Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Algoritmo preço de custo e preço de venda VISUALG


Posts recomendados

Bom dia Pessoal!

 

Mais uma vez estou com dificuldade em continuar o código, nunca fiz nenhum com essa dificuldade e empaquei logo no inicio do código e não consigo continuar pois não sei direito as formulas matemáticas  e ainda não decorei também para fazer. Gostaria de uma ajuda para chegar ao resultado final,  Eu conseguindo fazer e tirar a duvida  nesse primeiro os próximos parecidos acho que ficariam mais fácil para fazer. Segue tópico da duvida:

// Função : Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de 
// venda de 40 produtos. Mostre como resultado se
// houve lucro, prejuízo ou empate para cada produto. Informe media de 
// preço de custo e do preço de venda.

//Parte que ja impaquei bem no inicio:

algoritmo "Exercicio22"
var
   pcusto,pvenda,mcusto,mvenda: real
   x: inteiro
inicio
   para x de 1 ate 40 faca
      Escreval("Qual o preço de custo do produto? R$")
      (pcusto)
      Escreval("Qual o preço de venda do produto? R$")
      (pvenda)
fimalgoritmo

 

 

Obrigado a todos desde j

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @leandromichetti.

 

A dica é simples: comece do mais simples, e vá ajustando para o mais complexo.

 

Faça esse mesmo algoritmo apenas para 1 produto e posta o código aqui.

 

Algo como:

Citação

 

Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de venda de um produto. Mostre como resultado se houve lucro, prejuízo ou empate.

 

 

 

Mais pra frente faça com 3 produtos;

Após, faça com 3 produtos e calculando as médias.

Por ai vai...

 

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo apenas com 1 produto não consigo continuar, não sei as formulas de custo lucro e porcentagem direito to tentando aprender porcentagem venda e lucro no youtube mas mesmo assim ta difícil de aplicar e continuar:

 

algoritmo "Exercicio22"
var
   pcusto,pvenda,mcusto,mvenda lucro: real
   x: inteiro

inicio
      Escreva("Qual o preço de custo do produto? R$")
         Leia(pcusto)
      Escreva("Qual o preço de venda do produto? R$")
         Leia(pvenda)
      lucro <- venda - custo
      Se lucro 
fimalgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @leandromichetti.

 

 

29 minutos atrás, leandromichetti disse:

Mesmo sendo apenas com 1 produto não consigo continuar, não sei as formulas de custo lucro e porcentagem direito to tentando aprender porcentagem venda e lucro no youtube mas mesmo assim ta difícil de aplicar e continuar:

Faz parte.. você tem que pesquisar sobre o tema, o que também inclui aprender a pesquisar.

 

Um dos objetivos dos exercício, além de desenvolver a habilidade de programar, também está em aprender um pouco sobre tema.

 

Mas vamos ao enunciado (o que está sendo pedido):

1 hora atrás, Simon Viegas disse:
Citação

 

Faça um algoritmo que receba o preço de custo e o preço de venda de um produto. Mostre como resultado se houve lucro, prejuízo ou empate.

 

 

Inicialmente faz uma analise... veja, não precisa se aprofundar no tema... o que é lucro, prejuízo ou empate? perceba que é trivial.

 

Lucro é quando o foi vendido com um valor maior do que gastou (custo);

Prejuízo é quando gastou mais do que o preço da venda;

E empate é quando você vendeu o produto com o mesmo preço que teve custos com ele, ou seja, não perdeu, nem ganhou. Teve lucro zero.

 

Não tem mistério... mas aproveita e dá umas pesquisadas sobre o tema: ex.:
https://www.google.com.br/search?q=calculo+de+lucro

 

No aguardo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala simon beleza!
 

Putz cara mesmo assim não consigo, vou deixar pra lá e tentar fazer o proximo exercicio, se alguem futuramente postar ele dando continuidade no meu ou corrigindo o meu, e eu vendo como faz seria de grande ajuda. mas esse negocio de porcentagem lucro e prejuizo nao entra na minha cabeça. Eu teria que ver um concluido para fixar o jeito de fazer. Vou aguardar quem sabe alguem nao poste a solução no futuro. Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não cara... você que está criando uma tempestade em copo d'água, rs. Se trata de uma simples verificação do resultado do lucro. Se é positivo, negativo ou 0.

 

Veja:

21 horas atrás, leandromichetti disse:

lucro <- venda - custo

 

Não tem mistério.. e nem precisa se aprofundar no tema (eu acho interessante, mas não é obrigatório), nem usar exatamente os termos técnico (é desejável tb).. só ter uma noção básica.

 

 

Exemplo, eu trabalho com manutenção de celular (hipoteticamente). Tenho custo mensal de R$ 2900 (peças, aluguel, energia, água IPTU, a ponta do PM para vigiar meu estabelecimento, publicidade, etc etc, vamos supor que todo meu custo geral dá isso). Se eu consigo vender mensalmente meu serviço num total R$ 1950 por mês, eu tenho lucro, prejuízo ou empate?

 

Lucro = Venda - Custo.

Lucro = 1950 - 2900

Lucro = -950. Logo tenho PREJUÍZO de R$ 950.

 

 

se lucro maior que 0, teve lucro; (pois vendeu o produto num valor maior que o custo que teve nele)

se lucro menor que 0, teve prejuízo; (vendeu por um preço inferior aos seus custos)

se lucro igual a 0, teve um empate... (ou lucro 0)

 

 

 

No aguardo.

adicionado 7 minutos depois

ADENDO:

Perceba que é só uma questão de abstração. Seu código se resume em simplesmente verificar se um número é positivo, negativo ou 0. Apenas muda que esse número vem de uma conta de subtração, ou seja, numero = A - B. Percebe? não faz de diferença de onde o número vem... só quer saber se ele é positivo, negativo ou 0. No problema ele chama os positivos de "lucro", os negativos de "prejuízo" e o 0 de "empate", saca?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...