Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para trafo lava louça


Lica Beck

Posts recomendados

Se, por conta da emenda, ficar faltando uma ou 2 voltas não irá fazer muita diferença. Como dito antes, já que vai ter que retirar a camada superficial até achar o ponto partido, basta reaproveitar o material, não precisa retirar tudo e enrolar tudo de novo, não nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

preguiça de reler tudo. são muitas páginas. mas penso que em algum momento já foi comentado que o tal fusível está bom né? Então tá

Realmente só vale a pena desmontar o trafinho pela adrenalina. Desenrolar, reenrolar então afff... O primário com este fiozinho fininho.. íche.. Mas caso tenha sucesso e funcione (por uma ou duas vezes kk) pode te dar algum retorno emocional positivo...

bjs & Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não sei porquê estou insistindo nisso. Acho que me compadeço com a amiga...

Seguinte .. como disse já presenciei isso nesta efêmera existência. O que fiz pra resolver? Liguei direto. Este fusível é semi-inútil

Talvez a amiga esteja medindo o enrolamento primario antes do fusível. Assim, pensa-se que há fio partido sendo que a causa é apenas ...

16 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

o fuse já era, cumpriu a função e padeceu.

 

Me lembro que se medir algum valor entre 1K e 5K no primário, pode ligar na rede com alguma segurança

Também me lembro vagamente de ter dito pra fazer alguma medição no secundário antes de ligar

 

Enfim... pára de me mencionar pra eu parar de receber notificação pow!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primário está sem continuidade. Considere que desconheço a matéria mas tenho um pouquinho de massa cinzenta. Uma vez que o fusivel está estourado, é claro que eu devo medir após. E assim o fiz.

Quanto à inutilidade desse fusível, poderei inferir após instalar um trafo na placa. Se funcionar o tal fusível protegeu os demais componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui desmontar a peça. Retirei pequenos pedaços do fio de cobre. No momento estou desenrolando as pontas que encontrei e estou fazendo a medição de continuidade. Pelo visto ainda não achei a ponta solta. Mas já retirei uns bons metros de fio que estou enrolando num tubo de pvc. Pelo visto, para aproveitar essa peça só mandando enrolar de novo. Ou utilizar o método da furadeira para fazer novo enrolamento. Como calcular a metragem de fio que deve ser colocado em caso de refazer o enrolamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Lica Beck disse:

Uma dúvida: Esse fiozinho de cobre tem um revestimento tipo verniz, não? Ele é isolante? Pois tentei medir a continuidade de um pedaço pequeno e não apitou. Para medir preciso lixar a ponta do cobre para retirar o verniz?

Sim, o verniz é isolante. Lixe ou retire um pouquinho dele onde for medir.:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei o primário do trafo mas o teste de continuidade não apitou. Lixei bem a ponta e nada. Aparentemente não tem mais fio partido pois retirei alguns. O secundário apita.

Com isso, vou instalar outro trafo na placa pois quero verificar se foi só esse o dano. Os amigos aqui recomendaram o seguinte (Lembrando que o original: 120v/10,5/420mA):

 

Em 02/10/2017 às 11:48, Isadora Ferraz disse:

Qualquer trafo 127/9V/200mA a princípio dá certo

 

Já o Sérgio Lembro indicou um trafo com 12v e 0,5mA.

 

Nesse ponto gostaria de entender quais os dados importantes para essa substituição: Se a tensão ou a corrente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Lica Beck disse:

Nesse ponto gostaria de entender quais os dados importantes para essa substituição: Se a tensão ou a corrente.

 

A tensão pode ser 12 volts. Esse valor de 10,5 é incomum. A corrente mínima é de 500 mA. Um transformador com corrente um pouco maior também serve.

 

Estou gostando de acompanhar as peripécias da arquiteta. :P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi insistir na medição do trafinho velho pois não estava conformada. Ao usar a escala da buzina (mostra um diodo, não?), o fiozinho não apita de jeito nenhum. Lixei bem o verniz e nada. Usei também um fio pequeno para teste (pois o fio do trafo está todo enrolado). Aí resolvi colocar o multímetro na escala x10 e....o ponteiro foi no zero! Nos dois fios. Isso indica que o trafinho está ok. Mas retirei alguns metros que estavam partidos. Vejam foto abaixo no tubo de 25mm.

Será que vou precisar emendar essas pontas? Nesse meio tempo estive estudando sobre projeto de transformador e cheguei à conclusão que o número de voltas tem boa margem considerando que o trafinho foi projetado para 120v de entrada.

Sobra Fio.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me esboçar um sorriso. Desde o princípio vos falei que o problema era só o fusível térmico.

Perdão mas minha massa cinzenta tá virando só cinza sem massa e não me lembro de ter pedido pra fazer a medição em escalas maiores tipo a de 20K depois do fusível pois na escala de beep não daria beep mesmo: R muito alta

 

Ah sim os metros partidos... existe uma possibilidade de terem se rompido no desmonte. Afinal esta é sua primeira vez. Pela quantidade, penso que é bom reenrolar. Has de ser desafiada nas emendas e isolação mas assim é a vida: cheia de desafios e emoções

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que o problema da lava louça seja só o tal fusível.

Para quem não conhece as grandezas da eletrônica e seus componentes, falar em medir em escala maior ou evitar o beep por conta da resistência é grego. Qual a escala adequada, nome dos componentes, etc...Qual componente se mede com que? Se eu soubesse não precisaria vir aqui pedir auxílio, não? O que parece óbvio para vocês que conhecem, para mim é descoberta.

Mas vamos aos fatos. Eu parti os fios sim, sem querer, ao utilizar uma lâmina (faca olfa) para retirar o plástico que envolvia o fusível e o enrolamento. E olha que fiz com cuidado feminino! Mas estou aqui providenciando as emendas ( com aquela fita que encolhe) e testando a continuidade.

Estou também consertando um micro-ondas que pifou na mesma sobrecarga. Retirei a placa e encomendei um varistor que torrou. Viram meu progresso?

Uma certeza: estou me divertindo muito pois adoro desafios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Lica Beck disse:

Retirei a placa e encomendei um varistor que torrou.

Sim, o objetivo do varistor é esse. Ele torra para que o resto não seja torrado, o fusível ao lado dele deve ser trocado também.

 

4 horas atrás, Lica Beck disse:

Ao usar a escala da buzina (mostra um diodo, não?)

A escala da buzina mostra uns risquinhos, indicando som. Na escala de diodo se mede além dos diodos os transistores, outros componentes medidos nesta escala não dá muito certo, apresenta uns valores estranhos. A escala do diodo não apita.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Lica Beck disse:

estou me divertindo muito pois adoro desafios

tamo junto principalmente na diversão. Por + que a gente tente, realmente as vezes é difícil alguma interação entre idiomas diferentes mas por gentileza considere pelo menos positiva a tentativa. E se achar que deve a (difícil hoje em dia)  menção de algumas  'palavras mágicas' também pode sê-la. Elas transcendem idiomas...

 

Depois desta baboseira...

Somando (ou tentando): pra soldar não precisa lixar nem raspar. Este fio é muito fino e pode quebrar. Encoste a ponta do soldador (ferro de solda) na ponta do fio e coloque o fio de estanho (de solda). O calor derrete o esmalte e adere ao fio.

 

E vamos consertar este microondas também uai, Tire fotos e diga que medições já fez. Dica : pra não ficar virando páginas, crie outro tópico.

 

9 horas atrás, Mestre88 disse:

A escala do diodo não apita.

o meu apita (se a R for menor que uns 30ohms)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde caros mestres,

Estive ausente com tarefas arquitetônicas.

Finalmente consegui re-enrolar o fiozinho de cobre fazendo algumas emendas. Olha só o tamanho da minha diversão...:tw_confused: No momento estou colocando as plaquinhas de metal. Com o que posso colar elas entre si?

Coloquei até o fusível térmico! Fiz uma medição e me parece que deu continuidade sim. Os ponteiros mexeram na escala x10 (só não sei interpretar...) Medi nos dois pinos mais grossos (onde os fios se enrolam).

Antes de soltar de volta pretendo testar o trafo. Vou energizar as pontas e medir a saída. Qual a escala usar e quais os valores esperados para saber se está funcionando corretamente?

Remontando.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que tem o digital, usa ele, mais fácil de ler. Se vai colocar 127V na entrada, então use a escala >= 200Vac para ler a entrada e depois a saída. Bobagem mudar a escala só porque vai ler um valor mais baixo, não necessita de precisão nesse tipo de serviço.

Vai adorar esse serviço quando estiver nas últimas lâminas! :D:D

adicionado 4 minutos depois

Sobre os valores esperados, espera-se que ele tenha 10,5Vac na saida para uma entrada de 120Vac (é o que diz na etiqueta do trafo). Por favor, cuidado para não enfiar os 127V da rede na bobina de 10,5V ou vai ganhar mais diversão ainda! :rezando:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...