Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para trafo lava louça


Lica Beck

Posts recomendados

Estou tentando consertar a placa da lavalouça GE pois não existem peças para esse fabricante que faliu, deixando os consumidores sem informação. Infelizmente a rede de 110v de casa foi energizada em 220v e com isso a máquina não ligou mais. A placa aparentemente está ok sem componentes queimados. Desconfio do trafo e por isso gostaria de dicas de como substituir ou testar para ter certeza que está queimado. O modelo original: TYPE WQP12-9249.D-1 INPUT 1-4 AC 120v 60hz OUTPUT 6-9AC 10.5 420mA. Como não encontrei no mercado, peço para quem puder me fornecer alguma especificação de modelo semelhante. A entrada de energia está normal e o disjuntor também.

Placa Lava louça.jpg

Transformador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prestando atenção em como está escrito na etiqueta do trafo vejo que é assim:

Pinos 1 e 4 entrada 127VAC

Pinos 6 e 9 saída de 10,5VAC

É uma tensão só, ao ligar a máquina só veja se tem 127V de um lado e 10,5V do outro.

Transformadores de 9 ou 12VAC também vão servir, já que a placa tem um regulador de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando a placa por baixo, percebe-se na entrada 4 perninhas ou soldas sendo duas na trilha do neutro e duas na trilha da fase. Então entendo que são 4 pinos, de 1 a 4. Na Saída eu vejo 6 pernas ou pontos de solda sendo que os dois primeiros e os dois últimos estão interligados em trilhas. Os dois centrais não me parecem ligados a nada. É isso mesmo?

Verso placa lava louça.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas vezes o carretel sobre o qual é enrolada a bobina tem mais terminais que o necessário.  Mesmo assim elas também são soldadas, mesmo que não indo a lugar nenhum, para ajudar na fixação mecânica do trafo.

Debaixo dessa capinha azul tem um fusível. Já examinou ele?

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fusível bom. Queima tudo menos ele. ..

Seguinte... Caso o teste do primario dê aberto, este trafo usa ter um tal de fusível térmico por dentro. Uma frescura de norma UL.  Ainda que isso suscite impulsos de verdadeira agressividade técnica, eu (eu) já consegui recuperar alguns trafos deste soldando um fiozinho bem fino no tal fusível.  Hás de ter alguma habilidade/paciência/carinho  pra achá-lo nas entranhas do trafo (e um extintor por perto antes de ligar.. brinc .. exagerei um "pouco").

Caso não te sintas a vontade com isso, meta a mão no bolso e compre um trafinho destes (claro depois de confrmar seu defeito) Barato...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito de testes e resistências mas fiz o seguinte (usando lógica e meus conhecimentos de elétrica): Energizei a placa em 110v (ou127v) através da tomada. Usei a escala ACV250 do multímetro e fui medindo no verso da placa, os pontos de solda entre fase e neutro. A entrada está ok 110v. Depois tem um varistor e um outro componente que fornecem 110v para a entrada do trafo. No varistor chega 110v. O próximo componente (não sei o nome - um retângulo amarelo entre o trafo e varistor) também chega 110v. Quando coloquei as pontas nos 4 pinos de entrada do trafo, não houve nenhuma medição, os ponteiros não mexeram com nenhuma combinação fase neutro. Acredito que o próximo passo seja retirar o trafo para confirmar isso. Procurei no mercado e não encontrei trafo com essas especificações. Me indiquem, por favor, qual é um substituto para esse trafo que acredito ser o problema?

adicionado 13 minutos depois

Verso Teste.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformador é uma máquina estática que divide (ou multiplica) na saída a tensão que tem na entrada. Esse seu divide a tensão de entrada por 11X. Se a tensão que entra nele é de zero volt, zero dividido por 11 é zero na saída dele.

Se não tem tensão na entrada do transformador é porque tem algum problema antes dele.

Sobre o fusível , disse que fez uma continuidade nele e o meter  apitou.Um loop realizado por algum componente em curto + cobre do transformador pode te dar uma falsa continuidade. Retire o fusível da placa e refaça a continuidade sobre ele.

Não vou ficar falando de  outras possibilidades, uma coisa de cada vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois eu falo... Se minha bola de cristal técnica não esta falhando,...

 

isso aqui é um relé. Só vai ter V no trafo se ele deixar 
Este simbolo quadrado preto aí ó ....................   |
                                                        |
                                                       \./   
                                                        |

       

Verso placa lava louça.jpg  

 

 

Veja o que controla e se está liberando ele. Trem doido parece que vai pro ci. Eu (eu) ligaria direto os contatos do relé. Não faça isso!!

 

É importante é você saber medir continuidade do primario do trafo também. Uns 500 a 2000R. Qualquer trafo 127/9V/200mA a princípio dá certo

adicionado 1 minuto depois

puts... tentei... Nada a ver o lance do relé acho... ele deve controlar outra coisa... Mas .. tentei né...

abç

adicionado 6 minutos depois

Ah sim... eu não edito pois o meu bloqueador de bloqueador de bloqueio de propaganda dá pau.

 

Assim sendo, desconsidere e ...

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

minha bola de cristal técnica não esta falhando,..

... admito a falha.

Herrar é umano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei o fusível e refiz os teste com a placa energizada. A energia não chega no primeiro ponto que seria o varistor. Coloquei o fusível e chegou 110v no varistor. O próximo componente pode estar com problema pois não encontrei 110v chegando. Ou será o varistor?

adicionado 12 minutos depois

Pelo que pude entender da placa: Recebe energia que vai ao trafo e aos relés (5 relés) que controlam o motor etc....

O trafo manda 10,5 para o CI , para as placas de seleção de programas no emaranhado de trilhas central. Existe um relé entre a fase de entrada e esse emaranhado central.

Qual é a peça do símbolo ------| |------------?

adicionado 14 minutos depois

Esse trafo é 127/10,5 e 420mA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varistor é um  componente que começa a entrar em curto quando a tensão sobre ele começa a ultrapassar seu valor nominal. Nesse circuito, é o responsável por estourar o fusível em caso de sobre-tensão.

Se tem 127V entre os terminais do varistor  isso é bom sinal. Olhando para o verso da placa, nessa última foto que postou, a tensão que tem sobre o varistor e sobre o capacitor também tem que estar presente no primário do transformador. Na foto o  que consigo ver é uma continuidade. Se esta continuidade não está acontecendo, tens um problema de trilha partida, uma discreta interrupção, talvez falha durante a confecção da placa e que rompeu por ocasião do surto de tensão. Com o circuito desligado, vai seguindo a trilha a partir do varistor em direção ao transformador com o multiteste em Ohms na menor escala. Deverá dar sempre zero. Faça isso nas duas fases até achar onde a trilha partiu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é possível. Lembrou de colocar o aparelho na escala mais baixa? No seu desenho está dito que os 110 chegam no varistor (o disquinho) e no capacitor  (caixa amarela). Na fotografia há continuidade dos terminais do capacitor para os terminais do transformador (foi o que consegui enxergar aqui) de sorte que os 110V que aparecem no varistor e capacitor também deveriam aparecer no primário do transformador. Se não aparecem, é trilha partida.

Faz o seguinte: olhando para foto abaixo, com a placa ligada e o multimetro em 250Vac quero que me dê a tensão entre os seguintes pontos:

A e D

A e E

A e F

D e B

D e C

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe! O zero na foto foi medição mal feita pois é preciso pressionar os ponteiros com força para obter a leitura.

 

Como meço a saída? Meus conhecimentos de eletrônica são mínimos. Em que escala uma vez que a saída é 10.5 ACV? Pelo que entendi a partir das trilhas, existem 4 pontos na saída que deveriam dar os tais 10.5v. Onde coloco o ponteiro preto e o vermelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...