Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

S.M.A.R.T Status Bad, Backup and Replace


Posts recomendados

Boa noite,

 

Bom, peguei um HD de um notebook antigo e coloquei num outro notebook mais novo que deu problema no HD. Troquei e parece que esse HD também está com problemas, inicia uma tela preta com uma mensagem do S.M.A.R.T dizendo que ele está com problemas (S.M.A.R.T Status Bad, Backup and Replace) como na imagem em anexo:

2.thumb.jpg.130b99855224bee4d6bdd30637b0f921.jpg

Tentei ignorar isso e entrar na bios para formatar e instalar o windows, consegui bootar pelo pendrive mas dá erro durante a instalação do Windows, acusando também erro no HD (image em anexo):

 

3.thumb.jpg.f8f912078afa5aa95bb0eb40551fa11d.jpg

 

 

1.thumb.jpg.5c3f7af9e1ae9dbd1863012f304d5fe0.jpg

 

Enfim, a pessoa está ainda afim de tentar recuperar o HD, então tentei utilizar o Hirens Boot 15.2, selecionei o utilitário HDAT 2 e pedi pra ele varrer o HD, verificar os erros e tentar recuperar, porém o utilitário não reporta nenhum erro (imagem em anexo) e diz que não tem nada de errado. Será que consigo salvar esse HD com outro programa? Será que se for badblock consigo isolar os setores defeituosos e continuar usando? Alguém dê uma luz?

 

4.thumb.jpg.437e0fa0b6bfb8e7d45a7696a9cfe091.jpg

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Kostogher

 

Pelo que me lembre, isso é normal.. Eu passei por isso, uns 2 anos atrás, com um HD da Seagate, que deu esse mesmo erro, no BOOT.. Como ele não era HD primário, não deu muita dor de cabeça.. Mas, depois do primeiro aviso, durou um mês..

 

Se me lembro direito, é normal esses programas não acharem mais bad blocks no HD, pois ele marca os setores defeituosos como "setores realocados" e os programas do gênero, acabam ignorando esses setores.. Não lembro de ter usado esse tipo de ferramenta nele, pois já tinha uns 5 anos de uso nas costas..

 

O melhor seria instalar ele num outro PC, como HD secundário e ver o que ele tem, com alguma ferramenta de diagnóstico.. Mas, mantenha a expectativa baixa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Kostogher

 

Chegou a fazer uma limpeza dos contatos na placa lógica dele com lápis borracha de apagar tinta de caneta esferográfica ?

 

Pode ser que seja só oxidação dos contatos.

 

Para o HDAT2 não ter detectado nenhum bad block é sinal de que os que existiam foram remapeados estourando o limite do fabricante em " Realocate Sector Count " do SMART e por isso aparece essa mensagem no boot.

 

Seria importante avaliar o estado da superfície magnética com o gratuito MHDD que tem no Hiren's fazendo um simples escaneamento com ele. Se existirem setores na faixa dos 500ms ( quinhentos milesegundos ) deverá ser esse o motivo de não conseguir instalar o Windows. Neste caso eu usaria outro programa para tentar reanimar esses setores mais lentos que também tem no Hiren's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a demora, dia de semana tenho pouco tempo...enfim, eu usei o DRevitalize também no Hirens 15.2 e ele achou mais de 10 mil badblocks até mais ou menos 15gb inicias do HD e disse que "recuperou" a maioria, tirei foto com os numeros aqui mas decidi interromper o processo porque ele parou em 15GB e não saía fazia mais de 10 horas, então decidi interromper o processo, esse número me parece bem alto, assim que eu tiver tempo, provavelmente amanha ou sábado, irei realizar testes colocando ele em outra máquina ou utilizando outro software, mas pelo visto esse HD já era mesmo, né? Ou vocês acham que eu ainda consigo ressucita-lo por pouco tempo? Pesquisei aqui e achei software do proprio fabricante (Samsung) para fazer o tal do zero fill, o software é ES TOOLS mas ainda não sei se vou conseguir porque me parece antigo, não sei como funciona, alguém tem ainda uma sugestão de algum programa pra tentar bootar nele ou usar em outra máquina para tentar reviver, etc?  E desculpem as demasiadas perguntas, é a primeira vez que quebro a cabeça com HD's, então decidi aprender um pouco mais.

 

Obrigado

 

Obs: @Henrique - RJ, esse MHDD tem no Hirens 15.2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Kostogher

 

O gratuito MHDD tem no Hiren's sim. Ele deve fazer um trabalho semelhante ao DRevitalize se você configurar o scan para REMAP ON.

 

No Hiren's tem também o russo HD Regenerator que faz serviço parecido que poderá tentar também e que não destrói os dados como aconteceria com o zero fill ( também chamado de " erase " ou " write zeros " ou " wipe " ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ não achei o MHDD que você citou no Hirens 15.2, está em qual opção? Dos program? Mini XP? Bom, eu decidi avaliar corretamente os setores defeituosos usando o HDDTune no Hirens 15.2 e terminou dessa maneira, ainda é necessário rodar o MHDD ou posso pular pro HDD Regenerator? E se não der resultado, já tentar o zero fill?

 

Obrigado!

 

hd1.thumb.jpg.747243ff5d6eeb103b3c0056d8b611fc.jpghd2.thumb.jpg.44701b438fc974e34865c6bc73b85b4f.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estava usando o Hirens 15.2 normalmente no pendrive bootavel e tentei colocar o 10.2 e também tentei o 10.4 formatando em FAT32 e FAT, já também tentei alocar apenas 2gb no pendrive e formatar em FAT e criar, mas continua dando o mesmo erro... o 15.2 boota normalmente, já essas versões 10 do hirens está dando esse problema como na imagem:

 

boot

 

Pesquisei sobre o erro no google e até aqui pelo fórum e não achei nada pra ajudar, se alguém souber como resolvo isso, porque prefiro rodar o HDD Regenerator pelo Hirens dando boot direto lá do que usar a versão normal para desktop colocando o HD na minha máquina, mas se não houver outra forma...até porque a versão 10.4 do Hirens também possui algumas ferramentas de zero fill que talvez eu poderia usar.

 

Agradeço

 

Obs: Baixei as ISO's diretamente do site do HirensBoot oficial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deixei no tamanho normal do pendrive sem particionar e não foi, em FAT32. Em FAT também já tentei, acredito que não irá fazer diferença se eu mudar pra NTFS também, acredito que o problema é outro, será que com CD eu elimino esse erro? Porque o problema era o HD, agora já é esse kkkkk, complicado. Pior que não achei nada parecido pra testar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema do boot (Clique aqui para ver a resolução), executei o HDD Regenerator e o mesmo dá um erro em mais ou menos 12gb do HD, já vi que não irei conseguir reparar nada com ele e estou partindo para a penúltima opção que é a zero fill e zerar mbr, estou seguindo um tutorial aqui mesmo no fórum (Clique aqui para acessar)      e estou com algumas dúvidas referente a etapa de zerar a MBR, fiz a pergunta para o autor do tópico de tutorial mas irei postar aqui também:

 

Após eu selecionar para apagar a EMBR e MBR no MBR Work 1.08, eu saio do Hirens e quando volto e vou lá ver o HD no MBR Work é como se tivesse voltado e não feito a operação, seria só o reconhecimento do HD pelo software ou realmente deu errado? Irei postar a imagem logo abaixo (obs: estou fazendo com pendrive e quando fiz as duas operações o pendrive também foi pro saco, tive que vir no meu pc pra criar a imagem do Hirens de novo kkk)

 

Observe antes da etapa e depois de iniciar o Hirens novamente e ir para o MBR Work:

 

11.thumb.jpg.e71d4b335e8fd853c5db827aefdb2eec.jpg

 

Depois do processo: (mas após dar boot no notebook e voltar para o programa continua mostrando o HD como na primeira imagem que postei, é isso mesmo?)

 

00.thumb.jpg.6afce50c2672cf46195416582217a36d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fera, a primeira linha do Smart do disco indica problemas graves na superfície do disco. Além disso, pela quantidade de área ruim, não há como recuperar o disco e torná-lo confiável. Não recomendo insistir na recuperação.

De qualquer forma, experimente o (pago) HDD Sentinel. Instale ele dentro do Hirens Boot como um programa normal e tente usar o teste de superfície no modo Write + Read. Eh o único que eu conheço que realmente consegue fazer o disco realocar os setores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente este HD já era, só quero concluir todas etapas para ver se consigo pelo menos fazer ele durar mais um pouco mais de tempo hehe, além do mais, é a primeira vez que tento recuperar HD's, então está me agregando alguns conhecimentos. Também vi pessoas que conseguiram usar o HD isolando os bad blocks, essa será minha última opção, se ele instalar o windows e der pra salvar algumas coisas já ficarei feliz ;), sobre os programas de realocar já desisti, tentei 3. Estou agora tentando zerar mbr e fazer o zero fill, caso continue ruim vou pra última opção que é isolar os bads...mas obrigado pela sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...