Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto, cálculo e exemplo de um comparador inversor com histerese


MOR_AL

Posts recomendados

Pessoal!  :thumbsup:
Publiquei um vídeo no Youtube que trata do Projeto, cálculo e exemplo de um Comparador Inversor com Histerese.
Ao final incluo a simulação do circuito calculado, que mostra que o cálculo está correto.
Para não carregar muito o vídeo, que é formado por um conjunto de imagens fixas, reduzi o tempo de exposição de cada imagem para 5 segundos.
Com isso o vídeo ficou bem compacto. Mas pausem o vídeo a cada imagem nova, para poder acompanhar de acordo com a sua velocidade de entendimento. Caso necessário, recuem a projeção para relacionar alguma explicação com alguma imagem.
Para assistir e entender, sugiro que assistam o vídeo em tela cheia e em definição HD. Assim as equações poderão ser visualizadas facilmente.

https://www.youtube.com/watch?v=VE0qYo7tGFQ

Divirtam-se e guardem caso necessitem projetar um circuito similar.
MOR_AL

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuito e desenvolvimento matemático perfeitos e factíveis e muito usados na aplicação prática. Com tanta coisa para dizer (deve ter gasto boas horas montando a explicação) faltou esclarecer aos iniciantes que Vo_ma e Vo_mi são os níveis de saturação positiva e negativa do operacional a serem encontrados nos datasheet do operacional selecionado, varia com o modelo e tb do Vcc que o alimenta.

Aproveito para agradecer ao @MOR pela generosidade com que publica seus artigos, Testando Indutor ou um Enrolamento de Transformador em Fontes Chaveadas faz parte da minha biblioteca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Circuito e desenvolvimento matemático perfeitos e factíveis e muito usados na aplicação prática. Com tanta coisa para dizer (deve ter gasto boas horas montando a explicação) faltou esclarecer aos iniciantes que Vo_ma e Vo_mi são os níveis de saturação positiva e negativa do operacional a serem encontrados nos datasheet do operacional selecionado, varia com o modelo e tb do Vcc que o alimenta.

Aproveito para agradecer ao @MOR pela generosidade com que publica seus artigos, Testando Indutor ou um Enrolamento de Transformador em Fontes Chaveadas faz parte da minha biblioteca.

 

Grato Sérgio!

É sempre um prazer saber que meus trabalhos recebem comentários positivos como os seus. 

 

Devo ter mencionado rapidamente que V0Ma e V0Mi são obtidos do manual. Realmente não me lembro, mas com certeza comentei que estes, em particular para o LM324, vieram do simulador de circuitos Simetrix. Isso porque queria confirmar os cálculos. Então, antes de prosseguir com o trabalho, simulei e medi os valores que o Simetrix me forneceu. Assim, teria todos os parâmetros com os valores corretos para a comprovação. 

 

Realmente. A velocidade da minha internet é lenta. Então tive que condensar ao máximo o vídeo e você está certo. Levei muitas horas para chegar a um compromisso entre qualidade do vídeo, tamanho, e minha internet. Devo ter testado uns 10 procedimentos diferentes.

Parece que enxuguei os bytes ao máximo. Consegui qualidade com cerca de 2,5MB por minuto de vídeo, mas foi um malabarismo.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...