Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ilkyest

Isolamento de transientes. Sugestões, incluindo isolamento galvânico (trafo)

Recommended Posts

Pessoal, bom dia.

 

Estou tendo uns probleminhas com meu PC, de transientes em alta frequência em determinados momentos, no sistema de som. Ele afeta, primeiramente o 3x1, mas depois todas as saídas de áudio estão "irradiando" o dito ruído. A exeção é o sub, mas creio que pelo fato de ele estar configurado para passa baixo.

 

O Ambiente: 

Para facilitar - Tomada A

- Filtro de linha

  No filtro de linha estão alguns equipamentos dentre os quais o receptor da NET, uma TV Tubo, e um receiver phillips AH621

 

No phillips AH 621 existe

- uma fonte Troni AT (não ATX) de 250W reais (bah, que informação relevante....)  que é claro, não segura muito, mas toca o corzus até certo
  volume. Essa fonte eu ganhei numa aposta, e tá servindo bem ao propósito dela, e AT pra mim é boa porque eu posso desligar ela quando estudo
  à noite

- Dois trafos, em paralelo, de 12V/3A, com 21k micro farad de capacitor, que alimenta o Tojo EQ900

 

 

Tomada B - noutro lado do quarto.

- Existe um QGD que eu fiz, com algumas tomadas e interruptores, e que em fase e neutro, tem bobinas de ferrite. Não existe, ainda, capacitor AC ali,
  visto que eu não sei qual a capacitância recomendada, e os que eu tinha sumiram na mudança.

 

- No QGD

  - dentre outros, está ligado o pc, que tem uma fonte Corsair VX750W

  - estabilizadores para as impressoras, que permanecem desligados

  - fonte da TV, que é uma LED de 32 polegadas

  - um trafo de 12V/2A com 15k microfarad de filtro, que alimenta as duas caixinhas boston

  - Um dockstation para HDs

 

Apesar de relativamente novo, esse apartamento não tem aterramento. 

 

Problema:

O que ocorre é que quando estou ouvindo música, com o sistema ligado em todo, cerca de uma hora depois eu tenho um ruído, em alta frequencia (linha das cornetas... que eu não tenho, mas a guisa de comparação), tipo um bzzzzz.

 

Eu entendo que seja saturação de algum componente, porque o ruído some depois de algum tempo. Eu liguei o sistema no notebook, ele fica menos "alto", mas ainda assim, depois de algum tempo ele se faz presente.

 

Em que já pensei:

  • Criar algum aterramento entre os cabos p2, que "integram" a gambiarra o sistema, mas não sei onde aterrar, visto que não tem;
  • Inverter a flecha na tomada, quando isso ocorre. Não adiantou;
  • Passar em volta dos cabos um fio fino, e aterrar ele entre "os envolvidos", qual seja, entre o 3x1 e o pc. Meu receio é alguma DDP entre eles, visto que são 3 metros de fio, e as tomadas estão separadas por 2,5mts (parede a parede)
  • Por capacitores na fase e no neutro dos "envolvidos". Mas como disse acima, eu desconheço a capacitância envolvida, e não tenho como simular. Vou continuar procurando as fontes de impressora que tenho, para ter uma ideia.
  • Montar um trafo 1:1 (sem elevação ou rebaixamento de tensão), com 2 bobinas, para isolação galvânica. Pensei num de 400VA para o PC (só para o PC), e outro de 300VA para o 3x1. Já cotei, mas é salgado o preço. 

 

Segue o esquema, desconsiderar o notebook e considerar o PC.

 

ACER - 3x1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você precisa saber de onde vem o ruído. Pode ser interno: seu próprio som entrando em parafuso criando oscilação devido à velheira (tipo nóis mesmo). Pode ser externo - algo do seu lar mesmo; muito externo - algo do seu vizinho;  muitíssimo externo - torre de celular, radio amador e afins; ou até mesmo muitíssimo muito externo - do infinito e além. E também pode onde entra - pelo ar rf ou pelos fios da rede mesmo. Tenta gravar o áudio com o tal ruído e publique. Talvez alguém entre nós tenha bom ouvido e te orienta melhor.

 

59 minutos atrás, ilkyest disse:

Passar em volta dos cabos um fio fino, e aterrar ele entre "os envolvidos"

papel alumínio é uma opção. Considere tambem filtro de linha

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pode ser externo - algo do seu lar mesmo;

    - Desconfio, embora remotamente. Talvez algum transiente que navegue pelos equipamentos da NET.

     

    muito externo - algo do seu vizinho;  muitíssimo externo - torre de celular, radio amador e afins; ou até mesmo muitíssimo muito externo - do infinito e além.

    - Não... não tem torres de celular por perto. 

     

    E também pode onde entra - pelo ar rf ou pelos fios da rede mesmo.

    - Aqui eu desconfio.... muito fortemente.

     

    Citação

    papel alumínio é uma opção. Considere tambem filtro de linha

    mas eu não teria de aterrar ele @Isadora Ferraz? Filtro de linha... nos equipamentos, isso? num eu tenho, noutro as tais bobinas de ferrite, no qgd, visto aqui

     

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não sei nada dessa parte, por isso to dando fontes da wikipedia lol, da gringa, não achei Br. Tem umas soluções no segundo link inclusive trafo 1:1.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Mains_hum

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ground_loop_(electricity)

     

    Pode ser como também falou a Isadora... na meu* telefone* por um tempo tocava música... Era uma estação popular dando esse problema, mas meus equipamentos não foram afetados, acho que devido ao aterramento ou coisa do tipo ^^

    Editado por Bommu Perneta

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    51 minutos atrás, ilkyest disse:

    não tem torres de celular por perto

    mas deve ter roteadores, microondas, ou qualquer coisa do gênero

     

    54 minutos atrás, ilkyest disse:

    mas eu não teria de aterrar ele

    sim é bom mas pode fazer o teste sem aterrar mesmo.

     

    56 minutos atrás, ilkyest disse:

    Desconfio, embora remotamente. Talvez algum transiente

    Vá desligando os equipamentos 1 a 1 caso consiga ficar desconectado pelo tempo de teste.

     

    56 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

    falou a Isadora... na meu* telefone* por um tempo tocava música... Era uma estação popular

    você pode não acreditar mas há algum tempo atrás eu ouvia algum locutor e música eventual. Agora é que não vai acreditar mesmo: de manhazinha, entre fim da madrugada e nascer do sol, meio que antes de despertar totalmente, num estado meio zen,  direto na mente. Musica e fala indecifráveis mas pareciam fazer sentido. Mensagens do além às quais não dei bola e perderam o interesse em me transmitir...talvez...

    • Haha 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Lembrei agora que dependendo da configuração (remota) dada pela Oi esse ruido sumia... mas minha internet ficava limitada, se eles "aumentassem" o sinal minha internet vinha normal, porém com o ruido de rádio... de uns tempos para cá minha net está normal e sem ruido de rádio, mas isso depois de muitos concertos (e também consertos hehehehe)* na linha (a internet caia ou ficava limitada). Ou talvez seja que a rádio mudou frequência ou parou de funcionar... quem sabe...

    Editado por Bommu Perneta

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O problema de se saber demais é que procuramos soluções sofisticadas e esquecemos as mais simples. Isso tá com cara de mau contato. Inicie a verificação no quadro de luz da sua residência, fazendo reaperto geral dos terminais dos disjuntores. Feito isso, no aposento onde está o som, verifique se a femea da tomada está apertando bem o macho ou se já está laceada. Em alguns modelos dá para desmontar e restaurar a pressão. Repita o procedimento nos benjamins, réguas dos filtros de linha e o que mais aparecer no caminho da alimentação.

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Uma das coisas que mais fazem esse tipo de interferência são os chuveiros eletrônicos. 

    Além deles, fontes chaveadas de baixa qualidade também colocam ruídos na rede eletrica.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @ilkyest Bom dia

     

    Cara estou com esse mesmo problema no meu sistema de som do meu quarto, as vezes faz um ruido chato e as vezes não (faz um pouco mais não incomoda muito).

    E eu acho que o problema das fontes AT que eu uso para alimentar meu amplificador umas corzus 3100 que alimenta duas caixas de som com triaxial de 6" bravox e um sub de 12" da Nar Audio.

     

    Att EJF

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Ricardo S Ferreira  olha... agora que tu falou... eu não lembro muito bem se ontem a esposa não estava tomando banho. Fato é que é só no 3x1. E aumenta conforme aumenta o volume. Apenas no 3x1 mesmo. 

     

    Eu consegui gravar o ruído e posto-lhes à noite.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×