Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE - Ryzen 5 1600 vale a pena?


lucasishii

Posts recomendados

Senhores, eu tenho atualmente esse setup:

FX6300 @4.4Ghz

GTX960

8GB DDR3

 

Me interessei no Ryzen 5 1600 para colocar no lugar do FX, mas para isso eu preciso trocar MOBA e a RAM.

 

Então eu vi um KIT UPGRADE assim:

MOBA: GA-A320M-DS2

RAM: 8GB 2x4GB DDR4 2400Mhz

Ryzen 5 1600

 

por R$1547,73 + frete.

 

A pergunta é... o preço está justo?

 

Eu montei separado na loja que explode e também ficou mais ou menos na mesma média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasishii Este é o preço atual deste setup mesmo, não está acima do mercado (de fato não encontrará mais barato, exceto usado).

 

Agora, se vale a pena ou não o upgrade depende se você pretende manter este pc para no futuro trocar apenas placa de vídeo.

Eu imagino que seu processador não chegue a gargalar sua placa de vídeo, então a troca dele não vai te dar ganhos muito grandes em jogos de imediato, mas irá te permitir upgrades na placa de vídeo melhores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, lucasishii disse:

MOBA: GA-A320M-DS2

Aconselho trocar por uma AB350M Gaming 3. Pouca diferença de preço e mais recursos acessíveis, a exemplo do OC, mais canais de memória, entradas M.2 e afins. 

11 minutos atrás, lucasishii disse:

RAM: 8GB 2x4GB DDR4 2400Mhz

Aconselho esta: 

HyperX Savage 8GB 2666Mhz DDR4 CL13

Single Channel, pouca diferença de preço, e melhor acessibilidade para melhoras futuras em RAM caso necessário. Além de ser mais rápida na menor latência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@lucasishii Este é o preço atual deste setup mesmo, não está acima do mercado (de fato não encontrará mais barato, exceto usado).

 

Agora, se vale a pena ou não o upgrade depende se você pretende manter este pc para no futuro trocar apenas placa de vídeo.

Eu imagino que seu processador não chegue a gargalar sua placa de vídeo, então a troca dele não vai te dar ganhos muito grandes em jogos de imediato, mas irá te permitir upgrades na placa de vídeo melhores.

Então, normalmente eu faço 1 upgrade por ano no meu PC shauhsuh, ano passado foi justamente a placa de vídeo, esse ano eu gostaria de atualizar o processador para que futuramente eu possa trocar a placa de vídeo também...

 

Porém tem mais um motivo, eu ando jogando games que precisam de muito desempenho single core, por exemplo o Guild Wars 2 que roda ~ bem no meu note que nem placa de vídeo tem. Mas no FX chega a ficar 15 fps na pancadaria.

 

Eu vi que esse Ryzen chega a bater o I5 7400 no desempenho single-core e é por isso que estou atrás dele, só estou com medo de pagar caro. (Aconteceu isso ano passado na GPU, paguei 1000 nela e depois o preço despencou)

 

7 minutos atrás, Ian Rossi disse:
20 minutos atrás, lucasishii disse:

MOBA: GA-A320M-DS2

Aconselho trocar por uma AB350M Gaming 3. Pouca diferença de preço e mais recursos acessíveis, a exemplo do OC, mais canais de memória, entradas M.2 e afins. 

20 minutos atrás, lucasishii disse:

RAM: 8GB 2x4GB DDR4 2400Mhz

Aconselho esta: 

HyperX Savage 8GB 2666Mhz DDR4 CL13

Single Channel, pouca diferença de preço, e melhor acessibilidade para melhoras futuras em RAM caso necessário. Além de ser mais rápida na menor latência. 

 

Obrigado pelas sugestões!

 

Mas esse kit sairia 1730R$ e passa um pouco do que eu gostaria de gastar, esses itens fariam realmente MUITA diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasishii Entendi, então faça esse upgrade sim.

Agora, ninguém aqui pode te falar se um dia depois que você comprar todos estes componentes cairão de preço... não tem como saber, né.

 

Eu concordo com as alterações citadas pelo Ian, mas se você não quer fazer todas elas pelo aumento no orçamento, dê prioridade para trocar a placa-mãe. Ter 4 slots de ram no lugar de 2 e a possibilidade de botar uma memória m.2 deixam seu pc muito melhor para upgrades futuros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, lucasishii disse:

Mas esse kit sairia 1730R$ e passa um pouco do que eu gostaria de gastar, esses itens fariam realmente MUITA diferença?

Em questão da MOBO sim, pois tem chance de OC, canais de memória RAM, M.2, OC de memória e afins. A memória poderia ser interessante (já que os Ryzen melhoraram o aproveitamento de desempenho com memórias mais rápidas e menores latências), mas se o kit de RAM que escolheu antes tem um preço consideravelmente mais acessível, elas também vão ser boas o suficiente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

Eu concordo com as alterações citadas pelo Ian, mas se você não quer fazer todas elas pelo aumento no orçamento, dê prioridade para trocar a placa-mãe. Ter 4 slots de ram no lugar de 2 e a possibilidade de botar uma memória m.2 deixam seu pc muito melhor para upgrades futuros.

 

3 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Em questão da MOBO sim, pois tem chance de OC, canais de memória RAM, M.2, OC de memória e afins. A memória poderia ser interessante (já que os Ryzen melhoraram o aproveitamento de desempenho com memórias mais rápidas e menores latências), mas se o kit de RAM que escolheu antes tem um preço consideravelmente mais acessível, elas também vão ser boas o suficiente. 

 

Então está decidido, vou esperar mais 1 mês e pegar esse KIT que você citou, me parece uma opção muito melhor olhando um pouco mais pra frente, até porque vou demorar mais alguns anos para trocar o processador de novo haha.

 

Muito obrigado pela ajuda rápida e direta!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasishii Já que não é urgente e você quer economizar, acho até que vale a pena esperar até a Black Friday.

Os preços têm caído sim neste dia nas últimas edições (não grande coisa, mas caem), e na pior das hipóteses você comprará pelo mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Merlo Ferreira disse:

@lucasishii Já que não é urgente e você quer economizar, acho até que vale a pena esperar até a Black Friday.

Os preços têm caído sim neste dia nas últimas edições (não grande coisa, mas caem), e na pior das hipóteses você comprará pelo mesmo preço.

Então, eu não queria esperar até lá porque ano passado tive uma má experiência, não consegui pegar nada com um preço muito bom( até tinha, mas eu não consegui nem clicar ) e assim que passou a black friday o estoque das lojas estavam péssimos.

 

Aproveitando o tópico, mais uma pergunta...

 

O R5 1400 perderia muito para o R5 1600?

Dando uma breve pesquisada, me parece que o 1400 overclockado chega a ficar com o desempenho do I5 7400 certo?

 

Com o meu orçamento atual eu poderia pegar os componentes que me indicaram e um R5 1400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado a todos que ajudaram.

 

Eu peguei as peças que me recomendaram mesmo:

 

AB350 Gaming 3

R5 1600

só que ao invés de 1x 8GB, peguei 2x 4GB 2666Mhz.

 

Consegui uma pessoa para comprar as minhas peças antigas então o prejuízo não vai ser tão grande! haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...