Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferência gerado por motor DC 12v


Manolo013

Posts recomendados

Bom dia, eu queria saber opinião de alguém a respeito de um problema que estou enfrentando, é o seguinte:  

 

Eu estou um projeto de uma máquina para uso pessoal, e estou tendo problema de ruido, quando ligo o motor que é um 12V DC Motor 83RPM w/Encoder  o painel LCD onde aparece as informações de controle da maquina deixa de aparecer. Eu tenho vídeo que mostra de maneira mais detalhada o que ta acontecendo mas não sei se posso posta-lo aqui mas de qualquer forma se alguém tiver uma sugestão agradeço desde já. 

Obs: os fios que ligam o motor na eletrônica de potência e da eletrônica de potência à eletrônica controladora estão blindados e alimentados por fontes diferentes.

 IMG-20170919-WA0002.jpg.e4b67841853b8de76608609e1d148755.jpg

59c1360636481_parteinterna..thumb.jpg.9fbcd1758d58cb909d6d936c959377b4.jpg

arduino.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é feita a alimentação do arduino e do motor? Estão em paralelo, estão dividindo o mesmo enrolamento do trafo ou mesmo fonte? Qual a tensão de alimentação do arduino se ele não está em paralelo?

 

Já mediu a tensão do motor durante funcionamento? quanto é dá?

adicionado 4 minutos depois
58 minutos atrás, Manolo013 disse:

Obs: os fios que ligam o motor na eletrônica de potência e da eletrônica de potência à eletrônica controladora estão blindados e alimentados por fontes diferentes.

Agora que li isso ai... tenso...

 

Não teria como um interferir no outro se for trafo ... o arduino tem regulador de tensão se você alimentar ele pelo USB (regulador externo) ou pela entrada de energia p4(regulador interno) normal dele e além disso o trafo das fontes isolam o circuito... tem que ter algo errado ai...

adicionado 8 minutos depois

ta ... o arduino está comandando certo,né? Está funcionando...

 

Para onde vai esse Vcc do LCD? Para direto 5V do arduino ou ta indo para algum outro lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se irá te ajudar, mas vamos lá: toda pesquisa de defeito começa pela fonte de alimentação. No seu caso, coloque o multiteste na alimentação do arduíno e verifique se há variação quando liga o motor. Repita o procedimento na alimentação do LCD. Foi citado o uso de 2 fontes. Os terras delas estão conectados entre si, certo? Verifique se não comeu bola aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Como é feita a alimentação do arduino e do motor? Estão em paralelo, estão dividindo o mesmo enrolamento do trafo ou mesmo fonte? Qual a tensão de alimentação do arduino se ele não está em paralelo?

 

Já mediu a tensão do motor durante funcionamento? quanto é dá?

adicionado 4 minutos depois

Agora que li isso ai... tenso...

 

Não teria como um interferir no outro se for trafo ... o arduino tem regulador de tensão se você alimentar ele pelo USB ou pela entrada de energia p4 normal dele e além disso o trafo das fontes isolam o circuito... tem que ter algo errado ai...

adicionado 8 minutos depois

ta ... o arduino está comandando certo,né? Está funcionando...

 

Para onde vai esse Vcc do LCD? Para direto 5V do arduino ou ta indo para algum outro lugar?

Então ele ta ligado direto numa fonte menor. 

O arduino tem um relé que liga motor, eu tenho uma fonte que alimenta apenas o motor e outra fonte que alimenta o arduino junto com a tela de lcd e o motor de 12v de corrente continua e o enconder. 

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Não sei se irá te ajudar, mas vamos lá: toda pesquisa de defeito começa pela fonte de alimentação. No seu caso, coloque o multiteste na alimentação do arduíno e verifique se há variação quando liga o motor. Repita o procedimento na alimentação do LCD. Foi citado o uso de 2 fontes. Os terras delas estão conectados entre si, certo? Verifique se não comeu bola aí.

Certo rever isso e posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Manolo013 disse:

O arduino tem um relé que liga motor, eu tenho uma fonte que alimenta apenas o motor e outra fonte que alimenta o arduino junto com a tela de lcd e o motor de 12v de corrente continua e o enconder. 

 

Não entendi... você tem dois motores? e tem uma fonte alimentando "outra fonte que alimenta o arduino junto com a tela de lcd e o motor de 12v de corrente continua e o enconder" dessa forma de um motor em paralelo pode ser que ele esteja pegando muita corrente e baixando a tensão do fonte a níveis que não permitem o regulador do arduino manter ligado (no caso o mínimo é 7V na fonte do arduino).

 

Mas se entendi errado* você poderia explicar melhor ou desenhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o ruído está entrando pelos fios do display. Se não crer nisso, pode crer... Sendo assim:

-blinde os cabos. Algo como propus a gora há pouco (af estas coincidências...) :coloque um papel alumínio em volta deles

-também nos do motor

-distancie, desconecte,isole o display do painel
-snubber nos contatos do relé ou apenas um capacitor chute 100nF pode absorver ruído

-capacitor CD nos terminais do motor "no motor"

-no sw: congele em zero os dados e controle de saída do display em zero (não sem antes programá-los como saída) momentos antes e um pouco depois de acionar o motor. De fato faça isso pra absolutamente todos os pinos do mc seja teclado, encoder e o escambal

 

E sim pode publicar o video. Seja breve e direto ao ponto (opinião pessoal)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interferência  mudando* as letras, dados e coisa do tipo tudo bem, mas desligar a fonte que vem do Arduíno acho muito estranho, nunca vi isso e nem imaginei ser possível O.o.

 

Já estou querendo ver o projeto pessoalmente huauhauhauhahuahuaahuahu

 

Acho que to com fome fuizzzzzzz ^^

adicionado 1 minuto depois

posta no youtube depois coloca o link aqui ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

mas desligar a fonte que vem do Arduíno

Tentei reler rapidamente os posts do autor e não vi esta menção... Caso positivo, aí sim ele deve ter feito alguma cagadinha básica...

 

Complementos...

 

O ponto de união gnd entre as fontes é crítico: que jamais fique perto da parte lógica provocando corrente parasitas no gnd do mc. De fato hás de ter alguma intuição técnica mesmo pra "ver os eletrons passando pelos fios". Sério. Pra isso tens que literalmente ver o projeto, circuito, mecânica, distribuições dos sinais e etc..Ou seja os tradicionais mistos de técnica-arte-magia . Comece p.ex. una os gnd´s  no capacitor principal das fontes com fio de bitola apropriada...  a grosso modo grosso.

 

Se isso tudo não resolver, considere o uso de opto acopladores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

o ruído está entrando pelos fios do display. Se não crer nisso, pode crer... Sendo assim:

-blinde os cabos. Algo como propus a gora há pouco (af estas coincidências...) :coloque um papel alumínio em volta deles

-também nos do motor

-distancie, desconecte,isole o display do painel
-snubber nos contatos do relé ou apenas um capacitor chute 100nF pode absorver ruído

-capacitor CD nos terminais do motor "no motor"

-no sw: congele em zero os dados e controle de saída do display em zero (não sem antes programá-los como saída) momentos antes e um pouco depois de acionar o motor. De fato faça isso pra absolutamente todos os pinos do mc seja teclado, encoder e o escambal

 

E sim pode publicar o video. Seja breve e direto ao ponto (opinião pessoal)

 

Eu posso postar aqui em zip e você visualizar o vídeo? é mais prático do que eu postar link no youtube. é bem curto o vídeo e direto, tem 2,93 mb. Vou verificar os procedimentos que você citou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não visualizar direito o erro na tela devido a qualidade (acho que um foto de antes e depois resolveria).

Mas o segundo motor de 12V ligado ao arduino +LCD+outro controlador deve ser a fonte do problema...

 

Veja se você consegue colocar uma fonte com mais corrente nesse sistema ou mudar a fonte dos 12V do motor de 12V para outra fonte ou usar algum acoplador para isolar ele ainda mais do arduino. Sem GND compartilhados neste último caso.

 

O motor maior que está na segunda fonte e isolado ele não vai dar problema para você.

 

 

X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também não consegui ver o efeito que mencionaste. Muito movimento. E to sem som. Mas tentou. De toda a forma execute os procedimentos supramencionados e retorne.

 

Ao colocar no youtube ou compartilhar link do google, não se precisa logar pra ver. Assim sendo, curiosos extra forum podem sentir vontade de ver, eventualmente se cadastrar e te ajudar. Mas do jeito que fizeste também dá certo. Atenção ao limite de bytes que o forum lhe dá.

adicionado 3 minutos depois

Ah sim, evocando novamente o minimalismo, talvez uma simples afastada (considerável) dos fios do motores dos do display há de te dar um bom resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Também não consegui ver o efeito que mencionaste. Muito movimento. E to sem som. Mas tentou. De toda a forma execute os procedimentos supramencionados e retorne.

 

Ao colocar no youtube ou compartilhar link do google, não se precisa logar pra ver. Assim sendo, curiosos extra forum podem sentir vontade de ver, eventualmente se cadastrar e te ajudar. Mas do jeito que fizeste também dá certo. Atenção ao limite de bytes que o forum lhe dá.

adicionado 3 minutos depois

Ah sim, evocando novamente o minimalismo, talvez uma simples afastada (considerável) dos fios do motores dos do display há de te dar um bom resultado.

 

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Apesar de não visualizar direito o erro na tela devido a qualidade (acho que um foto de antes e depois resolveria).

Mas o segundo motor de 12V ligado ao arduino +LCD+outro controlador deve ser a fonte do problema...

 

Veja se você consegue colocar uma fonte com mais corrente nesse sistema ou mudar a fonte dos 12V do motor de 12V para outra fonte ou usar algum acoplador para isolar ele ainda mais do arduino. Sem GND compartilhados neste último caso.

 

O motor maior que está na segunda fonte e isolado ele não vai dar problema para você.

 

 

X)

O problema foi mais simples do que imaginava, a carcaça estava retendo boa parte do campo eletromagnético gerado pelo motor DC e continuamente se somando lá dentro. Quando o LCD foi afastado da carcaça ele parou de gerar interferência no display, foram feitos todos os testes possíveis inclusive os sugeridos aqui antes de isso ser constatado,será feito uma blindagem na parte interna da carcaça onde display vai ser acoplado para solucionar o problema.  Muito obrigado pela ajuda de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...