Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão estranha em transistor


Posts recomendados

Perdão, sou novo por aqui, estou com uma dúvida em amplificação, tenho um amp Jvc A-X5 Super-a cujo transistor numa placa chamada Driver Amp tem o transistor 2SA1029 com tensões de 45 a 47 volts em todos os terminais, o datasheet dele informa 30v, existe o 2SA1030 com 55v, mas o fabricante preferiu o 1029, não consigo entender isso, já enviei p/ o Sr. Newton C. Braga o esquema do amp. e ele me disse que tb não entendeu, alguém poderia me ajudar, no mais penso em colocar BC556B da Philips, e quanto ao transistor 2SC2546, posso por BC5465B, espero conseguir ajuda, grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensão da base= 47, tensão do coletor =45.

tensão base coletor = 45-47 = -2V

tensão base coletor segundo o datasheet=-30. Dá e sobra.

 

Acho que é o inverso uhauahuhaauh

 

ah! Isso ai que coloquei se você colocou uma ponta do multímetro no pino e outra no no GND ou chassi ou alguma referencia (foi testando um por um). Se você colocou uma perna do multímetro na base e a outra no coletor e deu esse valor alto e tiver funcionando ai não sei... ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou tendo problemas com o LED STUDIO 9.6. Toda vez que tento passar video para o painel de LED, ele da um erro e logo em seguida fecha o LED STUDIO.  Por exemplo: quando estou tentando postar os videos no painel, ele chega as 80% trava, da erro e fecha, fica passando os videos antigos e não consigo substituir.

Alguem consegue me ajudar ? Grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bommu Perneta, eu é que deveria ter esta imagem verde simbolizando a humildade e você a minha com a Jóia do Infinito, muito obrigado, quanto ao ganho elevado do 2SC2546 colocarei o BC550-C, e p/ o 2SA872-E de mesmo ganho, pois não possuo pnp com tal ganho, será que posso por 2 x 2SA970 em cascata, seria emissor do 1º na base do 2º, coletor unidos e emissor do 2º no ponto onde estava soldado o emissor do 1º, mais uma vez sintonizarei o honorável Yoda, grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande help, a pinagem eu sei, linha 2sc, 2n e bc são diferentes, nada de cascata, será que o honorável conhece um transistor pnp com ganho alto e se possível baixo ruído, existe o BC560-C, mas só encontro o B, poderia me dar esta mão, se precisar de algo me contate, aqui só tem Yoda, tudo sábio, obrigado !

adicionado 9 minutos depois

Eu possuo o transistor fet duplo 2SK129 ( 5 peças ), não encontrei em sites estrangeiros nem brasileiros, quem precisar !!!

 

O transistor 2N5087 é um pnp com ganho entre 250 a 900, baixo ruído ( máx. de 2db ), pode ser uma boa pedida no lugar de 2SA872-E ( hfe 400-800 ), encontrei a 2,00 a peça no ML, estou com crédito no Mercado Pago, que acham dele, abraço !!!

adicionado 18 minutos depois

Achei no ML o transistor 2N5088 ( hfe 300-900 // 30/35V ) e 2N5089 ( hfe 400-1200 // 25/30 ), parece quesses seriam a minha saída, aguardo orientação !

 

Outra coisa curiosa, vi na internet que a tensão máx. base-coletor ou base-emissor não deve ultrapassar o valor do datasheet, e tb a tensão da fonte deve ser inferior, mas o dito amp. JVC A-X5 Super-A tem tensão de 49v na placa Power Amp. e 47v na placa Driver Amp, e agora ?, quem poderá me salvar ?

adicionado 1 minuto depois

Perdão, não citei os transistores, 2SC458 e 2SA1029, ambos complementares, 30v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue um parecido... tensão parecida ou um pouco maior(Base emissor, coletor emissor...) ganho parecido e frequência parecida, corrente igual ou maior e de preferência o mesmo tipo de transistor ...se for um  "Silicon NPN Epitaxial" com um outro "Silicon NPN Epitaxial"... assim você tem menor possibilidades de dar problema... o resto é teste. Claro, verifique pinagem se não tem nenhuma diferença no esquemático do datasheet.

 

Se fosse uma atividade de só uso como chave muitos transistor funcionariam de boa, mas se for trabalhar em uma região linear dependendo de um determinado ganho o frequência ai o negócio complica e se não for o mesmo você pode tanto conseguir resultados melhores ou piores. 

adicionado 2 minutos depois

claro pinagem errada é o mesmo que desastre ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de 6 anos como hobby em eletrônica é que fui entender sobre datasheet de transistor, graças a este grande site e pessoas da maior qualidade, a diferença de tensão entre coletor e base, coletor e emissor, base e emissor, não devem ultrapassar os valores máximos do datasheet do transistor, aprendi também que seria ideal a tensão estar 30% abaixo do datasheet, tenho imenso prazer em agradecer, isto foi uma grande luz, agora posso reformar meus equipos mais tranquilo, olha as crianças = Amp. JVC A-X5 Super-A, receiver's. Onkyo TX-560, YAMAHA CR-600, AKAI AA-1150, SANSUI 771, KENWOOD KR-5200, PIONEER SX-535, TECHNICS SA-500, POLYVOX PR-4150 e CCE SR-3070 ( Kenwood KR-3090 ), estou super feliz, abraço para todos, como dizia SPOCK =  " Paz, Vida Longa e Próspera ".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, estou com um amp. JVC A-X5 Super-A p/ reformar, alguns transistores são de ganho ( ou hfe ) 400-800, são eles = 2SC1775, 2SC2546, 2SA872 e 2SA1084, posso colocar BC546-B e BC556-B, ambos da Philips ( na cor prata ), ou poderia colocar BC550-C ( 400-800 // Vceo-45v ) e 2N5087 ( 250-800 // Vceo-50v ), lembrando que o Vceo de alguns se aproximam de 40v, e me parece que 2 deles chega a 48v, gostaria de uma ajuda, se por os BC546 E 556 vão dar problema ou há uma saída, aguardo orientação, grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...