Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor para gerar calor - Rele fotoelétrico


Pablo Cruz

Posts recomendados

Olá pessoal!

Trabalho com Iluminação pública numa prefeitura e troco muitos relés foto-eletricos danificados.

Um dos modelos é o térmico, onde um resistor atua um elemento térmico ( um par bimetálico) com contato NF.

De dia, o LDR tem pouca resistência (entre 0.8k e 5k, entre sol e sombra) e deixa passar uma corrente por um resistor, que aquece, e arma o elemento térmico (contato NF aberto). à noite, com o LDR com um pouco mais de 1M ohm, funciona como uma chave aberta, onde o resistor de dissipação fica desligado, deixando o contato NF em posição normal.

O relé com defeito fica ligado direto, pois o resistor para de funcionar corretamente.

O problema é saber o valor do resistor.  Como ele está avariado, a resistência dele fica diferente. Testei alguns e achei valores que vão de 37k à 64k. As cores no corpo dele ficam desbotadas, esbranquiçadas.  Tem um resisor que ainda (aparentemente) está com as cores - LARANJA, MARRON, MARRON e OURO. Pela tabela, ele é de 310 ohms. Mas em 220v, isso ia dar 156W!!! No multiteste deu 37K.

Percebi que colocando o ferro de soldar por alguns segundos, o par bimetálico ativa. 

Então gostaria que me ajudassem. Que tipo de resistor e qual o valor, que dissipasse esse calor para ativar o relé (acho que uns 70 graus ja dá)? Sabendo que o LDR eu já teria uma resistência de uns 2 ou 3k.

 

Valeu!

59c5d60a7c869_foto(14).thumb.jpg.dd46c41c01598cc4a6b10c8a051fdf45.jpg

59c5d65e6a6b1_foto(8).thumb.jpg.5b967b80cccda9110f2198ee9cd581bb.jpg

59c5d632ad169_foto(4).thumb.jpg.1604cb1e02749a517d21faf59c051e62.jpg

59c5d603507a6_foto(13).thumb.jpg.609fc479448fee62dba60ce9806e0c21.jpg

59c5d6448441c_foto(6).thumb.jpg.a9f6cd10111cef1fb8df3d0b4ff6d899.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter que testar.

Com 27K, a potência nele, com luz do Sol, fica em 1,7W e com sombra. a potência nele cai para 1,3W.

Se com 1,3W o par bimetálico ainda mantém a luz apagada, então ok. Vai depender da transmissão do calor ao par.

Como este resistor (de 27k) recebe até 1,7W máximos, recomendo um resistor com dissipação para 5W. É mais caro que os para 2W, mas vai durar muito, mas muito mais.

Os resistores para 2W poderão queimar em breve.

Considere também, que essas potências indicadas pelo vendedor, o funcionário do balcão, não são confiáveis. Mês passado eu passei por uma situação semelhante. Não acreditei que o resistor ofertado suportaria a potência que o vendedor informara. Como o projeto (e a responsabilidade) era meu, comprei o resistor que supostamente era especificado para 5W. 

Observe, que você deve limitar a potência nos resistores em até a metade do especificado, sob pena de não durar muito e queimar, como aconteceu com o seu resistor, que teve as corres alteradas pelo calor.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

puts.. e eu sempre achei que dentro deste treco tinha um circuito tricomplexo com comparador e tal. Achei trilegal a simplicidade. Bem... o que teorizo... um resistor menor aquece mais do que um maior. Mas nada que algum ajuste mecânico não possa resolver. Há também a opção de 2 de 2w serem mais baratos do que um de 5W mas por ser tratar de órgão público isto tende a não ser relevante.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...