Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma fonte real boa (e não tão cara) que ainda esteja disponível no mercado.


JansenX

Posts recomendados

Há muito não me preocupava com uma boa fonte de alimentação pois fiquei anos sem um PC. Porém, agora estou com um PC fraquinho e comecei a dar um up nele. Troquei o Athlon II X2 240 por um Athlon II X4 640, tirei 1 pente de 4GB e pus 2 pentes de 4GB 1333 KVR13N9S8/4. A MoBo é uma GIGABYTE M68MT-S2P. Essa placa já está muito defasada e eu gostaria de trocá-la, mas por hora vou fazê-la servir (mais uns 6 meses).

 

A VGA estou de olho na Sapphire R7 350 2gb, que está por volta dos R$ 320,00. Estou até pensando numa Yeston Radeon R7 350 4GB GDDR5, que está a venda na GB por 253 reais, pois ela tem o dobro de memória em comparação com a Sapphire, mas o meu medo é a federal taxar e eu me estrepar.

 

Só para esclarecer, cheguei ao modelo R7 350 procurando uma placa que entregue alta qualidade no Skyrim, que por sinal é o que está me motivando a investir nesse PC. Frisando que não quero montar um PC Gamer ultra *****, quero manter um PC de baixo consumo e que não necessite de ambiente climatizado para funcionar sem ferver.

 

Ah, sei que essa placa R7 é PCI-express 3.0 e minha mobo 1.1, mas vou seguir assim. A menos que alguém aí prove que vou fritar a mobo com a vga ou vice-versa.

 

E é a partir desse ponto que entra em campo a questão da fonte. Pesquisei brevemente e encontrei recomendações mínimas de 430w para segurar essa VGA sem problemas. Fiz também um cálculo no site OuterVision e estimando horas de jogatina desenfreada ele apontou uma necessidade máxima na casa dos 410w. Seguindo essas duas orientações, estou buscando uma fonte real boa, entre 450 e 500w.

 

Qual foi meu primeiro pensamento? Clube do Hardware, lógico. E eis que descubro que os testes de fonte foram descontinuados. Cheguei a encontrar uma lista com todas as fontes recomendadas, mas a maioria de 2011 para trás, o que não serve mais de nada pois é quase impossível encontrar as melhores ainda à venda (a única que encontrei se aproxima dos 500 reais e em um site do qual nunca ouvi falar).

 

Fui buscar outras fontes (de informação) e até encontrei um canal no youtube onde o autor do vídeo testa ao vivo a capacidade de 3 fontes (de alimentação). Também não me serviu pois o vídeo era de 2015 e o modelo que se saiu melhor, uma tal de YesPC ou o contrário, já não encontrei também.

 

Daí vim apelar para uma postagem na esperança de alguém antenado lançar uma luz sob esta treva.

 

Desde já adianto que não me sinto disposto a empenhar uma única pataca furada em fontes da Corsair. Explico. Em 2011 comprei o modelo CX430, um que vinha numa caixa cor de papel pardo, que havia sido testado aqui no CdH.

Paguei na época algo na casa do 130 ou 150 reais. Pois essa fonte não durou 1 ano. Com 11 meses e alguns dias de uso ela pediu as contas. E o detalhe é que o PC que ela segurava usa uma APU, sem VGA externa, e é ligado até hoje num filtro de linha recomendado pelo Faller, um modelo da clone de 8 tomadas que ele testou. Esse PC em questão é do meu irmão e ele substitui a CX430 queimada por uma Cooler Master Elite Power 400 ou 430, pela qual pagou menos de 80 dinheiros no ML. Isso foi em 2012 e até hoje ela está dando conta do recado.

 

É por essa minha experiência que a Corsair está em última instância na minha consideração de aquisição. Mas quem quiser demonstrar que um modelo dela mais atual, dentro da capacidade que já citei, vale a pena, analisarei a ideia.

 

Como escrevo muito vou sintetizar: peço ajuda para escolher uma boa fonte entre 450 e 500 watts de potência real que esteja na faixa do 200 e poucos reais. Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JansenX Você pode pegar uma CX430 ou uma CX450(linha mais nova), também pode optar por CX500(deve sair 290 na pichau) ou cx550(linha nova).

 

Também recomendo fontes xfx, evga, seasonic e cooler master.

 

Fonte não é de Watts "reais", fonte que se diz "real" é bomba, então se ver alguém vendendo fonte de 500W "Reais" pesquise antes e veja que fonte é essa, porque pode ser ruim, o que existe é fonte de 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elder, como eu informei acima e, sobretudo, nesse meu outro post,

não confio na Corsair. Minha experiência com essa marca foi extremamente negativa. Pagar hoje mais de 200 reais por uma fonte que pode não durar 1 ano é algo que não me parece uma boa ideia. Você citou a cooler master. Meu irmão tem uma Cooler Master Elite Power 400 que usou para substituir a CX 430 V2 que queimou em 2013 e até hoje essa CM está funcionando perfeitamente. Eu só não investi numa dessas pois estou pretendendo colocar uma Radeon e por isso gostaria de uma fonte com os atributos mais top como o tal do PFC ativo, selo 80+ etc, mas que fosse, sobretudo, durável. Ah, só ligo meu PC num filtro de linha da Clone, o F8 Plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JansenX disse:

Pagar hoje mais de 200 reais por uma fonte que pode não durar 1 ano é algo que não me parece uma boa ideia. 

Possível que você tenha sido "sortudo" com uma fonte com algum problema.. A Corsair dá 3 anos de garantia nas fontes da linha CX, há tempos..

 

Mas, qual seu orçamento pra fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RS Faria disse:

Possível que você tenha sido "sortudo" com uma fonte com algum problema.. A Corsair dá 3 anos de garantia nas fontes da linha CX, há tempos..

 

Mas, qual seu orçamento pra fonte?

Não creio que eu tenha sido o único... numa rápida pesquisa encontrei ao menos mais 3 infelizes (like me) reclamando de problemas com a CX 430 V2, que vinha numa caixa parda. Mas problemas ocorrem nas melhores famílias, né?

 

Em relação ao orçamento estou (aos prantos) querendo pagar uns 200 reais. Mas, pelo que pesquisei, vi que isso é uma utopia maior do que a paz mundial. Por isso (já agonizando) estou disposto a pagar 300 e nem um centavo a mais. Lembrando que quanto menos, melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JansenX disse:

Não creio que eu tenha sido o único... numa rápida pesquisa encontrei ao menos mais 3 infelizes (like me) reclamando de problemas com a CX 430 V2, que vinha numa caixa parda. Mas problemas ocorrem nas melhores famílias, né?

Que você não é o único é até esperado.. Ainda mais em produtos que são feitos em grande escala.. Sempre tem os 2 ou 3% que tem falhas.. Difícil é ser um dos sortudo dos 3%..

 

 

5 minutos atrás, JansenX disse:

Em relação ao orçamento estou (aos prantos) querendo pagar uns 200 reais. Mas, pelo que pesquisei, vi que isso é uma utopia maior do que a paz mundial. Por isso (já agonizando) estou disposto a pagar 300 e nem um centavo a mais. Lembrando que quanto menos, melhor...

Essa EVGA 450B tá bem perto do que você quer gastar..

 

Só mais uma coisa: 99% dessas fontes do mercado, NÃO são fabricadas pelas empresas que as rotulam.. É tudo terceirizado.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

Só mais uma coisa: 99% dessas fontes do mercado, NÃO são fabricadas pelas empresas que as rotulam.. É tudo terceirizado.. 

Disso eu já sabia pois na análise que o Gabriel Torres fez da CX 430 ele menciona o nome da empresa que de fato fabrica o produto.

 

Quanto a EVGA, o preço está bom. E tem o tal selo 80 plus. A questão é: será que vai durar pelo menos alguns anos? Na boa, se mais uma fonte dessas "boas" queimar na minha mão em pouco tempo, vou empenhar meu rim e pedir pro Faller fazer uma do zero pra mim... ou então jogar fora o PC e me contentar com o meu atari...

 

Mas, falando sério, eu vou procurar mais informações a respeito dela. Valeu pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JansenX disse:

Quanto a EVGA, o preço está bom. E tem o tal selo 80 plus. A questão é: será que vai durar pelo menos alguns anos? Na boa, se mais uma fonte dessas "boas" queimar na minha mão em pouco tempo, vou empenhar meu rim e pedir pro Faller fazer uma do zero pra mim... ou então jogar fora o PC e me contentar com o meu atari...

Selo 80 Plus é irrelevante.. É fácil burlar ele..

 

Sobre durar, eu não tenho a mínima ideia.. Ela é feita pra durar, mas tem outro fatores externos, que podem atrapalhar ela, como usar estabilizadores / No-Break baratos, rede elétrica instável, surtos elétricos, etc.. Pode soar estranho, mas sempre tem o fator "sorte" na compra de alguma coisa.. Não só fontes, qualquer coisa..

 

As duas fontes da EVGA citadas, tem PFC Ativo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...