Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Jeanzzc

Arduino Motor de passo e driver A4988

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, estou com um problema para utilizar o motor de passo modelo 57HJA451-21 e o driver A4988 e o Arduino Mega.

Montei o circuito do tutorial desse link http://www.arduinoecia.com.br/2015/03/controle-motor-de-passo-bipolar-driver-A4988.html

 

Depois de passar o programa o motor gira de forma descoordenada, se movimenta só uns 30 graus no máximo, travando e voltando também de forma travada.

tentei um outro tutorial e ele nem gira, fica travado na mesma posição, já tentei inverter uma bobina, achando que era uma invertida mas não funcionou.

O que vocês acham que pode ser?

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim hás de reconferir os fios bem como a programação sem mencionar defeito de componentes e montagem. Só que isso é óbvio d+ e penso que você já fez.. né? (faça de novo!) O que pode não ser tão óbvio é que:

-corrente +- alta e protoboard não se dão muito bem. Ligue a alimentação do motor direto no módulo e que esta seja independente do mc.

-atenção também à união dos gnds módulo/mc: observe ligá-la algo como fonte1-fonte2-mc e não fonte1-mc-fonte2

-proximidade do motor com controle pode zoar

-capacitores de desacoplamento são condição sine-que-non

-etc... este resolve

abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ainda está na mesma coisa, estou achando que é o motor, nao consegui achar o datasheet do mesmo, vocês sabem de alguma ferramenta para achar o datasheet de stepper motors nao muito comuns? 

     

    4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    -atenção também à união dos gnds módulo/mc: observe ligá-la algo como fonte1-fonte2-mc e não fonte1-mc-fonte2

    não entendi esta parte, pode explicar de forma mais simples? :D huashsu

     

    obrigado pela atenção

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 20 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

    testou com o multímetro onde estão as bobinas ?

    sim, consegui fazer funcionar para girar, mas não tem força nenhuma, so colocar a mao em cima já para e trava o motor. acredito que o ajuste de corrente esta errado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×