Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
HcnG

CPU Sendo Usada Mais Que GPU

Recommended Posts

Então, em um único e exclusivo jogo, a minha CPU está beeem acima da minha GPU. Tá com cara de gargalo, mas por que só em um único jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Placa-Mãe: ECS B85H3-M3

Fonte: Fonte EVGA 500W - 80 Plus

Memória: Corsair 4x 8GB 1600 Mhz

Processador: i3 - 4170 - 3.7Ghz

Placa de Vídeo: GeForce EVGA GTX 960 SC 4GB GDDR5 128 Bit

Sistema Opercional: W7 x64

Problema está acontecendo no Fortnite. Meu processador dá umas quedas absurdas, tipo, do nada está sendo usado 90%, enquanto minha placa de vídeo está sendo usada 55%, aí as vezes inverte, mas na maioria das vezes puxa mais do processador. 

adicionado 26 minutos depois

Saberia o que é?!

Compartilhar este post

Link para o post

É aquele jogo estilo PUGB ne?

Pelo que pesquisei, esse jogo parece mal otimizado e bem cpu bound (devido o mundo "aberto").

Qual resolução você usa?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, tô usando Full HD. O *****, é que só vi acontecendo comigo. Tem gente com config inferior, rodando liso..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, rodo a 60, mas cai pra 40-, e tipo, isso seguido. 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu nunca joguei esse jogo então fica difícil ajudar com precisão.

Mas pelo parece é um clássico gargalo.

Já tentou aumentar a resolução abaixando a qualidade gráfica pra ver se o uso de cpu x gpu fica mais estável? 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Já tentei de tudo, mas um i3 4170 + GTX 960 4GB, não era pra dar gargalo e, como falei, só acontece isso nesse game. 

Compartilhar este post

Link para o post

@HcnG

Não é a configuração do jogo? Eu ainda não mexi muito nele, a ponto de ver o peso das configurações, na CPU e GPU, mas pode ser isso.. Não achei ele pesado pra CPU, mas pra minha 770 é um jogo complicado.. Jogo no médio, com algumas coisas desligadas..

FortniteClient-Win64-Shipping_2017_10_05_01_07_27_223.thumb.png.64589c8e57eaf98f9f7f024460846e87.png

Editado por RS Faria

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 3 horas atrás, RS Faria disse:

@HcnG

Não é a configuração do jogo? Eu ainda não mexi muito nele, a ponto de ver o peso das configurações, na CPU e GPU, mas pode ser isso.. Não achei ele pesado pra CPU, mas pra minha 770 é um jogo complicado.. Jogo no médio, com algumas coisas desligadas..

FortniteClient-Win64-Shipping_2017_10_05_01_07_27_223.thumb.png.64589c8e57eaf98f9f7f024460846e87.png

Então, depois de alguns testes, parece que é gargalo mesmo... Agora não sei porquê está acontecendo isso na minha configuração. i3 4170 + GTX 960 4GB dá gargalo?

adicionado 2 minutos depois

Se for, estava pensando em pegar uma placa-mãe ASUS H110M-C D3/BR com o Processador Intel Core i5-7400 3.00 GHz 6MB Cache - LGA1151. Acabo que podendo usar as minhas memórias DDR3 com um Processador totalmente superior. 

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, HcnG disse:

Então, depois de alguns testes, parece que é gargalo mesmo... Agora não sei porquê está acontecendo isso na minha configuração. i3 4170 + GTX 960 4GB dá gargalo? 

Eu olho depois, que tipo de configuração eu tô usando..

Kaby Lake é pra usar com DDR4..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 11 minutos atrás, RS Faria disse:

Eu olho depois, que tipo de configuração eu tô usando..

Kaby Lake é pra usar com DDR4..

Ah, entendi.. É que a placa aceita 1151, aí pensei que fosse viável utilizar minhas DDR3. Em relação a minha configuração, se acha que dá gargalo, ou alguma configuração errada? Não entendo, em alguns jogos roda liso, outros fica inviável. 

Compartilhar este post

Link para o post
    4 minutos atrás, HcnG disse:

Ah, entendi.. É que a placa aceita 1151, aí pensei que fosse viável utilizar minhas DDR3.

Aceitar, ela aceita sim.. Mas, Kaby Lake se beneficia com RAM rápida.. E DDR3 é mais lenta, clokcs menores e tensão de uso maior.. Tem um link na minha assinatura, que explica isso melhor..

6 minutos atrás, HcnG disse:

Em relação a minha configuração, se acha que dá gargalo, ou alguma configuração errada? Não entendo, em alguns jogos roda liso, outros fica inviável. 

Eu diria pra ver as configurações do jogo e dar uma mexida.. Eu não lembro de cabeça o que eu usei.. Olho, quando possível..

Como você está usando?.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 21 minutos atrás, RS Faria disse:

Aceitar, ela aceita sim.. Mas, Kaby Lake se beneficia com RAM rápida.. E DDR3 é mais lenta, clokcs menores e tensão de uso maior.. Tem um link na minha assinatura, que explica isso melhor..

Eu diria pra ver as configurações do jogo e dar uma mexida.. Eu não lembro de cabeça o que eu usei.. Olho, quando possível..

Como você está usando?.

Estou usando tudo no máximo, normal, como deveria rodar... 

adicionado 6 minutos depois

Não sei se ajuda, mas segue duas imagens das configurações mais específicas:

https://imgur.com/a/ztEYx

Compartilhar este post

Link para o post

@HcnG

Falei das configurações, dentro do jogo..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 9 horas atrás, RS Faria disse:

@HcnG

Falei das configurações, dentro do jogo..

E eu te respondi, falei que está tudo no alto, não épico.

Compartilhar este post

Link para o post
    4 horas atrás, HcnG disse:

E eu te respondi, falei que está tudo no alto, não épico.

Ah, sim.. Eu estou usando assim

FortniteClient-Win64-Shipping_2017_10_06_12_14_54_382.thumb.png.ee4208fbc34c14dc6d5ff7d4d8f3b4d8.png

Você pode diminuir a distância de visão.. Isso diminui o número de objetos a serem renderizados na tela, o que diminuiria um pouco a carga na CPU, pois é ela que informa a placa de vídeo, o que precisa ser renderizado e aonde.. Isso NÃO afeta a parte de ver outros players em campo..

O resto, afeta mais a VGA do que a CPU, pelo menos, pelo que percebi.. Mas, é coisa pra você ir testando, mexendo uma coisa de cada vez, até achar o ideal.. Não deixe o jogo e nem o GeForce Experience, fazerem isso pra você..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 7 horas atrás, RS Faria disse:

Ah, sim.. Eu estou usando assim

FortniteClient-Win64-Shipping_2017_10_06_12_14_54_382.thumb.png.ee4208fbc34c14dc6d5ff7d4d8f3b4d8.png

Você pode diminuir a distância de visão.. Isso diminui o número de objetos a serem renderizados na tela, o que diminuiria um pouco a carga na CPU, pois é ela que informa a placa de vídeo, o que precisa ser renderizado e aonde.. Isso NÃO afeta a parte de ver outros players em campo..

O resto, afeta mais a VGA do que a CPU, pelo menos, pelo que percebi.. Mas, é coisa pra você ir testando, mexendo uma coisa de cada vez, até achar o ideal.. Não deixe o jogo e nem o GeForce Experience, fazerem isso pra você..

Sim, a questão é que aqui trava demais, tipo, trava mesmo... Tô suspeitando de gargalo, mas vejo tanta configuração com i3 4170 + GTX 960 4GB. 

adicionado 11 minutos depois
    10 minutos atrás, HcnG disse:

Sim, a questão é que aqui trava demais, tipo, trava mesmo... Tô suspeitando de gargalo, mas vejo tanta configuração com i3 4170 + GTX 960 4GB. 

Principalmente quando vou trocar com alguém, minha tela congela e eu apareço morto, também quando entro no servidor... Na mudança de configuração também.

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, HcnG disse:

Principalmente quando vou trocar com alguém, minha tela congela e eu apareço morto, também quando entro no servidor... Na mudança de configuração também.

Tem algo rodando em segundo plano no seu PC? Além do jogo, fica mais algo aberto? Chrome ou outra coisa? Sua Internet é estável?

Tem alguma imagem, tipo aquela que coloquei antes, com uso de CPU, GPU e temperaturas? Já tentou mudar as configurações do jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 8 horas atrás, RS Faria disse:

Tem algo rodando em segundo plano no seu PC? Além do jogo, fica mais algo aberto? Chrome ou outra coisa? Sua Internet é estável?

Tem alguma imagem, tipo aquela que coloquei antes, com uso de CPU, GPU e temperaturas? Já tentou mudar as configurações do jogo?

Sim, já tentei de todas as formas, como falei, em qualquer qualidade acontece isso. Sim, minha internet é estável. Tenho 60 MB da NET.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais