Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CI 555 astável e monoestável talvez?


Posts recomendados

Comecei num novo projetinho...

 

Vi que tem um tópico parecido mas não sei se é a mesma aplicação

 

O que preciso é de um circuto que se assemelha a um alarme de carro 

 

Quando uma entrada (555 talvez ) for acionado dispare um sinal de alerta (led e/ou buzzer ) que depois de um tempo pare, mas se a entrada ainda estiver acionada volte a disparar até que a entrada seja desativada... se parece também com a função soneca do celular. 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação não ficou clara, mas pelo que entendi o 555 no modo astável resolve. No caso vai usar o pino 4 para acionar ou cortar totalmente a saída. Pino 4 em "um" dispara e pino 4 em "zero" desativa.

Se durante o tempo que esteja ligado quiser que o Led/buzzer fique piscando/oscilando vai ter que usar um segundo 555.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 imagine a função soneca do seu celular

 Ele desperta e se você não desligar, em cinco minutos desperta de novo, e de novo e de novo até q você desative o alarme

 

E a mesma coisa q quero com os circuito

a entrada em um , faz o disparo que fica por um tempo e para...

E se a entrada ainda estiver em um volte a dispara pelo mesmo tempo até que a entrda seja desativada (zero).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou sem o editor no momento mas talvez possa te ajudar com um circuito que postei aqui no fórum um tempinho atrás.

 

image.png.bc0d1409c202eef6a0ccab900848ee33.png

 

Quando SW1 estiver fechado Q4 não conduz e o IC2 não dispara nenhum pulso. Quando SW1 abrir, Q4 conduz isso faz IC2 fazer um disparo em Q2 acionando o IC1.

 

Depois que IC1 liga, o LED fica alguns segundos ligado. Quem controla o IC1 é o IC2. Eu ia usar isso ai pra fazer um sinalizador pra proteger um bebedouro com bomba bem pequeno em casa. Preferi usar um attiny85 pra fazer o controle, mais fácil e tranquilo =) O R11 eu acabei por alterar acho que coloquei de 4.7K ou 10K, não consigo acessar o arquivo agora :v

 

Veja se isso ai te ajuda :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88 imagine a função soneca do seu celular

 Ele desperta e se você não desligar, em cinco minutos desperta de novo, e de novo e de novo até q você desative o alarme

 

E a mesma coisa q quero com os circuito

a entrada em um , faz o disparo que fica por um tempo e para...

E se a entrada ainda estiver em um volte a dispara pelo mesmo tempo até que a entrda seja desativada (zero).

Então é isso mesmo que eu disse acima, astavel com entrada no pino 4. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo certo

como disse @Mestre88  um astável com entrada no pino quantro., e outro astável pra fazer o led e buzzer ocilar...

 

@Mestre88 o disparo do primeiro astavel ( pino 4) pode ser vindo de uma fonte capacitiva? 

Devo acrecentar algo? Um  Regulador de tensão?  Um diodo talvez?

 

Outra coisa esses buzzer piezoelétrico de microondas não é só ligar tensão pra eles "apitar"

 

Agradeço a ajuda de todos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva explique melhor de onde vem o sinal que vai disparar o pino 4 do 1º 555.

Pelo que estou entendendo vem da rede. Se for, eu sugiro um opto acoplador. 

 

Com que fonte vai alimentar os 555?

Sobre os buzzer tem dos dois tipos, os que apitam direto e os que precisam de oscilador. Aí precisa descobrir qual é o seu. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva  IC1 fica ativo enquanto o pino 4 estiver em HIGH. Quem controla ele é o IC2. O R11 serve de pull-down... Ele mantém LOW quando Q2 não conduz e o pino 4 fica em HIGH só por causa do R11, a corrente vai preferir ir ao pino 4 do IC1 do que ir ao neutro quando Q2 conduzir e quando Q2 não conduzir, o pino 4 fica ligado ao neutro 0V.

 

O Pino 3 do 555 no IC2 (que faz Q2 conduzir e acionar o pino 4 do IC1) fica ativo por pelo menos uns 3~5s que eu me lembre, mesmo que a chave fique oscilando entre abrir e fechar nesses 3~5s. Se passar os 3~5s a chave estiver fechada, ele desliga o IC1. Se chave abrir, ele volta a ficar 3~5s ativo...

adicionado 8 minutos depois

Pra resetar o IC2, teria que ter um resistor pull-up e um botãozinho em paralelo ali no pino 4 dele que vai pro neutro pra dar o reset :v

 

O @Mestre88 manja muito mais, no tópico me deram outras sugestões neste projetinho ai que acabei por optar numa sugestão dele e da @Isadora Ferraz com mosfet e um mcu. Optei por fazer com ATTiny85 e um 555 pra PWM da bombinha...

 

Eu controlo o 555 pelo MCU... Sempre o MCU deixa em HIGH o pino do transistor que acorda o 555 (pino 4), se o meu sensor indicar falta de água, o MCU deixa em LOW o pino do transistor e o 555 dorme desligando a bombinha e aciona automaticamente somente quando o nível de água estiver acima do sensor por pelo menos 5 segundos. Se o sensor ficar abrindo e fechando (SW1), ele vai resetando o timer até ficar estável por 5 segundos.

 

Este é o tópico, na época eu não tinha entendido bem o que o mestre falou mas depois ficou melhor o entendimento

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Seu piezo elétrico parece que é comum, então vai precisar de um segundo 555 pra oscilar ele. Eu colocaria aqueles de PC, além de serem menores não precisam de oscilador externo. 

Se vai alimentar o 555 com fonte chaveada melhor usar o opto acoplador, assim o circuito fica isolado, é mais seguro. 

O opto acoplador você liga na saída dessa fonte capacitiva. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon obrigado,  mas vou usar o esquema com 1 astável sugerido pelo @Mestre88, como você disse ele manda muito bem... te agradeço muito pela sua ajuda e tempo disponibilizado.

 

@Mestre88 tenho Moc 3020 e PC817, este último e o mais indicado certo?

 

Como testo optoacopladores ? Aciono o led interno e como meço a saida?

 

Forma de usá lo é essa da foto certo?

 

Por curiosidade aquele  circuito de ligar led em 220v ( capacitor~resistor~diodo) serve para acionar o led do optoacoplador....

images (8).png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, melhor usar o PC817. 

O MOC3020 é pra acionamento de triacs em corrente alternada. 

 

Para testar você liga um Led no transistor interno e aciona o diodo dele pra ver se o Led acende. 

No circuito que postou coloque R2 para 1k, aonde está escrito PINO PIC você liga no pino 4 do 555. 

 

Aquele circuito não é muito bom, é de meia onda. O opto acoplador vai ficar ligando e desligando o 555 em 60hz. Se quiser tentar fazer fique a vontade, não tem perigo, mas pode ser que não funcione. 

 

Eu já fiz uma fonte capacitiva mais simples pra isso, com um capacitor de 100nF/400V, 4 diodos ou ponte, um capacitor de 47uF/16V, um diodo zener de 5V em paralelo com o capacitor e um resistor de 1k em serie com o opto acoplador ligado a saída da fonte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

No circuito astavel o que determina o tempo em que a saída fica em LOW?

Aproveitando o esquema feito pelo @carlos Zanon no post #6 onde temos R5, R1, C1 e IC1, temos:

O tempo em baixa depende da soma de R1, R5 para carregar C1. 

O tempo em alta é somente a descarga de C1 através de R1 via pino 7.

Se achar interessante inventei uma forma para fazer os dois tempos do astavel se tornarem independentes 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Mestre88 disse:

e achar interessante inventei uma forma para fazer os dois tempos do astavel se tornarem independentes 

Seria interessantíssimo,  pois preciso do tempo em baixa maior que o tempo em alta, mas não consigo,  pois os tempos são sempre parecidos ou então Alto ta maior...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Seria interessantíssimo,  pois preciso do tempo em baixa maior que o tempo em alta, mas não consigo,  pois os tempos são sempre parecidos ou então Alto ta maior...

No meu caso eu precisava de regular os dois tempos de maneira independente, as vezes a baixa era maior e outras outras vezes a alta deve ser maior. 

No seu caso, se quer somente que a baixa seja maior pode colocar um transistor PNP na saída do 555 para excitar o relé ou um NPN base comum se estiver outro estágio na frente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Sim tem mais um estágio, ele vai acionar o outro oscilador, não entendi a parte da base comum

E não ia entender mesmo é Emissor Comum. Desculpe-me pelo erro, eu tava meio com sono! :lol:

Se trata de um simples inversor, só que aí aparece outro problema que percebi agora, além de inverter o tempo, obviamente vai inverter o estado da saída e quando o primeiro 555 estiver desligado vai manter o segundo ligado, acho que não dá certo.

Então a saída é o circuito que fiz, vou procurar o desenho e depois posto aqui.

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Desculpe a intromissão mas isso...

... não seria apenas questão de um controle de pwm com 555?

Ah, aquele dos diodos... Pode ser também, mas eu nunca vi aplicações dele para baixa frequência como o @Jaime Francisco da Silva precisa. Não sei se funciona.

 

O circuito que eu fiz é esse:

imagem.GIF.780a2576486ff96273cd38a08f9c52f7.GIF

Meio complicado, mas me atendeu muito bem.

Alteramos R1 e R2 em valores entre 1Kohm e 2Mohm e um não interfere no outro. C1 continua com o valor tradicional entre 100pF e 2mF

R1 para o tempo que a saída permanece desligada e R2 para o tempo que permanece ligada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...