam.. São 2 entradas Sys-fan1 e Sys-Fan2/3... no caso 3 coolers do meu gabinete pararam de funcionar..  Verifiquei e constatei que os coolers ainda funcionam se eu ligar eles em outra entrada como a fonte por exemplo, mas se ligar nesses sockets de sys/fan1 e sys-fan2/3 não funcionam mais... Será que eu queimei?! não é possível que só de tentar medir a tensão em alguns pontos possa ter queimado isso....

Como eu poderia resolver? verificar realmente se queimei essa alimentação da mobo ou até mesmo consertar isso!? já atualizei a Bios, verificando nos status dos fan ele me mostra lá que os FANS estão a 0rpm, ou seja, desativados mesmo...

OBS: Não queria deixar eles ligados direto na fonte pois parece que o PC vai voar, faz muito barulho por ficar no máximo a rotação, aproveitando pra saber, sobrou a entrada do Fan4 funcionando normal, quantos coolers eu posso ligar nele sem que fique sobrecarregado?

fan2.jpg

fan1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter queimado. Dê um reset de BIOS. Se não funcionar você terá que usar o conector da fonte. Consertar acho que não vale o custo.

Você precisa olhar no manual a corrente máxima desse conector sys_fan e ver a corrente de cada cooler. A corrente total dos coolers ou da fita não devem ultrapassar a corrente do conector.

Editado por Math.Pi

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 19 horas atrás, Math.Pi disse:

Deve ter queimado. Dê um reset de BIOS. Se não funcionar você terá que usar o conector da fonte. Consertar acho que não vale o custo.

Você precisa olhar no manual a corrente máxima desse conector sys_fan e ver a corrente de cada cooler. A corrente total dos coolers ou da fita não devem ultrapassar a corrente do conector.

Então, Reset de Bios eu nao sei, mas atualizei ela e provavelmente deve ter resetado sozinha pois tive q selecionar qual HD o windows dava boot sabe? ele tinha voltado pro default... e mesmo assim nada de cooler funcionar, bom.... eu resolvei de outra maneira aqui, abandonei os sys-fan1 e sys-fan2/3... Liguei os 2 coolers que tem na frente do gabinete direto na fonte ( esses não são nada barulhentos ), o fan de trás eu liguei do lado do conector do cpu (CPU-OPT).. e o outro fan eu liguei no conector sys-fan4 que tem mais pra baixo da placa perto dos SATA.

estou pretendendo por mais um fan, mas aí vou dar um jeito de ligar os 2 direto em 1 só conector (sys-fan4)

adicionado 2 minutos depois
    1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@zFolha

Mas chegou a testar com o multímetro se tem tensão nos pinos desses conectores ?

Depois que parou de funcionar daquela maneira eu fiquei com medo de relar em qualquer coisa com ele ligado e logo fechei o gabinete... hahaha, o certo seria botar as pontas de prova do multímetro na escada de 20 nos pinos do Sys-fan verificando se há alguma tensão??

Existe alguma possibilidade de não estar queimado? apenas desativado ou bugado, algo desse tipo? existe algum software que consiga analisar e buscar esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo para ligar é o que não falta, tem para ligar no slot da placa-mãe, em para ligar no conector da placa-mãe, tem com dois, tres ou mais conectores pra fans...opções não faltam.

cabo-adaptador-energia-fonte-atx-conecto

Compartilhar este post

Link para o post

@zFolha

Então, tem que colocar a haste de prova vermelha no positivo ( fio amarelo 12V ) e a preta no negativo pra ver se tem tensão de 12V com a escala do multímetro em 20V contínua.

Pode ser que o plug desse cooler esteja com mal contato e a dica é encaixá-lo só na ponta pra ver se funciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais