Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para trafo lava louça


Lica Beck

Posts recomendados

Achei!!!! O tal fusível! Só não sei como testar...A peça está ligada na fase, claro. A outra perna (filamento) do neutro está solta e na foto se observa que está enrolada no filamento fininho interno do enrolamento. Mas foi ela que recebeu a descarga (energizou em 220v). O que posso fazer agora?

Trafo_Fusivel.jpg

adicionado 39 minutos depois

Tirei a fita amarela e pude perceber um fiozinho partido. Dá para ver. Perto do tal fusível. Isso é motivo para o trafo pifar?

Fio solto trafo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a continuidade (aquela buzininha, não? rsrsrs) E NÃO buzinou. Então essa peça está ruim certo? E qual a especificação para trocar?

@Isadora Ferraz duvidando que eu chegasse lá....Basta me fornecer a dica!

adicionado 29 minutos depois

Achei o tal fusível que se chama Fusível térmico da AUPO. É esse "Fusível Térmico 115cº Graus 2a 250v"pois no meu não nenhuma inscrição.

adicionado 30 minutos depois

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-889379538-fusivel-termico-115c-graus-2a-250v-_JM

adicionado 54 minutos depois

Pesquisando mais encontrei fusível para várias temperaturas. Agora não sei qual utilizar. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pernas do fusível estão firmes. Uma soldada no pino e a outra dentro do enrolamento. Eu puxei mas não se mexeu. O fio partido é do enrolamento e não estava preso (acho) ao fusível. Como não consegui puxar o fusível vou aproveitar a perninha dele para soldar um novo.

adicionado 0 minutos depois

Espero que esse fiozinho solto não interfira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este fusível estourado está em série com o enrolamento do transformador. Veja se há continuidade no fio do transformador.

adicionado 3 minutos depois
14 minutos atrás, Lica Beck disse:

Espero que esse fiozinho solto não interfira!

Não costuma existir fiozinho solto em transformador. teste a bobina de entrada e de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou o grego... Vamos lá: para testar a continuidade do fio do transformador, eu devo medir com a ponta no pino sem fusível e a outra ponta na perna do fusível?

Esse fio solto pode ser quando retirei o plástico amarelo que cobria tudo.

adicionado 2 minutos depois

Isso! Eu testei o outro lado e apitou. O lado que entra energia não apitou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum acho que fiz besteira quando fui tirar o plástico para achar o fusível. Parece que cortei uns fiozinhos. Então será preciso enrolar novamente esse lado, não? Nossa que curso intensivo...

 

adicionado 1 minuto depois

Desculpe pelo grego mas a cada instrução preciso interpretar pela falta de intimidade com a eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fusível térmico + o frete vai te sair mais caro que o valor da fonte de 12V, tá valendo pelo aprendizado e desafio.

Olhando para o desenho abaixo, os pontos A e B correspondem a entrada de 127V. Logo após o ponto A temos o fusível que rompeu. Veja se há continuidade entre a perna do fusível que vai para dentro da bobina e o ponto B.  Se der continuidade a bobina de entrada está íntegra.

Olhando para o desenho abaixo, os pontos C e D correspondem a saída de 10,5V. Veja se há continuidade entre eles. Se der continuidade a bobina de saída está íntegra.

Por conta do fiozinho partido acredito que uma delas tá ferrada.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer isso, vai ter que soltar o carretel plástico de dentro do pacote metálico preto. Pode começar retirando a fita que envolve o transformador por fora. Abrir isso nem sempre é fácil, mas tentar não custa nada. Como já disse antes sua posição é confortável, não tem nada a perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só preciso saber a especificação do fio de cobre e quantas voltas preciso. Veja o video abaixo:

 

Pergunta: esse fiozinho aceita emenda? Pois deve estar partido bem no início e talvez fosse mais fácil emendar completando as voltas.

adicionado 0 minutos depois

Estou aqui me divertindo...com esse desafio!

adicionado 8 minutos depois

Essa peça plástica (onde está o enrolamento) entrou por pressão dentro da caixa do metal externo? Para tirar é preciso usar martelo ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é essa. Faça a emenda com solda e dê um jeito de isolar a emenda (até fita durex serve). Alguns cuidados:

- quando estiver desenrolando o fio em busca do ponto partido, vá enrolando o fio que sai em alguma coisa, caso contrário vai fazer uma bagunça com nós.

- Antes de fazer a solda, raspe as pontas a serem soldadas delicadamente, lixa de unha serve. É para retirar o esmalte isolante que recobre o fio, atrapalha demais a soldagem.

- feita a solda, para isolá-la, faça um sanduiche com 2 pedaços de durex e a emenda como recheio, vai ficar uma coisa plana, mas funciona. Se tentar fazer enroladinho vai sofrer demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 03/10/2017 às 16:53, Sérgio Lembo disse:

que relé?

Viu só? você não viu pois não está montado.. só tem a serigrafia dele... mas acho que me enganei

Em 03/10/2017 às 16:53, Sérgio Lembo disse:

Lica tenha capacidade de abrir o trafo para achar esse fusível

Também acho... achava... kk

Em 03/10/2017 às 17:10, Sérgio Lembo disse:

abri um trafo nunca vi um desses lá.

Não são todos. São os de norma UL como disse

 

20 horas atrás, Lica Beck disse:

Achei!!!! O tal fusível! Só não sei como testar...

Suspeitei desde o princípio. Serjão com séculos de experiência nunca viu. E você mal saiu do jardim de infância mostrou a ele kk. Por acaso já passou pela cabeça de 1 do 6 2 que o fusível abriu? Testou ele? no beep. Se sim e ok toca o barco com as ideia do serjão...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , me dei ao trabalho de ver do datasheet de um desses, da Parnasonic. Admito que esse componente é novidade para mim. Tem uns lances do aquecimento interno por corrente se somar na temperatura monitorada, meio doido o trem, mas funciona, protegeu a bobina da sobrecorrente, só não protegeu da @Lica Beck ! kkkkkkkkkk, mas ela tá se divertindo com isso. Uma coisa que estranhei foi a temperatura do fusível usado no trafo. 150ºC me pareceu muito próximo de 180ºC. Mesmo com a experiência prática de que ele consegue proteger, uns 115ºC não seria mais adequado? Estou questionando para aprender melhor sobre o uso disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, eu também não tinha visto esse componente em transformadores, mas já tinha visto em motores elétricos. 

Em ventilador é bastante comum o uso disso, das vezes que me deparei com eles, apenas liguei direto. 

No caso desse trafinho aí, vejo que o enrolamento já está partido, meio complicado de consertar (pelo menos pra mim, já que quando eu vejo esses fiozinhos finos como cabelo até desanima). 

Mas para a @Lica Beck vejo que é possível conseguir alguma coisa, afinal como disse o @Sérgio Lembo não tem nada a perder. 

3 horas atrás, Lica Beck disse:

Essa peça plástica (onde está o enrolamento) entrou por pressão dentro da caixa do metal externo? Para tirar é preciso usar martelo ou algo assim?

Já que ninguém respondeu... 

Na verdade foram as peças de metal que entraram no plástico, sim são várias chapinhas finas com formato de "E" e de "I" uma encaixada na outra, e depois coladas. É bem difícil de tirar, mas com martelo resolve. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo esses fusiveis de temperatura internos ao transformador, me lembro de te-los visto nos toca discos da philips lá em 1900 e bolinha.

Mas eram fáceis de consertar, pois os terminais ficavam para fora e bastava puxar que vinha a estrutura.

Então soldava-se as lâminas  (bem pouca solda) e colocava de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...