Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar Lanterna em Abajur


Fe Almeida

Posts recomendados

 

Boa tarde a todos, estou estudando sobre eletronica mas meu conhecimento ainda não é muito para resolver isso.

Peguei essa parte de uma lanterna e pensei em montar um abajur.
Tenho algumas dúvidas para fazer isso, se alguem puder ajudar agradeço.

 

Imaginei medir o valor de 1 led com o multimetro e depois multiplicar pelo numero de Leds que tem nessa placa (15)

Ou seja 2v para cada led X15 seria = a 30V.

Mas 30v não seria muito para ligar apenas 15 leds?

Testando com um multímetro as 5 do meio eles acendem, mas as outras 10 de fora não, mas acho que é por causa da tensão. 

Queria usar uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

Usando a analogia da água, imaginei usar uma mangueira e colocar o dedo na ponta, eu uso menos água mas com mais pressão.
 

Confusão hahahaha

 

 

Tirei umas fotos e fiz uma montagem na ultima com o circuito frente e verso juntos para ajudar no entendimento do circuito.

Resistor Beige - 6.8 Ohms 5% -  Azul | Cinza | Dourado | Dourado

Resistor Azul - 5 Ohms 5% -  Verde | Preto | Dourado | Dourado

 

Obrigado!


FrontLanterna.thumb.jpg.818d35b2a897523c7e77ccfa5ec85895.jpgbackLanterna.thumb.jpg.36f2d9fb6f5bc3c06f989953ea8fc4b1.jpg

FrontBackLanterna.thumb.jpg.bb1ac6fa9eb5ec92727aabbd5691d596.jpg

 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, Fe Almeida disse:

uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

sim claro. Penso que pode ligar até direto entre o (+) e (-). O 2º (-) é pra alterar o brilho...Mas... tipo isso: retire 1 dos resistores e ligue um em série com outro e enfim... resumindo... a matemática complexa da coisa:

 

led = 3V => I=(5-3)/R = 2/(6.8+5) = 169mA pra dividir pra 15 leds em paralelo=11mA em cada... ou algo do gênero

 

Melhor que todos os leds estejam ok e bem soldados pra não exagerar na corrente individual ok?

rápido d+?

Se ficar fraco ligue como disse no início: só com 1 resistor mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora, obrigado por responder. Um pouco rápido hahahaha, mas deixa ver se entendi

o led é igual ou maior que 3V 
Corrente é igual 5-3 dividido pela resistencia 2/6.8+5 (não entendi esses valores) que chegaram em 169mA

Tiro esse resistor azul
Uma fonte de energia de quanto você fez esse calculo?
Muito obrigado pela ajuda, desculpe não entender tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Fe Almeida disse:

Resistor Beige - 6.8 Ohms 5% -  Azul | Cinza | Dourado | Dourado

Resistor Azul - 5 Ohms 5% -  Verde | Preto | Dourado | Dourado

Bem...já conheces o quasiobsoleto código de cores que atravessou milênios literalmente,

 

17 horas atrás, Fe Almeida disse:

estou estudando sobre eletronica

 já aprendeste a lei de ohm,...

14 horas atrás, Fe Almeida disse:

Corrente é igual 5-3 dividido pela resistencia

...em breve vais aprender que a ligação em série de resistores é uma simples soma

14 horas atrás, Fe Almeida disse:

6.8+5

 

Ou seja, deves retirar (dessoldar) o resistor e ligar em série com o outro. Mas como disse, talvez nem. Penso que este led deve suportar 20mA então deve poder ligar direto o 5V no (+) e (-). No R de 5: maior corrente e  brilho, no de 6.8... menores. Lembra-te da lei de ohm?

 

 

14 horas atrás, Fe Almeida disse:

desculpe não entender tudo

se entendesses tudo que escrevi de primeira, serias o único kk.

Se precisar, conte comigo: 1..2..3..4 (af ndv!)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...