Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é TCOM e para que serve?


Posts recomendados

Isso me interessa porque tenho 5 TVs Samsung em casa e o tutorial que vi está com comentários desativado; o autor indica que para saber onde é o problema, basta desconectar a placa-mãe, energizar e observar se acende a tela, leds, etc; se tudo funcionar bem com certeza é a placa-mãe e tem que ser trocada, mas eis que surge a dúvida, é dito no vídeo que além da placa-mãe, pode ter havido algum dano no TCOM mas que isso só dá para saber se a placa-mãe tiver boa porque ela que comanda as operações nele.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TCOM é a placa que é conectada diretamente no LCD tanto e TVs quanto dos monitores. Nos monitores e nas telas de note é aquela placa fininha do lcd.

 

adicionado 0 minutos depois

É ela que distribui a imagem na matriz do LCD.

adicionado 4 minutos depois

@misterjohn Veja as vídeo aulas do Waldyr Maior que é show. Ele ensina tudo em matéria de TVs e Monitores.

Fora os macetes...:thumbsup:

 

adicionado 5 minutos depois

Esse aí é só um vídeo referência pois não achei o que fala da TCOM. E muitas vezes o problema não é a TCOM como ele explica em outro vídeo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou o vídeo à noite, ele tem 16 min quero ver com calma, mas tenho que sair agora, só vou postar algo aqui e vejo tudo mais tarde.

Sobre o TCOM, o mesmo autor do vídeo que postei, ensina como substituir o CI, não que eu vá fazer, eu já havia visto algo parecido, mas continuo sem entender, para extrair o instalado o cara enche tudo de solda, depois dá uma aquecida e tira com um alicate (bem didático..kkkk), ai recoloca outro e a soldagem também para mim é estranha, não dá para acompanhar.

Eu pensei que tinha que soldar uma "perninha" por vez, e que ela fosse soldada pela parte de traz da placa, mas é soldado tudo em cima...teria algum video sobre esse assunto mas com grandes closes para poder ver direito o processo, eu jurava que para dessoldar tinha que usar o ferro de ponta em ponta e ao mesmo tempo sugando para não esfriar e tornar a "grudar" no componente:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, misterjohn disse:

Vou o vídeo à noite, ele tem 16 min quero ver com calma, mas tenho que sair agora, só vou postar algo aqui e vejo tudo mais tarde.

Sobre o TCOM, o mesmo autor do vídeo que postei, ensina como substituir o CI, não que eu vá fazer, eu já havia visto algo parecido, mas continuo sem entender, para extrair o instalado o cara enche tudo de solda, depois dá uma aquecida e tira com um alicate (bem didático..kkkk), ai recoloca outro e a soldagem também para mim é estranha, não dá para acompanhar.

Eu pensei que tinha que soldar uma "perninha" por vez, e que ela fosse soldada pela parte de traz da placa, mas é soldado tudo em cima...teria algum video sobre esse assunto mas com grandes closes para poder ver direito o processo, eu jurava que para dessoldar tinha que usar o ferro de ponta em ponta e ao mesmo tempo sugando para não esfriar e tornar a "grudar" no componente:

 

 

Sim, é assim mesmo.

Quando fiz estágio na Ford de Guarulhos, que na época era Arbor e hoje é a Visteon, para retirarmos o processador da placa do rádio, tirávamos perninha por perninha pois era manuseável, esquentava uma e ia puxando com um fiozinho rígido para não grudar novamente. Sugador somente em componentes discretos. Depois de retirado, estanhavamos as trilhas derretendo mais solda em cima e retirando todo o excesso com malha de dessolda. Para aí sim soldarmos o novo processador. Posicionando de maneira correta dando uma soldinha para segura-lo e derretendo solda em todos os terminais dando curto em tudo. Após feito isto, retirava-se o excedente com malha de dessolda novamente. Agora com os processadores menores ainda, para retirar somente desta forma. Derrete solda em tudo e puxa com o extrator de CI.

Tudo isto graças a miniaturização e à inserção automática...:D:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@misterjohn Só completando o que ainda não foi dito, a placa T-Con ou (Controle de Tela), pode ser uma placa separada ou pode estar incorporada a placa principal e ainda, incorporada a placa "drive de tela", que é a placa presa a tela através dos flats... 

Considere a tela como uma matriz de pontos, a função da T-Con é "pegar" o sinal digital da placa principal e fornecer a placa da tela (drive de tela), os sinais de cada coluna e linha da tela, (isso para cada pixel de cor, vermelho, verde, azul).

Pixel sem alimentação, não deixa passar a luz do backlight, (ponto apagado) pixel alimentado, deixa passar o backlight, isso para cada pixel de cor....

O diagnóstico de defeito dessa placa é sempre complicado, pois não sabemos se a placa principal esta enviando um sinal de vídeo deformado ou se a placa T-Con esta "Interpretando" o sinal erroneamente.

Mas na Net já tem vários vídeos que exemplificam os vários defeitos da T-Con e da Tela....

 

PS: Esqueci de sua dúvida de como o cara fez para trocar o CI.

Pesquise sobre "trocar componente SMD" e sobre o Kit "Salva SMD", ele é composto por uma boa pasta de solda (fluxo para solda), e o bastão de solda especial que mantem derretida por mais tempo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bc, foi muito útil essa informação que tu me passou, pesquisei e agora sei que é possível a troca desses componentes cheios de perninhas (para mim é tudo CI ), até então eu ignorava, não sou da área eletrônica mas tinha noção da soldagem mas de maneira simples, usando apenas o ferro e o estanho, não conhecia essa malha, nem essa solda de baixa fusão e muito menos que tinha que encher de solda para depois poder tirar...no vídeo que fi, o CI sai sozinho após ter sido aplicado os procedimentos corretos.

Apesar de ter noção de eletrônica, não tinha noção desses materias e procedimentos porque estou defasado da realidade, foi bom conhecer apesar de não irei aplicar nada disso, também pensei que os CIs eram "enfiados" na placa e soldado por baixo...tem alguns CIs que possuem soquete, não seria interessante todos terem assim facilitaria a troca porque por mais cuidado que o cara tenha corre o risco de danificar a placa ou algum componente vizinho.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Visitante Tenho uma tv aoc roku tv 43s5195/78G
Foi trocado is leds dela, a imagem voltou,  mas aí  assim parece meia sem vida, tipo escura um pouco,  já tentei brilho, contraste,  todas as configurações e parece  ficar em tons escura.
E quando desligo a tv parece que as luzes do Leds ficam acesas. 
Pode me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...