Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Eolaz

HD6870 morreu com artefatos e onboard também?

Recommended Posts

Bom, minha HD 6870 de 6 anos vez ou outra mostrava certos artefatos no windows como linhas pretas aqui e ali, ou crasheava o driver ali a cada trimestre, bem raro mesmo, e logo em seguida já voltava a responder e saia funcionando normalmente.

Mas ontem eu estava assistindo stream no twitch quando o driver parou de responder e assim que voltou minha tela pareceu um mosaico com vários artefatos, 2 segundos depois ele reiniciou e não passava mais da tela do loading do windows, sempre parando numa tela preta com o PC travado. E já na BIOS apareciam certos artefatos amarelos.

Logo deduzi que que a VGA morreu e decidi botar a onboard (HD 4290) pra pelo menos ter um PC enquanto resolvia esse problema, seja consertando a VGA, botando ela no forno, comprando outra, enfim.

Mas assim que tirei a HD 6870 do PC e liguei usando a onboard também já na BIOS eu vi esses artefatos azuis (gravei os artefatos enquanto fazia um memtest). Mas consegui ligar o PC (aqui uma foto de como fica a tela). Desinstalei o driver da HD 6870, reiniciei, instalei o driver da onboard, reiniciei... e aí começou o mistério: Deu esse BSOD.

Meu PC:
A890GXM-A V1.0

XFX HD 6870 1GB

Phenom II X4 965 3,4GHz

Corsair CX500

8GB Ram

W7 x64

Resumindo:

Sempre que ligo o PC na onboard com o driver dela instalado dá esse BSOD. Mas se entrar em modo de segurança o PC funciona.
Sempre que ligo o PC na HD 6870 com o driver dela instalado o PC trava quando era para aparecer a área de trabalho. Mas se entrar em modo de segurança o PC funciona.

O que já tentei fazer:

Já tentei outro driver, já tentei instalar tudo passando o Driver Sweeper antes, já fiz restauração do sistema e até chdsk. Memtest não acusou nada de errado com a RAM.

Por desencarno já testei outro cabo DVI e outro monitor também.

Só não tentei a mesma placa em outro PC e nem outra placa nesse computador porque não tenho outro PC e nem outra placa haha

O que acham que pode ser? No momento parece que a HD 6870 morreu mesmo. Já a onboard... será que morreu enquanto não era usada? Se sim isso indica que a mobo está morrendo. Ou será que algum curto pode estar causando isso? Se for possível de ser um curto talvez a HD 6870 ainda tenha salvação.

Thoughts?

Editado por Eolaz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente limpar os terminais de suas memórias RAM com borracha escolar e depois passe um papel higiênico para tirar os resíduos. E teste elas individualmente. Se o onboard voltar ao normal, teste após a VGA.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Verdade. Já fiz isso com a RAM e a VGA. Tanto é que fiz o memtest só pra ter certeza e não acusou erro algum.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Eolaz Então, muito provavelmente sua placa ECS está no fim de vida. E de repente sua VGA está até bem.

Pois se ela estiver com problema no chipset de vídeo ou no controlador do Crossfire, poderá e dará problemas na PCI express da VGA.

Tente testar sua VGA em um PC de um conhecido... Creio que ela está boa...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom, só para atualizar o caso: Fiz o procedimento do forno e ela voltou a funcionar normalmente (sem nenhum artefato em momento algum) por 1 mês, só que aparentemente agora ela morreu de vez.

Testado outra placa de vídeo no meu PC e ele ligou normal, já a minha placa de vídeo em outro PC deu ruim.

Vou abrir um novo tópico na área de Recomendação de Hardware pra encomendar a nova VGA. Obrigado a todos pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais