Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

é depressivo ver como as coisas mudam.
antigamente o Clube do Hardware éra meu principal guia para resolver tanto meus problemas como problemas de clientes, aprendi muito neste site, e sempre tive medo de um dia ele sair do ár.
o clube sempre foi um local para discussão entre técnicos, pessoas bem informadas, sempre apresentando conteúdo sobre tudo q envolvia computação, e sempre gratuita. tenho orgulho em dizer q li todos os artigos do site em época remota (pro lado de meus 13 - 16 anos). 
detalhes sobre funcionalidade de cada componente de um computador, sobre cada novidade do mercado, até mesmo matérias sobre componentes q nem mesmo existiam mais a venda no mercado, como as fontes do tipo AT.

Hoje sempre q entro atrás de informações e guias fico mais cheio de perguntas do q de respostas, a impressão q tenho é de que o local virou algo com fim lucrativo (e não deixa de ser verdade), antes os milhares de artigos q ficavam na pagina principal, sobre componentes ficam espalhados, e de certo modo meio de lado, nada tem uma aparência profissional, os artigos são fracos e pouco detalhados, os membros são praticamente 80% formados por leigos q n sabem nem mesmo o que é o Cas de uma memoria, ou mesmo para que serve o cache de um processador, todo o forum está contaminado com pessoas q n entende nada e simplesmente dão respostas vagas tão obvias q até mesmo meu filho de 9 anos já teria tentado.

O maior site/Forum sobre informática do Brasil está morrendo, e virando algo com fins lucrativos, e o pior de tudo é saber q o dono ou um moderador qualquer vai simplesmente apagar esta msg e ignora-la (pois provavelmente vai achar difamatório).

enfim é só mais um desabafo e um adeus, nunca havia criado cadastro no forum no passado, criei a pouco tempo para sanar uma duvida, porém ninguem nem mesmo soube me dar uma resposta q n fosse amadora.

obg criador do Clube do Hardware, por ter proporcionado por tantos anos tudo q o site era, e me desculpe pela sinceridade, mas atualmente ele se encontra uma verdadeira zorra, e de certo modo um lixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Gabriel tinha um blog ou algo semelhante, sobre a situação financeira do CdH, como um todo.. A crise de alguns anos atrás, afugentou muita gente da área (anunciante, patrocinadores) e que ajudavam a manter, de certa forma, a estrutura do site..

 

Como o CdH foi sempre mais baseado no voluntariado do que no business, meio que deu nisso.. Era pra ter fechado, há uns 2 ou 3 anos..

  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Trugilio Moreira Marinho Todos os membros, moderadores e coordenadores "trabalham" voluntariamente, ninguém é pago pra fazer nada e mesmo assim tentamos ajudar os membros com suas dúvidas e problemas... Mesmo usuários leigos muitas vezes erram tentando ajudar e ainda existe pessoas que reclamam disso... Imagine se a gente proibisse pessoas leigas de acessarem o fórum... Não seria nada legal, certo?

 

Citação

Hoje sempre q entro atrás de informações e guias fico mais cheio de perguntas do q de respostas, a impressão q tenho é de que o local virou algo com fim lucrativo (e não deixa de ser verdade), antes os milhares de artigos q ficavam na pagina principal, sobre componentes ficam espalhados, e de certo modo meio de lado, nada tem uma aparência profissional, os artigos são fracos e pouco detalhados, os membros são praticamente 80% formados por leigos q n sabem nem mesmo o que é o Cas de uma memoria, ou mesmo para que serve o cache de um processador, todo o forum está contaminado com pessoas q n entende nada e simplesmente dão respostas vagas tão obvias q até mesmo meu filho de 9 anos já teria tentado.

 

Ninguém é obrigado a ser técnico de informática ou algo parecido para participar do fórum... A maioria dos usuários são inclusão digital, não podemos mudar isso...

 

Outro problema é a situação financeira, como explicou @RS Faria

 

Sinto muito se o site não atende suas expectativas como já atendeu algum dia, mas estamos dando o melhor para os usuários...

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @Leonardo Trugilio Moreira Marinho eu agradeço à sua sinceridade e seu feedback. Eu recebo bem este tipo de crítica, pois muito do que você fala faz sentido e estamos cientes. Não vamos apagá-la, pois nós não fugimos de críticas quando elas são bem fundamentadas e feitas de forma respeitosa, como foi o caso! :)

 

Alguns pontos que você menciona que quero expandir, para que todos os usuários fiquem cientes.

 

Clube do Hardware é um site com fins lucrativos

 

Sim, sempre foi. Isto aqui é uma empresa, o objetivo final de uma empresa é o lucro, ou ao menos conseguir pagar nossas despesas para manter o nosso serviço no ar. Nosso site não é uma instituição de caridade ou uma ONG.

 

Porém, sua crítica talvez seja por conta do excesso recente de anúncios, e até 2013 não tínhamos tantas propagandas. É verdade. O que acontece é que a partir da crise brasileira, que se iniciou em 2013, todos os anunciantes sumiram (com exceção de um). Nosso faturamento a partir de 2013 passou a ser apenas 25% do que era "antigamente", com as mesmas despesas fixas. Com isso, passamos a funcionar no vermelho. Para solucionar isto tivemos de dispensar vários colaboradores, diminuir a remuneração dos existentes e aumentar a quantidade de anúncios oriundos de redes de anúncios (que pagam bem menos do que anunciantes diretos, por isso a necessidade de uma maior quantidade). Esta é a solução ideal? Não. Mas entre tirar o site do ar e aumentar a quantidade de anúncios, preferimos a segunda opção.

 

Esta menor verba também afetou a produção de conteúdo, por exemplo, as análises de fontes de alimentação e os tutoriais, muito embora agora em 2017, a pedido dos usuários, eu tenha feito pessoalmente vários vídeos.

 

Também lançamos o projeto "VIP", onde usuários que gostam do nosso site podem colaborar e acessar o site sem propagandas e colaborar para que a gente continue no ar. Interessante que de mais de meio milhão de usuários cadastrados, apenas duas dúzias de usuários de prontificaram a nos ajudar financeiramente.

 

A qualidade dos tópicos e das respostas caiu muito

 

Isto é também verdade, e explica-se pela entrada na internet de uma nova geração de pessoas que não têm a cultura de fórum. Chegam aqui, postam uma dúvida com péssimo português, com título que não descreve a dúvida e em local errado e depois reclamam se não há resposta em 5 minutos. Acham que isso daqui é como o Facebook.

 

Uma nova geração que quer tudo de graça, acha que devem ser respondidos e atendidos de graça, e nem falam "obrigado" depois. Não valorizam educação e se dizem "especialistas em hardware" só porque montaram um computador e ele ligou.

 

O que você fez ou tem feito para nos ajudar?

 

Por fim, deixo uma provocação. Você reclama do baixo nível dos usuários e que você acessa o fórum há anos. Mas seu usuário tem apenas um post. Isto significa que você mesmo não fez nada para ajudar a melhorar esta situação. É fácil criticar, e que tal ajudar?

 

Abraços!

  • Curtir 7
  • Amei 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Gabriel Torres
    Antes de tudo Muito Obg pela resposta, eu realmente n esperava por ela, mas foi gratificante ver q se importa.
    e quanto a colaboração, sim vou com certeza estar tentando ajudar o máximo q puder, e sobre meu usuário, como eu disse no tópico eu realmente criei apenas a pouco tempo, infelizmente deixei meu lado critico aflorar bastante na hora de criar o tópico.

    porém o que me deixou sentido nas mudanças do clube n foram em si os anúncios, sei bem q a grande maioria dos sites sobrevive a partir deles. O conto crucial do assunto na verdade foi o desaparecimento da página inicial de matérias como as de antigamente: "processador (como funciona)", etc...
    Estes realmente eram de suma na popularidade do site, acabei vindo fazer esta critica por conta de alguns alunos, pois sempre indiquei o site para muitos, e a alguns dias alguns me retornaram dizendo q n conseguiam aprender nada com o site, eu achei impossível!!  Pra falar a vdd só notei o desaparecimento das matérias depois desses comentários, pois a muito eu apenas acessava o fórum e apenas observava os posts (acabei criando o cadastro apenas para fazer o post anterior a este).

    Enfim, obg pela resposta, e sempre q tiver como estarei passando para tentar ajudar no que puder os usuários (a pesar de n dispor de muito tempo livre (Pois trabalho em uma empresa, presto atendimento remoto a mais duas, e no tempo livre uso para meu laser q é jogar). Mas o que me disse é vdd, cobrei sem nunca ter colaborado, peço perdão por isso e admito meu erro.

    Um abraço de um Fã

    • Curtir 3

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Leonardo Trugilio Moreira Marinho Sim, sempre que der dê uma ajudazinha aqui. :thumbsup::D

    E mesmo hoje, que não há os testes que estávamos acostumados a ver, ainda assim lendo os tópicos e conforme for as respostas de várias pessoas, mesmo as vezes incorretas ou aparentemente incorretas, dá para se tirar várias dúvidas. Pois sempre surge uma luz no fim do túnel e vamos indo assim...

    Ensinando o que sabemos ou com experiências próprias, ajudando quando não sabemos muito e juntamente com as pessoas com dúvidas, aprendendo sempre.

    Pois a cada dúvida que surge é uma maneira de pesquisarmos e adquirirmos mais conhecimento além de esclarecer o próximo.

    E quem sabe acaba surgindo dentre todos os membros e usuários do CdH uma ideia brilhante que faça o clube dar uma crescida novamente e deixar de depender de anúncios e caminhar novamente com as próprias pernas.

    O difícil de tudo é a falta de interesse das pessoas em geral que simplesmente não querem ou acham que não precisam de conhecimento. E das empresas e instituições diversas, que não convém citar quem são, que não querem investir e não querem que as pessoas sejam inteligentes em conhecimento. Pois pessoas sem conhecimento, são facilmente manipuladas.

    Isto é muito triste para a sociedade em geral e prejudica tudo e todo mundo.:tw_dissapointed_relieved:

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Wagner Ruaro

    O difícil de tudo é a falta de interesse das pessoas em geral que simplesmente não querem ou acham que não precisam de conhecimento. E das empresas e instituições diversas, que não convém citar quem são, que não querem investir e não querem que as pessoas sejam inteligentes em conhecimento. Pois pessoas sem conhecimento, são facilmente manipuladas.

    Isto é muito triste para a sociedade em geral e prejudica tudo e todo mundo.


    Falou toda verdade, eu fico meio pasmo com a burrice e ignorância da sociedade atual, tem horas q penso q estamos regredindo...
    Sdds da época em que o cérebro valia mais q dinheiro.
    é deprimente observar as gerações atuais, eu realmente passo muito tempo procurando nos fóruns do clube procurando respostas, muitas vezes pagina por pagina de um post, vejo muita brincadeira e pouca seriedade nessa nova geração.

    N sei dizer se foi pelo fato de ter de administrar uma família cedo (17 anos) e me virar no mundo, ou se talvez por criação, mas minha cabeça era bem diferente da deles.

    e por falar em ideias (talvez tenha e eu ainda n tenha observado), por que não incluir no site um ou mais salas de chat? já estamos praticamente mudando o rumo do post para uma conversa, talvez algumas pessoas sintam falta de algo semelhante, é apenas uma ideia :D

    Editado por Evandro
    removendo formatação
    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sim toda ideia tem que ser analisada e amadurecida para que, se de repente a ideia original não der certo uma melhor acaba surgindo. Assim como algo que já tem, que é a feira do rolo. Mas que poderia vir a ser algo semelhante ao ML mas só referente a tecnologia.

    Um tempo atrás estava precisando de algo que nem me recordo agora e até houve anúncios do que eu precisava em fóruns já extintos. Que não estão no ar mais, só existem em lembranças.

    Os argentinos do ML estão crescendo cada vez mais...

    Enfim, creio que o que não falta são idéias. Mas o difícil é sempre colocar em prática e a parte financeira sempre rege este tipo de decisão.

    Mas toda ideia é sempre bem vinda...:D

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    8 horas atrás, Leonardo Trugilio Moreira Marinho disse:

    O conto crucial do assunto na verdade foi o desaparecimento da página inicial de matérias como as de antigamente: "processador (como funciona)", etc...

     

    Nós temos feito muitos vídeos neste sentido este ano, não sei se você tem acompanhado. Mas recado recebido, tentarei focar mais em tutoriais.

     

    8 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

    O difícil de tudo é a falta de interesse das pessoas em geral que simplesmente não querem ou acham que não precisam de conhecimento.

     

    Concordo plenamente. Isto daí é o ponto-chave. Esta nova geração não quer aprender, só quer as coisas prontas. É o efeito de perguntas de 140 caracteres e "na Internet tem tudo de graça". É um problema inclusive para o futuro do país.

     

    PS: Gostaria de agradecer à discussão de alto nível propiciada neste tópico. É justamente desse nível mais elevado de entendimento que precisamos aqui no geral!

     

    Um grande abraço a todos!

    • Curtir 3
    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Em 26/09/2017 às 22:07, Gabriel Torres disse:

    Isto é também verdade, e explica-se pela entrada na internet de uma nova geração de pessoas que não têm a cultura de fórum.

    @Gabriel Torres, já pensou em algo no formato de um Q&A, como Stack Overflow, ao invés de fórum?

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Ptkato Sim, não creio que funcionaria, pois este formato é bom para perguntas e respostas, mas há vários setores onde nossos tópicos não são apenas perguntas e respostas. Há muitos tópicos onde discutimos tecnologias, o futuro, etc, que não funcionariam bem nesse formato sugerido.

     

    Abraços.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Em 02/10/2017 às 08:50, Gabriel Torres disse:

    @Ptkato Sim, não creio que funcionaria, pois este formato é bom para perguntas e respostas, mas há vários setores onde nossos tópicos não são apenas perguntas e respostas. Há muitos tópicos onde discutimos tecnologias, o futuro, etc, que não funcionariam bem nesse formato sugerido.

     

    Abraços.

    O ambiente de fórum ainda precisa ser tradicional, não precisa "acompanhar" o imediatismo de rede social...rsrs

     

    att

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×