Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Plano de adaptar GPS 7" no painel carro 2DIN


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Vi um anúncio de um GPS de 7 polegadas usado por R$ 50,00 sem nenhum acessório.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-912831466-gps-discovery-channel-70-tv-digital-modelo-sem-cmera-de-re-_JM

Sem entrar no assunto sobre o terrível e sofrível funcionamento deste modelo que não pode ser atualizado sob pena de parar de funcionar, sua indicação com erro de cerca de 400 metros no local de destino, situações de atravessar lagos, subir escadarias, seguir pela linha de trem, passar por ruas sem saída etc, desconsiderando tudo isso ele até que funciona e vendo que muitas pessoas estão adaptando tablets de 7 polegadas no lugar da central multimídia, pensei em embutir ele num carro que está com o buraco vazio no painel, seria um investimento barato, 50 do GPS, 10 do adaptador de energia e o restante aproveitado de sucata.

Para desmontar o aparelho tem muitos vídeos na internet, procure por troca de touch seguido pelo modelo ou marca, basicamente solta os parafusos e já tem acesso a parte interna.

O primeiro obstáculo é a fonte de energia, o carro é 12V e o aparelho é 5V, achei este adaptador que atende a meu propósito:

adaptador.jpg.69d8977a73be657635a4ac2b49d72886.jpg

Basta ligar o plug no aparelho e os fios preto e vermelho direto na bateria do carro, neste caso para ter ele ligado direto o tempo todo, sem a necessidade de por a chave no contato pois, o adaptador vai cortar a energia antes que a bateria se descarregue, reservando o suficiente para dar a partida no motor.

Outra forma de ligar é que se chama pós chave, ligar os fios no acendedor de cigarros, desta forma o circuito só será alimentado quando a chave estiver acionada na ignição.

Um ponto a ser observado é que na segunda ligação haverá um fusível no circuito protegendo o acendedor de cigarros, enquanto que na primeira ligação, direto na bateria, não terá um fusível de proteção a não ser que seja providenciado à fim de evitar algum problema.

Existem no mercado muitos outros adaptadores que fazem a mesma função e podem ser soldados direto sem a necessidade do plug, considerando que o aparelho vai ficar fixo, não será eventualmente removido.

Outra observação é a bateria do aparelho, sem ela o aparelho não liga, mesmo ela durando pouco, ou seja, pode estar viciada ou ruim mas, não completamente danificada. Uma forma de quebrar o galho, é substituir a bateria danificada por outra qualquer de celular, tablet ou até mesmo células de bateria de notebook usadas.

O próximo ponto são os botões de liga e desliga e de reset, considerando que o aparelho vai ficar embutido por fora da moldura, o acesso ao botão de liga e desliga é mantido, enquanto que, se for por dentro da moldura, ficará encoberto por ela e sem acesso físico. No caso do botão reset, por estar na parte de trás, ficará totalmente sem acesso.

Tem muitas variantes, ligar e desligar a chave do carro serve para acionar ou desligar o aparelho mas, nem sempre o funcionamento é adequado e constantemente é necessário acionar o botão de ligar/desligar e o botão de reset.

Acredito que um simples desvio no circuito da placa, soldando fios e os ligando a um interruptor tipo campainha resolve.

reset.jpg.b138ab3764a32c70411559be40782f2a.jpg

A imagem acima mostra o detalhe do botão de reset, marcado em cinza o provável lugar aonde soldar os fios.

Superado esta parte, vem a questão da antena, creio que a antena da TV seja diferente da antena do GPS e pelo fato do aparelho não estar mais sobre o painel, estando agora embutido dentro do painel, o sinal pode ficar mais fraco.

antena.jpg.e14328353b59aa692471796e288c1be9.jpg

Na foto acima tem um detalhe das antenas, os parafusos destacados em verde, creio eu, indicam a antena da TV, enquanto que o metal dourado, deve ser a antena do GPS.

Parece ser fácil, basta soldar fios e levar a um local do carro aonde o sinal seja melhor.

Agora vem a parte do som:

Altofalante.jpg.405c742e9e80ae7581ffec763fb58e38.jpg

No foto acima tem o detalhe do alto-falante, pelo que vi em outras adaptações, dá para direcionar ele para o lado de fora pois, se for direcionado para dentro do painel, o som ficará muito baixo. Outro detalhe é que não pode ser ligado direto no alto falante do carro, não tem potência suficiente, para isso é necessário o uso de um amplificador, o que eleva os custos, igualmente pode ser conectado através do plug de saída de som do aparelho, se bem que não sei ao certo se o plug é de entrada ou de saída de som.

Finalmente chegamos a conclusão do projeto com a fixação física do aparelho ao painel do carro, ai a imaginação deve correr solta no tocante a forma e material usado, levando em conta a vibração do veículo em movimento, na internet tem várias soluções, com ímãs, durepoxi, cola quente etc.

É isso, este é o plano que tenho em mente, qualquer sugestão ou dica é bem vinda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...