Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gabinete aerocool aero 500 (controlador de fan)


Ir à solução Resolvido por Guido Minasse,

Posts recomendados

  • Solução

Prezados, comprei um gabinete modelo Aerocool Aero 500 conforme modelo abaixo:

 

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-aerocool-aero-500-white-edition-window-en55583?gclid=Cj0KCQjw9afOBRDWARIsAJW4nvxpNUx2aS9PuB7640UBUlols0rPAoJ2m2td0x7TpNGxWvQZcDo2r1waAi_vEALw_wcB

 

Estou com a seguinte dúvida: Como faço para utilizar o controlador de fan? Onde encontro fan com entrada de 2 pinos?

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode postar uma foto em detalhe desses terminais? Porque mesmo no site deles é mostrado um FAN de 3 PINOS.

Muito provável que a chavinha simplesmente inverta de 12 para 5 volts(alta e baixa RPM).

Minha sugestão é você ver se sua MB tem sys_fan em quantidade suficiente porque tem muito mais controle do funcionamento dessas FAN.

https://www.aerocool.com.tw/en/chssis/pgs-a/aero-500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.


No momento não estou em casa para tirar as fotos...

 

Mas no vídeo, na parte final, ele mostra as entradas, se tu puder dar uma olhada.... Existe um cabo molex + 4 entradas de 2 pinos.


Acredito que esse cabo molex tenho que ligar na fonte, e os 4 cabos de 2 pinos nos fans, porém não acho para comprar nenhum fan de 2 pinos.

 

 

EDIT

 

Achei algumas fotos, segue:

 

 

IMG_5429.thumb.JPG.f72a9da2ddc805ab74383b60a1853aff.JPG

 

IMG_5428.thumb.JPG.ab5b0f5335d60d89d4dc2dea13c495fb.JPG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...

@Nilton Cezar Nunes Cara, sempre acompanhei o Clube do Hardware pra tirar algumas dúvidas mas hoje criei uma conta só pra te agradecer de verdade! Como novo montador de pcs fiquei em dúvida pois as fans que comprei por fora vinham dois tipos de cabos. Tive uma certa ideia ontem montando o pc do meu primo que tem fonte normal e vim tirar essa dúvida dos cabeamentos (pois é um pouco mais confuso na fonte semi-modular). Em resumo, consegui botar os fans pra funcionar, eu tinha medo de fazer algo errado mas foi bem fácil conectá-las com o gabinete e só colocar energizar o próprio controlador. Tem tantas entradas e cabos que quem não conhece fica realmente confuso. De verdade, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 anos depois...

Eu tenho o mesmo gabinete, eu tinha uma fan que não tinha o conector molex e conectava direto no controlador, e o led ligava.  a uns 2 dias comprei 2 Cooler FAN Rise Mode Wind W1 com led azul e eles vem com 2 conectores. o meu problema é que eu gosto de usar o controlador de velocidade, mas esses 2 fans não ta ligando o led na velocidade low, só na full. e se eu conectar eles tanto no controlador e no molex da fonte, o pc simplesmente não liga. alguém sabe se tem como fazer ele ligar "mesmo que mais fraco" o led neste mesmo modelo de gabinete? sera que tem que ir na BIOS? minha placa-mãe e uma ASUS h110m-cs/br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2023 às 20:21, Dhyego Galvao disse:

 comprei 2 Cooler FAN Rise Mode Wind W1 com led azul e eles vem com 2 conectores.

 

Essa fan vem com dois conectores para fazer a mesma coisa ou usa um ou o outro, o de 3 pinos ligado na placa-mãe (SYS-FAN, CHA-FAN...) ou o Molex na fonte.

  • - Conector: 3 pin ou Molex
Em 20/12/2023 às 20:21, Dhyego Galvao disse:

o meu problema é que eu gosto de usar o controlador de velocidade, mas esses 2 fans não ta ligando o led na velocidade low, só na full.

 

Porque nesse gabinete antigo o controle de velocidade da fan é por redução de tensão, de 12v para 5v.

Provavelmente o circuito que tem no fan para acender o LED, que abaixa a tensão de 12v par 2 ou 3v requeridos pelo LED não funciona com 5 volts. 

 

 

Em 20/12/2023 às 20:21, Dhyego Galvao disse:

...e se eu conectar eles tanto no controlador e no molex da fonte, o pc simplesmente não liga. 

 

Não liga porque esta causando um curto ligando os dois conectores ao mesmo tempo e a fonte desarma, sorte que não queimou nada. Ou usa o Molex ou o de 3 pinos, nunca os dois ao mesmo tempo.

 

E

 

Citação

... na velocidade low, só na full.


Os fans que comprou são fracos:

  • - Fluxo de ar do Fan: 50 CFM (na pratica deve ser menos).

Então para que vai querer reduzir a rotação deles, o vento que farão ligados em 5 volts não servira para nada.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, 1lokos disse:


Os fans que comprou são fracos:

  • - Fluxo de ar do Fan: 50 CFM (na pratica deve ser menos).

Então para que vai querer reduzir a rotação deles, o vento que farão ligados em 5 volts não servira para nada.

 

 

hum, estou entendendo. se possível me recomende fans, por favor. de preferência de 3 pinos com bom fluxo de ventilação.
o problema que eu no momento não consigo pegar um com preço absurdo. no maximo 60 pilas. e de preferência azul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler Master Sickleflow 120 Blue - R$ 42,99 - tem fluxo de ar e pressão razoáveis e faz pouco ruído.

  • LED fixo na cor azul - atenção que não tem como desligar o LED.
  • PWM - conecta num conector SYS_FAN da placa-mãe para que a curva de fan no BIOS controle a RPM em função da temperatura do CPU.
  • Fluxo de ar: 62 CFM ± 10%
  • Pressão do ar: 2,5 mmH2o ± 10%
  • Nível de ruído:8 - 27 dBA

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...