Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redutor 7805 esquentando ao ligar ao tp4056


Posts recomendados

Pessoal, fiz um circuito para alimentar outro circuito, segue imagem do esquema:

esquema_alimentacao_bb.thumb.png.7e119e6227aceda9bbe30fddf4a1e2fe.png

 

Na prática não estou usando uma bateria 9v e sim uma fonte de 9v e 1A(dessas pra Arduino), o 18650 é de 4.2v e se não me engano tem 1200mAh e o tp4056 não é esse da imagem pois é desses que também alimentam o circuito (link).

 

O problema que estou tendo é que o l7805 esta esquentando demais, a ponto de queimar a mão, e quando desconecto ele do tp4056 ele não esquenta e a tensão fica em 5v como deveria e quando mantenho ele conectado ao tp4056 sem a bateria também não esquenta e gera os 5v... como ele esta esquentado apenas quando o modulo carregador esta conectado na bateria pensei que de alguma forma a tensão da bateria pudesse estar voltando para o l7805 e aquecendo, sera que é possível isso ?

Se for isso, pensei em colocar um diodo 1N4007 ou algo do tipo pra tentar evitar esse retorno para o l7805, sera que ajuda ? E se isso não for o problema, o que pode ser ?

 

Me  desculpem se não consegui ser muito claro, ainda mais com esse esquema do Fritzing!

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim faltou o dissipador com mica e pasta termica no 7805. nunca use reguladores sem dissipador a nao ser q a corrente seja baixissima na ordem de ate 100mA! 

Vamos fazer umas continhas: 9V - 5V = 4V. se a corrente for 1A então vai ser 4V X 1A = 4W. essa eh a potencia dissipada pelo 7805 sem dissipador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tiago NET disse:

Sim faltou o dissipador com mica e pasta termica no 7805. nunca use reguladores sem dissipador a nao ser q a corrente seja baixissima na ordem de ate 100mA! 

Vamos fazer umas continhas: 9V - 5V = 4V. se a corrente for 1A então vai ser 4V X 1A = 4W. essa eh a potencia dissipada pelo 7805 sem dissipador.

 

Eu até coloquei um dissipador nele, mas talvez seja pequeno, é um daqueles pequenos que 'abraça' o 7805, vou ver um maior.

Essa pasta térmica é a mesma usada nos processadores de computador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comprei o dissipador de calor e o diodo para fazer os testes.

Comprei um dissipador maior do que o que eu estava usando e coloquei pasta térmica de processador, continuou esquentando bastante, mas tive a impressão que era menos (não tive como medir a temperatura), resolvi adicionar o diodo entre o 7805 e o módulo carregador e parece que a temperatura diminuiu ainda mais.

 

Daí fiquei com a seguinte dúvida, como o diodo pode ter influenciado na temperatura ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diodo causa queda de tensão e ligado em série vai fazer o teu circuito ter menos tensão para trabalhar... então se ele continuar funcionando (qua já tem um faixa de tensão que eles ainda funcionam) e não tem nenhum conversor de tensão ele vai consumir menos corrente... menos corrente significa menos calor dissipado pelo regulador.

 

Bastando só comprovar com um multímetro em série na escala de amperímetro para ver a corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como postar fotos reais do circuito? to vendo ali um fio vermelho junto com preto na foto. isso ai ta dando curto se tu ligou assim na vida real

Em 05/10/2017 às 07:18, AndréKSilva disse:

Eu até coloquei um dissipador nele, mas talvez seja pequeno, é um daqueles pequenos que 'abraça' o 7805, vou ver um maior.

Essa pasta térmica é a mesma usada nos processadores de computador ?

eh essas msms. aquelas brancas. mas passe uma camada uniforme sem exageros. senao ele nao resfria. imprescindivel usar mica porque o corpo do 7805 eh o eletricamente ativo. se colocar diretamente no dissipador pode dar problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que eu faria é avaliar a possibilidade de trocar a alimentação de entrada para 5V, como o @Sérgio Lembo já disse.

 

Caso não seja possível, nessa placa do TP4056 há um resistor para ajustar a corrente de recarga da bateria, o que resulta em pelo menos 4W dissipando no seu regulador 7805. Elas vem por padrão com 1k2, e recarrega a 1000 mA a bateria. Altere para 10k, por exemplo...

 

image.png.235e9cf937244936915dfd689b3f7959.pngimage.png.0ed144531334dfc150f337f2de3cb42f.pngimage.png.4fd8e118f75039d4ae395be99699af2a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...