Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faixas diferentes de IPs para internet e servidor local. Só funciona um


Posts recomendados

Galera, sempre que tenho dúvidas/problemas, o Clube do Hardware é uma das minhas principais fontes de pesquisa, contudo, dessa vez não encontrei a resposta para meu problema e conto com a ajuda de vocês.

Meu nível de conhecimento é apenas um pouco acima do usuário comum, ou seja, limitado para esse problema que acredito até ser simples. Vamos a ele:

 

Tenho uma rede num pequeno comercio onde utilizo internet da NET e tenho um servidor linux para rodar um sistema em vários computadores (14).

Tenho um roteador Wireless TP link, aquele padrão, branquinho com uma antena que é ligado no modem da NET e o restante da rede está pendurado nele cabo, auxiliado por dois outros switches hubs. Imagino não ser a melhor e mais bem montada estrutura, mas sempre funcionou bem, até que precisei trocar roteador wireless TP Link (por outro deo mesmo modelo) e o que acontece agora é que, ou eu deixo as máquinas com IP automático e nelas só funciona a internet, ou eu coloco o padrão de IP necessário para comunicação com o servidor Linux e as máquinas comunicam com tal servidor, mas sem internet.

 

Se nas máquinas eu coloco qualquer IP com o padrão 192.168.0.X, a internet funciona, mas preciso colocar IPs no padrão 10.0.1.X e, nesse caso, a internet não funciona.

Como eu falei, tudo funcionava perfeitamente até a troca do roteador Wireless TP Link, portanto, acredito ser alguma configuração nele. Ah, detalhe, a internet via Wi-fi funciona perfeitamente, só a internet via cabo que não funciona ao colocar o padrão de IP necessário à comunicação com o servidor Linux.

 

Amparado em pesquisas que fiz, testei desabilitar o DHCP do roteador TPlink, mas isso não funcionou; pior, nem consegui mais acessar o roteador TP ink depois que desativei o DHCP e o reiniciei. Precisei resetá-lo para poder acessá-lo novamente.

 

Tentarei "desenhar" a estrutura:                                                               

                                                                  

MODEM NET ------> Roteador TP Link --- Servidor Linux

                                                                  --- Computador 1 

                                                                  --- Computador 2

                                                                  --- Switch Hub         --- Computador 3

                                                                                                    --- Demais computadores

Os computadores são todos windows 7.

 

Esepero ter conseguido explicar bem o problema.

Desde já agradeço pela atenção de vocês.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...