Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
RikMechatronics

Outro Player/Áudio via Microcontrolador (EEPROM) c/ Pushbutton

Recommended Posts

Olá galera do fórum. Esse é meu primeiro post, apesar de acompanha o CdH a anos. Bom, queria um breve auxilio. Queria programar um pequeno e simples circuito com um pequeno speaker, acionado por um "push button"; nada mais que aqueles aparelhos que reproduzem som de brinquedos e/ou ursinhos de pelúcia. Minha dúvida é a seguinte: que EEPROM (ou outra recomendação/solução) posso encontrar pra fabricar tal gadget? Pesquisei muito sobre e já achei coisas interessantes e que me auxiliaram entender melhor o processo da montagem, como a configuração do meu arquivo de áudio (resolution: 8 bits; rate: 8000Hz; channel: Mono...), mas meus áudios são longos, torno de 2 minutos quase (sim... ta bem exagerado).

Os dois CI's que achei foram os 24LC512 (com 512Kb) e os mais pesados, AT24CM01 ou AT24CM02 (o primeiro com 1Mb, o outro com 2Mb, não encontrados no Brasil :( ). Todos tem um preço bem "salgado" para componentes "tão simples". Como estou sendo ignorante no tamanho da memória, gostaria de sugestões. :B Usar um SD de 512Mb anexado com o áudio também é muito extrapolado. A princípio, meu arquivo completo ocupou uma memória de 1,41Mb, com 3 minutos de duração (nas configurações ja ditas acima).

Alguém faz ideia de como eu posso ou aonde consigo alocar esse arquivo, com essa memória, sem prejudicar tanto a qualidade, e ainda assim, tornar portátil igual a esses aparatos? Infelizmente, os ATtiny's que tem ai não vão me auxiliar tanto... Agradeço a quem puder me dar um help! Forte abraço, e fiquem bem! :) 

Editado por RikMechatronics

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza ?

Tem uns com até cartão de memória, mas os caras não distribuem código e nem de como foi feito o hardware. você pode pegar uma memória maior...

Mas se não quiser mesmo o Attiny podemos conversar sobre outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que com sd é uma boa opção... melhor sobrar do que faltar, mais versátil: você pode gravar no pc (a e2prom complica) e só ler no mc, preço por byte beeem menor e vários etc. Cogite/pesquise sobre.

Detalhe quase insignificante mas que deve ser considerado: 2Mb é diferente de 2MB. E muito...

abç

Compartilhar este post

Link para o post

@RikMechatronics ,

Não subestime um Attiny..... eu já ví coisas bem malucas feitas com esse brinquedo, lembrando que existe uma grande  variedade de modelos com recursos de hardware bem diferentes entre sí, como PWM de alta velocidade, conversor A/D de maior resolução, tamanho de RAM, tamanho de memória Flash ..... 

Existe um projeto no site do Bascom, que é um music player que reproduz arquivos no formato Wave, gravados em um cartão SD. Usa a saída PWM dele filtrada apenas por um resistor e um capacitor !

O formato Wave é bem mais "gastão"  do que o MP3, mas é uma solução que fica bem pequeno e portátil.

Creio que pode ser modificado para usar uma memória Eeprom, só depende da qualidade exigida, pois o acesso a Eeprom é bem mais lento do que de um cartão de memória.

Pesquise no site do Bascom, mas vai ter de se cadastrar no Fórum para ter acesso aos arquivos com o hardware e o software.

https://www.mcselec.com/index2.php?option=com_forum&Itemid=59

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fazer com acesso a um adaptador micro sd para mim parece mais fácil de fazer sim; fica mais robusto, potente e tal, mas não é bem o que procuro. Realmente queria jogar isso num CI. Queria deixar em uma arquitetura mais simples, porém, mais agressiva no "software" sem ter até de usar uma memória flash se possível, sem tornar o audio um buzzer ambulante de game de 8 bits dos anos 90 rsrs. Brincadeiras a parte, queria chegar a algo bem próximo das imagens abaixo:
    20170923_010916.thumb.jpg.d4a224e52e95609f4b9f56673353c403.jpg20170923_010934.thumb.jpg.54567f94d739e68bd06e4259bc022696.jpg20170923_010900.thumb.jpg.3809c71e71e0f8d7045f135c54d7198f.jpg20170923_011016.thumb.jpg.c7437683b02f0e63d56070298588684b.jpg
    Eu gostaria até mesmo de aproveitar esse case e esse speaker e confeccionar uma plaquinha semelhante, sabe? Vou dar mais uma olhada sobre... Sem ser sd card, mais alguém tem alguma sugestão ou um DIY tuto que podem me recomendar?

PS:@Isadora Ferraz, conheço a diferença... foi um "nó cego" meu! Desculpe rsrs :b 
    @aphawk , vou dar uma analisada no que disse. Parece interessante.

adicionado 4 minutos depois

Inclusive, alguém ai tem um link de confiança para compra de um micro SD de até 512MB? Não acho em canto algum pra comprar sem preocupação (ao menos, aqui no Brasil). Pela falta de opção, talvez eu realmente procure por usar um desses. =T

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda iria de cartão sd mas...

Ah já que é isso... tem ci gravador de áudio só que não me lembro o nome. Um ou dois cliques no google você acha esta alternativa

Compartilhar este post

Link para o post

Tem mp3 players chineses com bateria, entrada de carregador, entrada de mp3 tudo bonito, pronto ... só você adaptar ao teu caso. Agora se quer algo feito por você ai você vai ter que mexer como memória e essa parte mais intricada mesmo... 

Editado por Bommu Perneta

Compartilhar este post

Link para o post
    17 horas atrás, Bommu Perneta disse:

só você adaptar ao teu caso

desde que o sistema saiba e controle o número da faixa que está a tocar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais