Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação para um desktop para simulação Ansys Mechanical


Posts recomendados

Boa tarde, a empresa na qual trabalho quer adquirir um desktop específico para rodar o software Ansys Mechanical. Eles não me deram muitos detalhes do uso além do óbvio (simulação mecânica e análise de elementos finitos), mas eu sei que eles estão dispostos a investir uma grana nisso, pra rodar o programa bem e por alguns anos.

Dessa forma, cabe a mim montar algum especificação que seja boa, bem boa, mas que talvez não os assuste. Também gostaria de saber recomendações de boas lojas de PCs empresariais na região de Florianópolis e Curitiba (eu montaria, mas não sei se quero essa responsa nos ombros). Chuto que um orçamento bom seria R$10.000,00

 

A recomendação do fabricante é:

 

Intel XEON Haswell – E5 26xx v4 series (High clock speed on chip but not necessarily the highest)

  • Turn off Hyper-threading

  • Leave Turbo boost on

Memory (Fastest memory, so 2400 MHz)

  • To operate at maximum speed all memory channels in both processors should be populated with equal amounts of memory.

  • 8 GB per core

Note: Purchasing more RAM will alleviate I/O issues as (1) the solver can use this memory to avoid doing as much I/O, and (2) the operating system can then use available RAM to cache or buffer these I/O that MAPDL writes.

Interconnect

  • QDR or FDR IB interconnect if you will be running on 2 or more nodes in parallel

Hard Drives

  • If possible, SSD drives for the solving drive and/or multiple SAS HDs in RAID 0 array (2 or 4 HDs), 15,000 RPM, RAID 0.

Note: The faster the hard drives the faster the simulation. For DMP, the program writes 8 sets of files (one for each core they run on), so having SSDs with a lower seek time can help avoid having to wait while the hard drive seeks to read/write to all those different files.

Graphics

 • Nvidia Quadro K5200, Nvidia Quadro M6000 GPU

 • We recommend the Kepler K40 (K80 if models are over 5 Million DOF)

 • Nvidia K5000, K5200, K6000

 

Por hora estou pensando no melhor CPU que eles estiverem dispostos a pagar, RAM tem que ser 2400 MHz pelo jeito, estou pensando em 32GB. 256GB de SSD primário, HD de 1TB para os dados, GPU acho que que uma 1080 gtx?? Não sei na verdade.

 

Tem um detalhe: eles querem esse desktop para ontem, mas em novembro há uma viagem do diretor para os EUA e eu soltei a ideia de trazer alguns componentes de lá (teria que ser tudo legal e declarado por ser da empresa). Pelas minhas contas, não chegava a valer muito a pena, mas não sei o que vocês acham...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo dar uma olhada em um Ryzen Threadripper, um 1950X por exemplo é uns 5~10% mais fraco que um i9-7980XE custando metade do preço, com uma mobo X399 ainda tem suporte a Quad-channel e até 64 linhas de PCI para tanto I/O ou GPUs quanto conseguir comprar :v

 

Ou, se quiser economizar, um R7 1700, de 8 núcleos e 16 threads, com uma mobo B350\X370, limitada a Dual-channel por ser mainstream, e "apenas" 24 linhas de PCI. Mas sai por R$~1100,00 e ja te coloca mais ou menos na performance de um i7-7820X.

adicionado 1 minuto depois

*Com o 1950X voce tem suporte a até 1Tb de memoria ECC

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Requerimentos meio antigos, de 4 anos atras.

 

http://www.ozeninc.com/ansys-hardware-requirements-update-2017/

 

Citação

Processor

The latest 64-bit multi-core Intel Xeon and AMD processors with the highest clockspeed and core counts available are recommended. Hyper threading will not improve the speed of simulations, always evaluate the number of physical cores for ANSYS simulation. Always try to get the most recent architecture version of the CPU, even if the clockspeed or number of cores don’t seem to be improved. CPUs today are almost twice as fast as CPUs from 3 years ago listed at the same clockspeed.

http://www.ozeninc.com/ansys-system-hardware-requirements/

 

 

 

 

adicionado 3 minutos depois

Normalmente recomendo o que é melhor no momento da compra. E atualmente, Ryzen é o melhor investimento. Vai precisar gastar o dobro para ter a mesma performance dependendo da aplicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador tens razão. Parei pra ver o Ryzen Threadripper e ele parece realmente incrível. Por enquanto estou considerando o 1920X, já que o 1950X se encontra indisponível na Kabum. E pra refrigerar esse monstrinho, tem que ser arrefecimento líquido?

 

Placa-mãe tem que ser a X399 mesmo, certo? Acho que qualquer uma serviria para o as simulações, já que eu nunca li nada sobre isso. No máximo o suporte para SSDs em RAID 0. 

 

Quanto à memória, 32GB são suficientes para simulação? Eu vejo muita gente com 64GB nos EUA nos workstations, mas imagino que seja porque lá é bem barato. Estou considerando esses 32GBs em 2x16GB 2400MHz, tens alguma recomendação?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, mobo tem que ver suas necessidades, tem umas com mais PCIex16 outras com mais M.2, tem a questão estética também(algumas são basicamente um carnaval).

 

DDependendo, pode pegar a mais barata.

 

 

Memoria, de uma olhada nas Corsair LPX, são memorias de boa qualidade com um bom histórico de compatibilidade. SSD a galera adora os Samsung, mas são mais salgadinhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giufma Cara, a fonte tem que ter 2x conectores 4+4p para CPU.

 

Sobre GPU, tem que ver o programa, ele se beneficia bastante de CUDA(nVidia)\OpenCL(Radeon)? Se sim, da uma olhada nas RX VEGA 56\64 ou VEGA FE, consomem bastante energia, porém, é 26Tflops de processamento, mas, pode sair meio caro de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...