Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Separador eletrônico de frios


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou desenvolvendo um projeto de conservação de frios (presunto, muçarela, mortadela, etc), para este projeto preciso separar os frios fatiados de fatia a fatia, por exemplo, tenho 10 fatias de presunto juntas em um monte, preciso coletar uma de cada vez. Eu pensei em fazer um "braço robótico" com alguns garfos para coletar os frios, porém acho que poderia estragar as fatias finas. Alguém tem alguma ideia de como eu posso tirar fatias de frios de uma em uma em uma pilha? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Já ai dá para separar. <esteira+motor+sensor e no caso eles colocaram um plástico para separação.

Usar garfo em um negócio frágil... tem tudo para dar errado.

 

Mas se você quer fazer um robô que anda fala, faz filosofia, é formado em 3 faculdades com 3PHDs você pode fazer o que quiser se você está com verba de sobra ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você pode colocar uma segunda esteira que sobe e desce... ela com uma espátula* bem curta ... então como a movimentação da esteira principal e com o abaixamento da esteira secundária ela entra no caminho e com a espátula + força da esteira principal + força da secundária dá para você levar os cortes para outro patamar e ser separado.

 

Seria uma solução.

adicionado 2 minutos depois

você pode fazer uma espátula elevador... você pode fazer uma espatura que araste o conjunto para o lado. Mas o importante é que os produtos não sejam danificados... ai você teria que fazer testes para melhor solução. Ante da fazer o real... seria bom tentar fazer um protótipos para ver se dá para fazer ou não... sendo este movidos por força humana mesmo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredita que ainda ontem passei por isso?? O problema é que as fatias de  muçarela (escreveste corretamente) com o calor e tempo colam-se ainda mais. É conceitual mas talvez algo ultrassom, choque de temperaturas diferentes, os 2, etc possa facilitar as coisas. Se puder faça até mesmo alguma análise microscópica . Só com teste mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

com o calor e tempo colam-se ainda mais.

Acredito que a melhor forma seja coletar a fatia no momento corte, posicionando-as já na disposição final. Como produto, tem que ficar bonito para vender. Rasgos provocados por manipulação não irão contribuir ao visual. Ao fazer isso você elimina inúmeras variáveis e problemas provocados pelo empilhamento, simplificando o processo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acabo de pensar + uma... um ar comprimido concentrado controlado soprando entre as "folhas". Pode ser um adicional ao ultrassom. Folhas em 45º e um controle qualquer fazendo as folhas deslizar uma a  uma pela gravidade. Sei lá.. é legal viajar com os problemas dos outros do conforto do meu pc...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do @Sérgio Lembo me deu outra ideia... coloca uma "pá robô" giratória  para pegar no momento do corte e colocar em esteiras diferentes... em vez de um elevador ^^ Ai tem menos riscos que quebrar as folhas... ^^

 

Ou seja segura o corte, gira para um lado e faz um giro de eixo e vai para uma esteira . ^^

adicionado 2 minutos depois

Colocaria duas ´pá em níveis diferentes para pegar as amostras* e sem ter que parar o processo por tanto tempo ^^

 

acho que dá heim ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas ideias. O mais fácil e prático realmente seria comprar uma peça inteira e separar as fatias na hora do corte, porém o custo ficaria mais alto, porque precisaria implementar um módulo de corte no sistema. O sistema de pá giratória seria ideal para esse tipo de problema, tentarei fazer alguns protótipos e se eu conseguir bons resultados, postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...