Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita termo condutora. Onde encontrar?


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou com um problema de superaquecimento com meu Nokia Lumia 930. Ao abri-lo percebi que o processador e alguns outros componentes estão ligados por uma fita preta para ajudar na dissipação do calor, conforme a imagem abaixo.

 

disassembly_lumia_930_0002.jpg

 

Pesquisando descobri que ela se chama fita termo-condutora.

 

Gostaria dessa fita para melhorar a dissipação de calor no meu celular. Contudo encontro apenas "thermal pads", uma espécie de "espuma" que funciona como pasta térmica. Também encontrei a fita "IFTG - Grafite em fita termocondutiva", mas não acho para comprar.

Minhas perguntas são: Onde consigo encontrar essas fitas? Há outras alternativas?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na gringa o povo parece que tem o mesmo problema... essa fita ai foi feita especialmente para esse aparelho, se você notar ela tem umas 2 a 3 acamadas ... Eu vi um recomendando usar a mesma fita... dá uma enrolada para o outro lado e tenta deixar ele reta e tenta prender ela com alguma coisa...

 

Mas na base da gambiarra você pode usar uma fita de cobre e proteger por cima com outra outra fita para isolar.

Eu pensaria em fazer um outro sanduíche com thermal pads junto com esse cobre. Ou só tentar usar o thermal pad... compra um bem fino mesmo dos adesivos...

 

Mas novamente pode ter gente aqui na comunidade com ideias melhores ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

 

Estou querendo outra fita pois acredito que esta do aparelho não está sendo o suficiente para dissipar o calor... Eu quero aumentar a área de dissipação.

 

Em relação a fita de cobre, se eu isolar ela com fita isolante acredito que ela não vai dissipar todo o calor como deveria =/

 

Também estou com medo de usa-la pois por conduzir eletricidade, tenho receio de provocar um curto e tacar fogo em tudo hahaha

 

Vi que alguns smartphones usam essa fita, mas como o meu não, então não sei..

 

Estou pensando em comprar algum lumia 930 sucata e reaproveitar a fita, mas também tenho receio do aparelho ser roubado, afinal moro no Rio de Janeiro.

 

---- EDITADO ---

O Lumia 720 usa a fita de cobre. Vou arriscar fazer parecido, se queimar eu aviso para não fazerem ;-)

 

00300858.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Consegui encontrar a fita de cobre. Coloquei no smartphone mas não funcionou, continua esquentando bastante. Segue umas fotos do que fiz.

 

Adaptação da fita de cobre no smartphone

 

Coloquei duas camadas de fita, uma sobre a outra. Não deu certo, não dissipa bem o calor. Ele continua bastante concentrado no processador. A notícia boa é que não deu curto.

 

Aqui nas lojas perto de casa não consegui encontrar thermal pads com cola. Pensei em colar com uma fita dupla-face dessas que encontramos em qualquer loja de utilidades domésticas, mas lendo nas especificações vi que elas não resistem altas temperaturas. Devem derreter...

 

Alguém tem alguma sugestão?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passar um pouco de pasta térmica para ver se melhora o contato com o processador melhora ou usar uma thermalpad mesmo...

 

Se não resolver e você não achar substituto nas assistências técnicas ai teria que passar uma segunda fase que seria fazer seu próprio dissipador com uma chapa de cobre (fina ainda, mas maior espessura que a que você está usando). 

 

Bolhas de ar entre as duas camadas de cobre e o mau contato não vão melhorar a dissipação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses aparelhos são tão fininhos... mal tem ar dentro e a ventilação é zero. Posso estar errado, mas acredito que a ideia de se usar um condutor de calor grosso (as citadas fitas) seja transferir o calor para a tampa do aparelho. O material da tampa pode até não ser o melhor dos radiadores, mas tem o mérito de estar em contato com o ambiente externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal!

 

Vou procurar nos ferro-velhos daqui algum pedaço de cobre que me sirva. Em casa eu não tenho nada suficientemente fino. Com um pedaço de cobre rígido a pasta térmica vai ficar mais bem espalhada no processador. 

 

Como a distância é maior entre a tampa do aparelho e o a bateria, vou usar essas fitas térmicas para conduzir o calor da bateria para a tampa, mesmo sem cola.

 

Em breve eu coloco resposta aqui. Se alguém tiver mais informações ficarei grato =)

 

Pesquisando nos fóruns parece que essa alta temperatura do processador em situações normais é um erro de software em alguns aparelhos da Nokia com Windows. Porém como a Nokia já não existe como antes e a Microsoft está abandonando o Windows 10 mobile, só me resta as gambiarras mesmo =/

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...