Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kernel, serviços e funcionalidades


Caleg

Posts recomendados

Boa tarde! 

Estou com umas dúvidas em relação às funcionalidades do kernel. 

 

Se, por exemplo, o kernel do linux estiver presente em diferentes sistemas operacionais, o conjunto de serviços desses sistemas serão iguais ou podem ser diferente? Supondo que todos esses sistemas usem a mesma versão, os kernels darão o suporte aos mesmo hardwares? 

 

Se eu copiar todos os sistemas de arquivos do cartão de memória de um roteador para disco SATA e colocar num computador com um processador compatível com o do roteador, junto com as placas de rede, vídeo, etc, o pc iniciaria normalmente e funcionaria como um roteador?

 

Tentei pesquisar na internet mas não consegui encontrar nada a respeito. Se alguém tiver algum artigo/livro para recomendar sobre esse assunto também ficarei muito grata!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou a melhor pessoa para responder isso, mas creio que depende de como o Kernel foi compilado. A mesma versão de um kernel pode ter suporte a diferentes tipos de equipamentos dependendo dos módulos que foram compilados. Um kernel das distribuições que conhecemos é compilado para processadores x86 (AMD e Intel) enquando que roteadores usam processadores ARM. Para usar o mesmo kernel de uma distribuição em um roteador seria necessário recompilá-lo com suporte para a família de processadores ARM e, também, com os módulos necessários. Claro que estou sendo bastante superficial, gostaria de ver uma resposta mais técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Caleg  não. 

 

Um kernel para AMD por exemplo pode não funcionar em um AMD-k10, ou se funcionar em K10, não o fará em Athlon. Ou, ainda, se o kernel for compilado com o "compile only loaded modules" daí que dificilmente funcionará em outro PC.

 

Mesmo entre pcs iguais, exatamente iguais, pode haver discrepância. Então, salvo kernel "vanilla" que é um kernel stock, todos os demais tem chances de, mesmo que numa arquitetura semelhante, não funcionarem, ou serem limitados.

 

Exemplo meu. Eu tinha um FX6300, e migrei a um fx8320e. O sensor de temperatura não funcionava no meu kernel, porque eu mantive o "fintek" na hora de compilar, mas esse fintek do 8320e só existiu a partir de uma versão acima do meu kernel. eu compilei na época o 3.10.2 e o fintek do 8320e era a partir do 3.10.2-5 (patch) ou 3.10.3 nativamente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...