Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Resolução de Exercício - Passeio do Cavalo Desgovernado


Posts recomendados

Boa noite, alguem pode me ajudar com esse execício?

No jogo de Xadrez o cavalo é uma peça que descreve um movimento peculiar que tem o formato de um “L”. Imagine um tabuleiro de xadrez com apenas um cavalo posicionado em uma casa qualquer. Imagine ainda que esse cavalo deve visitar quantas casas for possível (obviamente respeitando sua regra de movimentação), sem repetir nenhuma casa, até que visite todas as casas ou fique preso em alguma casa.

Observe o exemplo a seguir. Nele nota-se que o cavalo saiu da posição 1, em seguida visitou a posição 2 e assim sucessivamente até chegar à posição 23, de onde o cavalo não consegue mais visitar outras casas.

Usando seus conhecimentos de Construção de Algoritmos, construa um algoritmo em VisuAlg que simule o passeio descrito.

Seu algoritmo deve cumprir com os seguintes requisitos mínimos:

 o usuário deve poder indicar a posição de partida (casa inicial) do cavalo;

 a partir da casa inicial o cavalo deve sempre escolher aleatoriamente a próxima casa a ser visitada;

 cada casa visitada deve ser marcada com algum caractere para diferenciá-la de uma casa ainda não visitada;

 a cada movimentação do cavalo a configuração do tabuleiro deve ser exibida ao usuário;

 ao término do passeio deve ser exibido o número de casas visitadas e o número de casas não visitadas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

agora, masantiagos disse:

É bem básico

Vixe! Então estou mal, rs

 

 

1 minuto atrás, masantiagos disse:

Eu já entendi como deve funcionar o xadrez, mas não sei como andar só com o cavalo.

Creio que fazer o cavalo andar seja justamente o problema. Dando uma pesquisada rápida vi que tem várias bons artigos sobre o tema (Passeio do Cavalo), mas não parei para analisar. Deixo essa tarefa para ti. De certo modo não tenho uma base para te nortear especificamente. Sugiro que tente verificar quais os fundamentos necessários para esse problema... tipo algo como relacionado à buscas, ou recursividade... etc.

 

Acho que por hora eu possa te ajudar mais em relação a implementação para o Visualg. do que em relação à resolução do "jogo" em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...