Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ítalo Rodrigues

Touchpad parou de funcionar - Dell inspiron 14z 5423

Recommended Posts

Tudo bem galera do Clube do Hardware? vocês são feras, só para deixar claro!

 

Tentarei ser o mais descritivo possível

 

A dois dias atrás, meu notebook Dell Inspiron 14z 5423 apresentou uma falha no touchpad! Tendo o funcionamento de modo intermitente, ou seja, hora funcionava e hora não. No entanto, nesse touchpad há um led que indica se está habilitado/desabilitado (apagado/ligado). Mesmo com o passar dos dedos na área, apertando os dois botões, ele não funcionava só voltava a funcionar após alguns minutos e depois deligava, ficando assim nesse ciclo, mas ao fazer o comando "FN + F3" (que desabilita/habilita o touchpad, liga/desliga o led) funcionava normalmente.

Fisicamente, há dois cabos flat: para o circuito do touchpad, outro para o led (sim, apenas para o led).

Fui pesquisar problemas relacionados, a maioria cita problemas de versões de drivers e atualizações driver/windows. Assim fiz um procedimento que piorou a situação: fui em Gerenciador de Dispositivos -> Mouse e outro dispositivos apontadores e abri as propriedades do driver referente ao touchpad (que se não me engano, o nome deve ser "Dell touchpad", "Synaptics SMBus Touchpad" ou "Touchpad PS/2", alguma coisa do tipo) e clickei em "Reveter Driver". Fiz o procedimento de reiniciar e quando retornou parou de funcionar de vez! Nem touchpad e nem led mais! Fui buscar os drivers, coisa que normalmente faço, site da dell e lá é fornecido um driver para Mouse, Teclado e dispositivos de entrada: Synaptics Touchpad Driver; Versão 17.0.8.0, A00; Data da versão 09 out 2013.

Já fiz formatação no meu note algumas vezes e sei que esse driver nunca funcionou, pois até quando entro em Painel de control -> Mouse para acessar as propriedades do mouse, surge uma janela de erro "não foi possível conectar o driver do synaptics dispositivo indicador". Então sempre utilizo aqueles programas gerenciadores de drivers: Driver BoosterDriver EasyDevice DoctorDriverPack e Driver Toolkit, por exemplo, para ir em busca de versões mais novas, sendo assim, possível acessar as propriedades normalmente e fazer as devidas configurações, como mostra nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6SSQTnjzi3A

 

Hoje, a versão que está instalada é a 19.2.17.52. Só que desta vez, o touchpad não voltou a funcionar! Fiz diversas desinstalação de drivers e instalei versões mais velhas/novas e nada. Sempre aparecendo a mesma mensagem "não foi possível conectar o driver do synaptics dispositivo indicador" onde pedi para desinstalar ou não. Mesmo colocando não, a janela que surge, não possui mais a aba "Dell touchpad", referente ao driver instalado para as configurações.

Lembro que em "Programas e recursos", onde se faz a desinstalação de software, havia um chamado de "dell touchpad" e o driver normal "Synaptics Pointing Device Driver", mas hoje há apenas o segundo.

E nessa de instalar diversas versões de drivers, vez ou outra o teclado acaba sofrendo também: funcionando nos primeiros instante que windows liga e depois para.

 

MINHAS DUVIDAS

O porque de todos os drivers que instalo, sempre aparecer a mensagem de erro e não ter serventia de nada? Tenho a impressão de que necessito desse outro software "dell touchpad" para operar também. Em configurações do computador -> computador e dispositivos -> mouse e touchpad -> só há configurações do mouse, nada do touchpad, coisa que deveria, como o habilitar/desabilitar, algumas configurações, por isso que suspeito que algum arquivo se corrempou, pois não há mais nada de configuração de touchpad disponível

 

CONSIDERAÇÕES

Note não é novo, tem uns 4~5 anos já, mas acredito que o problema não seja físico, pois estava operando, mesmo ruim, mas estava, o que fez para de vez foi depois de reverter o driver. O Windows fez uma atualização um dia antes de começar apresentar o problema, coisa que acredito não ter sido o problema, mas é possível pois há bastantes relatos de problemas após alguma atualização do windows seja aquelas comuns, como a transição do 8.1 para o 10. Meu note roda Windows 8.1 original, segundo a dell, o Windows 10 é incompatível com meu modelo, pois já apresentou problemas de incompatibilidade de drivers antes e de muitos outros que possuem mesmo note. Técnico da dell aconselhou formatar, caso não resolvesse, o problema seria físico.

Em gerenciadores de dispositivos, a unica coisa que aparece agora em Mouse e outro dispositivos apontadores é o mouse compatível dom HID (que é o mouse de USB). E em propriedades de mouse no painel de controle, aparece a mensagem de erro do driver Sinaptics, e as configurações comum do mouse e o a referente do mouse de USB.

 

Desculpa o texto enorme, mas quis descrever o tudo que fiz e as condições atual. Agradeço desde já a todos!!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ae encontrei a solução kkkkkk!! Deixar aqui que irá servir para muitos por ae!

     

    Bom, notei que o cabo flat do touchpad estava bem maleável perto do conector (pois é para ser ligeiramente rígida), o que subtendi que as trilhas estivessem rompidas.

     

    Com auxílio de um multímetro, fiz teste de continuidade para saber se o cabo estava realmente ligado, CUIDADO: fazer com notebook totalmente desligado! Multímetro para quem não sabe o que é, é um equipamento elétrico que serve para medir diversas grandezas elétricas, efetuar algumas leituras e testes também.

     

    E notei que o cabo flat realmente estava rompido internamente, caso tenha suspeita, se ele estiver dobrando facilmente em um determinado ponto, ou machucado, provavelmente estará danificado, pois o restante de seu corpo estará mais rígido.

    O cabo flat do meu touchpad é semelhante a este: http://notepart.vteximg.com.br/arquivos/ids/204943-1000-1000/cabo-flat-touchpad_fronte.jpg, com 6 regiões de contato.

     

    O que fiz para solucionar: já que não tinha outro e na minha cidade isso é bem difícil, corte a parte danificada e raspei a isolação praticamente do mesmo tamanho que era antes, removi a etiqueta azul e colei com cola tekbond! Só ter cuidado para não raspar do lado errado, pois a cabos flats que são inversos, como nessa imagem que mostrei. Eu me enganei e raspei do lado errado, e não funcionou. Cortei novamente e refiz o mesmo procedimento e deu certo, ou seja, touchpad totalmente normal!

    Removi o driver que estava instalado, instalei o que a Dell aconselha (Synaptics Touchpad Driver; Versão 17.0.8.0, A00; Data da versão 09 out 2013) e depois utilizei o software DriverPack para buscar uma versão mais recente. Hoje está na versão 19.2.17.52.

     

    Só ultimas considerações: quando liguei o touchpad, no "gerenciador de arquivos" surgiu o dispositivo PS/2! E em "Programas e recursos", o driver instalado "Synaptics Pointing Device Driver" passou a ser "Dell Touchpad".

     

    Espero que ajude a todos ae, solução provisória até corrigir de forma adequada.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×