Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar Lanterna em Abajur


Fe Almeida

Posts recomendados

 

Boa tarde a todos, estou estudando sobre eletronica mas meu conhecimento ainda não é muito para resolver isso.

Peguei essa parte de uma lanterna e pensei em montar um abajur.
Tenho algumas dúvidas para fazer isso, se alguem puder ajudar agradeço.

 

Imaginei medir o valor de 1 led com o multimetro e depois multiplicar pelo numero de Leds que tem nessa placa (15)

Ou seja 2v para cada led X15 seria = a 30V.

Mas 30v não seria muito para ligar apenas 15 leds?

Testando com um multímetro as 5 do meio eles acendem, mas as outras 10 de fora não, mas acho que é por causa da tensão. 

Queria usar uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

Usando a analogia da água, imaginei usar uma mangueira e colocar o dedo na ponta, eu uso menos água mas com mais pressão.
 

Confusão hahahaha

 

 

Tirei umas fotos e fiz uma montagem na ultima com o circuito frente e verso juntos para ajudar no entendimento do circuito.

Resistor Beige - 6.8 Ohms 5% -  Azul | Cinza | Dourado | Dourado

Resistor Azul - 5 Ohms 5% -  Verde | Preto | Dourado | Dourado

 

Obrigado!


FrontLanterna.thumb.jpg.818d35b2a897523c7e77ccfa5ec85895.jpgbackLanterna.thumb.jpg.36f2d9fb6f5bc3c06f989953ea8fc4b1.jpg

FrontBackLanterna.thumb.jpg.bb1ac6fa9eb5ec92727aabbd5691d596.jpg

 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, Fe Almeida disse:

uma fonte de celular para ligar esse abajur. Isso é possível? Ligar todos os leds de uma vez?

sim claro. Penso que pode ligar até direto entre o (+) e (-). O 2º (-) é pra alterar o brilho...Mas... tipo isso: retire 1 dos resistores e ligue um em série com outro e enfim... resumindo... a matemática complexa da coisa:

 

led = 3V => I=(5-3)/R = 2/(6.8+5) = 169mA pra dividir pra 15 leds em paralelo=11mA em cada... ou algo do gênero