Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
misterjohn

O que é TCOM e para que serve?

Recommended Posts

Isso me interessa porque tenho 5 TVs Samsung em casa e o tutorial que vi está com comentários desativado; o autor indica que para saber onde é o problema, basta desconectar a placa-mãe, energizar e observar se acende a tela, leds, etc; se tudo funcionar bem com certeza é a placa-mãe e tem que ser trocada, mas eis que surge a dúvida, é dito no vídeo que além da placa-mãe, pode ter havido algum dano no TCOM mas que isso só dá para saber se a placa-mãe tiver boa porque ela que comanda as operações nele.

Editado por misterjohn
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Boa tarde

@Bcpetronzio você tem ideia o que seria esse TCOM?

Att EJF

Compartilhar este post

Link para o post

TCOM é a placa que é conectada diretamente no LCD tanto e TVs quanto dos monitores. Nos monitores e nas telas de note é aquela placa fininha do lcd.

adicionado 0 minutos depois

É ela que distribui a imagem na matriz do LCD.

adicionado 4 minutos depois

@misterjohn Veja as vídeo aulas do Waldyr Maior que é show. Ele ensina tudo em matéria de TVs e Monitores.

Fora os macetes...:thumbsup:

adicionado 5 minutos depois

Esse aí é só um vídeo referência pois não achei o que fala da TCOM. E muitas vezes o problema não é a TCOM como ele explica em outro vídeo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vou o vídeo à noite, ele tem 16 min quero ver com calma, mas tenho que sair agora, só vou postar algo aqui e vejo tudo mais tarde.

Sobre o TCOM, o mesmo autor do vídeo que postei, ensina como substituir o CI, não que eu vá fazer, eu já havia visto algo parecido, mas continuo sem entender, para extrair o instalado o cara enche tudo de solda, depois dá uma aquecida e tira com um alicate (bem didático..kkkk), ai recoloca outro e a soldagem também para mim é estranha, não dá para acompanhar.

Eu pensei que tinha que soldar uma "perninha" por vez, e que ela fosse soldada pela parte de traz da placa, mas é soldado tudo em cima...teria algum video sobre esse assunto mas com grandes closes para poder ver direito o processo, eu jurava que para dessoldar tinha que usar o ferro de ponta em ponta e ao mesmo tempo sugando para não esfriar e tornar a "grudar" no componente:

Compartilhar este post

Link para o post
    36 minutos atrás, misterjohn disse:

Vou o vídeo à noite, ele tem 16 min quero ver com calma, mas tenho que sair agora, só vou postar algo aqui e vejo tudo mais tarde.

Sobre o TCOM, o mesmo autor do vídeo que postei, ensina como substituir o CI, não que eu vá fazer, eu já havia visto algo parecido, mas continuo sem entender, para extrair o instalado o cara enche tudo de solda, depois dá uma aquecida e tira com um alicate (bem didático..kkkk), ai recoloca outro e a soldagem também para mim é estranha, não dá para acompanhar.

Eu pensei que tinha que soldar uma "perninha" por vez, e que ela fosse soldada pela parte de traz da placa, mas é soldado tudo em cima...teria algum video sobre esse assunto mas com grandes closes para poder ver direito o processo, eu jurava que para dessoldar tinha que usar o ferro de ponta em ponta e ao mesmo tempo sugando para não esfriar e tornar a "grudar" no componente:

Sim, é assim mesmo.

Quando fiz estágio na Ford de Guarulhos, que na época era Arbor e hoje é a Visteon, para retirarmos o processador da placa do rádio, tirávamos perninha por perninha pois era manuseável, esquentava uma e ia puxando com um fiozinho rígido para não grudar novamente. Sugador somente em componentes discretos. Depois de retirado, estanhavamos as trilhas derretendo mais solda em cima e retirando todo o excesso com malha de dessolda. Para aí sim soldarmos o novo processador. Posicionando de maneira correta dando uma soldinha para segura-lo e derretendo solda em todos os terminais dando curto em tudo. Após feito isto, retirava-se o excedente com malha de dessolda novamente. Agora com os processadores menores ainda, para retirar somente desta forma. Derrete solda em tudo e puxa com o extrator de CI.

Tudo isto graças a miniaturização e à inserção automática...:D:thumbsup:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@misterjohn Só completando o que ainda não foi dito, a placa T-Con ou (Controle de Tela), pode ser uma placa separada ou pode estar incorporada a placa principal e ainda, incorporada a placa "drive de tela", que é a placa presa a tela através dos flats... 

Considere a tela como uma matriz de pontos, a função da T-Con é "pegar" o sinal digital da placa principal e fornecer a placa da tela (drive de tela), os sinais de cada coluna e linha da tela, (isso para cada pixel de cor, vermelho, verde, azul).

Pixel sem alimentação, não deixa passar a luz do backlight, (ponto apagado) pixel alimentado, deixa passar o backlight, isso para cada pixel de cor....

O diagnóstico de defeito dessa placa é sempre complicado, pois não sabemos se a placa principal esta enviando um sinal de vídeo deformado ou se a placa T-Con esta "Interpretando" o sinal erroneamente.

Mas na Net já tem vários vídeos que exemplificam os vários defeitos da T-Con e da Tela....

PS: Esqueci de sua dúvida de como o cara fez para trocar o CI.

Pesquise sobre "trocar componente SMD" e sobre o Kit "Salva SMD", ele é composto por uma boa pasta de solda (fluxo para solda), e o bastão de solda especial que mantem derretida por mais tempo...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bc, foi muito útil essa informação que tu me passou, pesquisei e agora sei que é possível a troca desses componentes cheios de perninhas (para mim é tudo CI ), até então eu ignorava, não sou da área eletrônica mas tinha noção da soldagem mas de maneira simples, usando apenas o ferro e o estanho, não conhecia essa malha, nem essa solda de baixa fusão e muito menos que tinha que encher de solda para depois poder tirar...no vídeo que fi, o CI sai sozinho após ter sido aplicado os procedimentos corretos.

Apesar de ter noção de eletrônica, não tinha noção desses materias e procedimentos porque estou defasado da realidade, foi bom conhecer apesar de não irei aplicar nada disso, também pensei que os CIs eram "enfiados" na placa e soldado por baixo...tem alguns CIs que possuem soquete, não seria interessante todos terem assim facilitaria a troca porque por mais cuidado que o cara tenha corre o risco de danificar a placa ou algum componente vizinho.

Editado por misterjohn
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais