Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Player/Áudio via Microcontrolador (EEPROM) c/ Pushbutton


Posts recomendados

Olá galera do fórum. Esse é meu primeiro post, apesar de acompanha o CdH a anos. Bom, queria um breve auxilio. Queria programar um pequeno e simples circuito com um pequeno speaker, acionado por um "push button"; nada mais que aqueles aparelhos que reproduzem som de brinquedos e/ou ursinhos de pelúcia. Minha dúvida é a seguinte: que EEPROM (ou outra recomendação/solução) posso encontrar pra fabricar tal gadget? Pesquisei muito sobre e já achei coisas interessantes e que me auxiliaram entender melhor o processo da montagem, como a configuração do meu arquivo de áudio (resolution: 8 bits; rate: 8000Hz; channel: Mono...), mas meus áudios são longos, torno de 2 minutos quase (sim... ta bem exagerado).

Os dois CI's que achei foram os 24LC512 (com 512Kb) e os mais pesados, AT24CM01 ou AT24CM02 (o primeiro com 1Mb, o outro com 2Mb, não encontrados no Brasil :( ). Todos tem um preço bem "salgado" para componentes "tão simples". Como estou sendo ignorante no tamanho da memória, gostaria de sugestões. :B Usar um SD de 512Mb anexado com o áudio também é muito extrapolado. A princípio, meu arquivo completo ocupou uma memória de 1,41Mb, com 3 minutos de duração (nas configurações ja ditas acima).

Alguém faz ideia de como eu posso ou aonde consigo alocar esse arquivo, com essa memória, sem prejudicar tanto a qualidade, e ainda assim, tornar portátil igual a esses aparatos? Infelizmente, os ATtiny's que tem ai não vão me auxiliar tanto... Agradeço a quem puder me dar um help! Forte abraço, e fiquem bem! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza ?

 

 

Tem uns com até cartão de memória, mas os caras não distribuem código e nem de como foi feito o hardware. você pode pegar uma memória maior...

Mas se não quiser mesmo o Attiny podemos conversar sobre outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que com sd é uma boa opção... melhor sobrar do que faltar, mais versátil: você pode gravar no pc (a e2prom complica) e só ler no mc, preço por byte beeem menor e vários etc. Cogite/pesquise sobre.

Detalhe quase insignificante mas que deve ser considerado: 2Mb é diferente de 2MB. E muito...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RikMechatronics ,

 

Não subestime um Attiny..... eu já ví coisas bem malucas feitas com esse brinquedo, lembrando que existe uma grande  variedade de modelos com recursos de hardware bem diferentes entre sí, como PWM de alta velocidade, conversor A/D de maior resolução, tamanho de RAM, tamanho de memória Flash ..... 

 

Existe um projeto no site do Bascom, que é um music player que reproduz arquivos no formato Wave, gravados em um cartão SD. Usa a saída PWM dele filtrada apenas por um resistor e um capacitor !

 

O formato Wave é bem mais "gastão"  do que o MP3, mas é uma solução que fica bem pequeno e portátil.

 

Creio que pode ser modificado para usar uma memória Eeprom, só depende da qualidade exigida, pois o acesso a Eeprom é bem mais lento do que de um cartão de memória.

 

Pesquise no site do Bascom, mas vai ter de se cadastrar no Fórum para ter acesso aos arquivos com o hardware e o software.

 

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer com acesso a um adaptador micro sd para mim parece mais fácil de fazer sim; fica mais robusto, potente e tal, mas não é bem o que procuro. Realmente queria jogar isso num CI. Queria deixar em uma arquitetura mais simples, porém, mais agressiva no "software" sem ter até de usar uma memória flash se possível, sem tornar o audio um buzzer ambulante de game de 8 bits dos anos 90 rsrs. Brincadeiras a parte, queria chegar a algo bem próximo das imagens abaixo:
20170923_010916.thumb.jpg.d4a224e52e95609f4b9f56673353c403.jpg20170923_010934.thumb.jpg.54567f94d739e68bd06e4259bc022696.jpg20170923_010900.thumb.jpg.3809c71e71e0f8d7045f135c54d7198f.jpg20170923_011016.thumb.jpg.c7437683b02f0e63d56070298588684b.jpg
Eu gostaria até mesmo de aproveitar esse case e esse speaker e confeccionar uma plaquinha semelhante, sabe? Vou dar mais uma olhada sobre... Sem ser sd card, mais alguém tem alguma sugestão ou um DIY tuto que podem me recomendar?

PS:@Isadora Ferraz, conheço a diferença... foi um "nó cego" meu! Desculpe rsrs :b 
@aphawk , vou dar uma analisada no que disse. Parece interessante.

adicionado 4 minutos depois

Inclusive, alguém ai tem um link de confiança para compra de um micro SD de até 512MB? Não acho em canto algum pra comprar sem preocupação (ao menos, aqui no Brasil). Pela falta de opção, talvez eu realmente procure por usar um desses. =T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mp3 players chineses com bateria, entrada de carregador, entrada de mp3 tudo bonito, pronto ... só você adaptar ao teu caso. Agora se quer algo feito por você ai você vai ter que mexer como memória e essa parte mais intricada mesmo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

eu tenho Vários Módulos  

                                                                                                                Dados Para Gravação  Perfeita 
Coloque O  nome Do Aúdio A  Reproduzir,    
 Direitos Autorais Livre  - 1- Cópia.mp3

Segue de Brinde um Gravador de Cartão usb
Ensira o Cartão 
Nunca Retirar o cartão com o Modulo Ligado 
Pois pode Danificar o Cartão
 
Para Gravar   Em  ( Audio Mp3 )
Formato  em 44. KHz
1 channel
Bit rate         : 128 kb/s
Modo  : Constant
Audio Mp3
Duração      : Ilimitado

Depende o Áudio que for Gravado no cartão

Para Maior Durabilidade
Usar  bateria Alcalina. 
Nada impede De Gravar Quantos Audios forem  
No Cartão 
Cartão  tem 2 GB de Acordo com o Mercado Podendo Vir Com 4 Gb
Depende Do Fornecedor
Podendo usar Cartões Maiores de 8 Ou 16 Gb.
Pedimos Por Favor?

Gravar em outro cartão  um Audio para fazer uma Comparação
 
Assim tera Como analisar Alguma Diferença.

No Mais Agradeço pela a Compra e nos Ajude A divulgar nosso Midia Box Sound 

Estamos Aqui Sempre Para Ajudar no Que For Possivel.

Grato pela Atenção 
  
[email protected]
[email protected]
cel 11-96488-5682  TIM whatsapp
cel 11-994190241    Claro
Hélio De Moraes Silveira 

 

adicionado 3 minutos depois

          Dados Para Gravação  Perfeita 
Coloque O  nome Do Aúdio A  Reproduzir,    
 Direitos Autorais Livre  - 1- Cópia.mp3

Segue de Brinde um Gravador de Cartão usb
Ensira o Cartão 
Nunca Retirar o cartão com o Modulo Ligado 
Pois pode Danificar o Cartão
 
Para Gravar   Em  ( Audio Mp3 )
Formato  em 44. KHz
1 channel
Bit rate         : 128 kb/s
Modo  : Constant
Audio Mp3
Duração      : Ilimitado

Depende o Áudio que for Gravado no cartão

Para Maior Durabilidade
Usar  bateria Alcalina. 
Nada impede De Gravar Quantos Audios forem  
No Cartão 
Cartão  tem 2 GB de Acordo com o Mercado Podendo Vir Com 4 Gb
Depende Do Fornecedor
Podendo usar Cartões Maiores de 8 Ou 16 Gb.
Pedimos Por Favor?

Gravar em outro cartão  um Audio para fazer uma Comparação
 
Assim tera Como analisar Alguma Diferença.

No Mais Agradeço pela a Compra e nos Ajude A divulgar nosso Midia Box Sound 

Estamos Aqui Sempre Para Ajudar no Que For Possivel.

Grato pela Atenção 
  
[email protected]
[email protected]
cel 11-96488-5682  TIM whatsapp
cel 11-994190241    Claro
Hélio De Moraes Silveira


Grato Hélio de Atibaia

adicionado 5 minutos depois

@RikMechatronics

          Dados Para Gravação  Perfeita 
Coloque O  nome Do Aúdio A  Reproduzir,    
 Direitos Autorais Livre  - 1- Cópia.mp3

Segue de Brinde um Gravador de Cartão usb
Ensira o Cartão 
Nunca Retirar o cartão com o Modulo Ligado 
Pois pode Danificar o Cartão
 
Para Gravar   Em  ( Audio Mp3 )
Formato  em 44. KHz
1 channel
Bit rate         : 128 kb/s
Modo  : Constant
Audio Mp3
Duração      : Ilimitado

Depende o Áudio que for Gravado no cartão

Para Maior Durabilidade
Usar  bateria Alcalina. 
Nada impede De Gravar Quantos Audios forem  
No Cartão 
Cartão  tem 2 GB de Acordo com o Mercado Podendo Vir Com 4 Gb
Depende Do Fornecedor
Podendo usar Cartões Maiores de 8 Ou 16 Gb.
Pedimos Por Favor?

Gravar em outro cartão  um Audio para fazer uma Comparação
 
Assim tera Como analisar Alguma Diferença.

No Mais Agradeço pela a Compra e nos Ajude A divulgar nosso Midia Box Sound 

Estamos Aqui Sempre Para Ajudar no Que For Possivel.

Grato pela Atenção 
  
[email protected]
[email protected]
cel 11-96488-5682  TIM whatsapp
cel 11-994190241    Claro
Hélio De Moraes Silveira


Grato Hélio de Atibaia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...