Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro para testes de cartucho do snes


Posts recomendados

Procura como fazer teste de capacitores dentro da placa, teste de reguladores de tensão. Fora isso verifica se não estão em curto os Ci principais (olhando datasheet de cada um pelo GND e VCC).

 

Ci=circuito integrado.

 

Depois testar as voltagens no regulador quando a o cartucho está ligado(compara com o datasheet).  E também verificar por excesso de temperatura onde não deveria ter.

 

Se os Cis estiverem em curto e não tiver nada em volta em curto já era, pois você vai ter que ter uma estação de retrabalho ou coisa do tipo e também esses negócios vem gravados com o jogo, se substituir pode nem funcionar (fora se não for uma raridade é melhor compar outro)... O resto é eletrônica. Ai complica que já que você não tem muita experiência pode passar por cima defeitos...

 

 

Novamente, se não for item de colecionador melhor comprar outro se não parecerem problemas óbvios ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

digite no youtube.

"eletrônica simbologia"

"Curso de como usar um multímetro"

"Como fazer testes capacitores smd"´

"interpretar um datasheet"

"retirar capacitor smd"

"soldagem de componentes smd"

"estação de retrabalho"

"estação de retrabalho como usar"

"teste resistor smd analisando esquema"

"Teste do CI regulador de tensão"

"como buscar datasheet"

 

Busque apostilas, veja vídeos de gente conserto... busque no youtube vídeos de analise desse teu multímetro eles normalmente testam o mesmo e dá para você ver. Se puder faça um curso de eletrônica.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta em curto para o fusível quer dizer que está bom, mas novamente olhe alguns cursos por ai... Explicar tudo é complicado. você tem que ter noção também... ser auto didata já que está querendo ir por esse caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, retrogamer disse:

sobre os contatos dos cartuchos e do  slot do snes, toda vez q eu encaixo o cartucho a camada dourada vai sendo removida e no futuro isso causara a falha total?

Precisa encaixar e retirar o cartucho milhões de vezes pra a camada de cobre seja removida. 

 

13 horas atrás, retrogamer disse:

o q eu preciso testar sao os chips dessa placa e outros componentes, estou com o multimetro e placa aqui mas se eu for estudar tudo agora vai levar tempo então é testando e aprendendo mas preciso saber por onde começar

Testar chip com o multimetro não dá. 

Infelizmente não há como testa-los, somente os de funcionamento bem simples, o que não é o caso destes. 

Se esses cartuchos não funcionam, infelizmente não há conserto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para ver com multímetro se tiver curto no chip, mas isso é um dos muitos dos possíveis problemas. tem chip que mesmo sem curto param de funcionar corretamente < ai seria o caso que você falar não tem volta, só substituição e no caso do cartucho é jogo+memória... então tem que substituir por outro já programado.

 

Até em processador de placa de vídeo ultra moderna tem curto que dá para identificar na GPU < também não tem solução só reballing.

Sobre mal contato vide contatos USB que falam mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Precisa encaixar e retirar o cartucho milhões de vezes pra a camada de cobre seja removida. 

 

Testar chip com o multimetro não dá. 

Infelizmente não há como testa-los, somente os de funcionamento bem simples, o que não é o caso destes. 

Se esses cartuchos não funcionam, infelizmente não há conserto. 

1) Alguns cartuchos da epoca do snes hj estão com uma parte metade de cima dourada outra parte de baixo prateada nos contatos, outros estão totalmente dourados, outros totalmente prateados, esses desgastes junto com o desgaste do slot no console vai ocasionar perdas definitivas e erros de leitura tanto do console como dos cartuchos?

 

2) cartuchos piratas de snes com o tempo danificam o console? tem aqueles com chip bolha preta, outros eprom e os mais novos fabricados com memoria flash nenhum deles possue diodos capacitores ou qualquer outro componentes de filtragem, ja os originais usam eproms e tem componentes de filtragem e capacitores

 

3) eu testei com o multimetro os capacitores smd ceramicos dessa minha placa e alguns deles não ocorre o bip dos dois lados os outros tem o bip de um lado e o outro não o q diz q estão bons, o q isso quer dizer nesses q nao ha bip?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, retrogamer disse:

3) eu testei com o multimetro os capacitores smd ceramicos dessa minha placa e alguns deles não ocorre o bip dos dois lados os outros tem o bip de um lado e o outro não o q diz q estão bons, o q isso quer dizer nesses q nao ha bip?

Estão em curto quando o capacitor smd identificados pela letra C impresso na placa dão continuidade (bipa). Tem que ser substituídos. A placa está com problemas.

 

Mas tem que ver pelo circuito quem está conectado com eles para ter ideia até onde vai o problema e se não é outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Estão em curto quando o capacitor smd identificados pela letra C impresso na placa dão continuidade (bipa). Tem que ser substituídos. A placa está com problemas.

 

Mas tem que ver pelo circuito quem está conectado com eles para ter ideia até onde vai o problema e se não é outro componente.

veja a foto do capacitor C5 e C6 perto do regulador de tensão ambos não bipam em nenhum lado, todos os outros bipam de um lado apenas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você colocou os dois terminais testadores do multímetro no capacitor em cada lado do capacitor... se foi isso e ele bipou ele está em curto e está com problema. Pode ser ele que está em curto como alguma coisa em volta. O capacitor não deve bipar quando você faz esse teste(nos dois lados ao mesmo tempo*).

 

A placa está em curto.

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, retrogamer disse:

veja a foto do capacitor C5 e C6 perto do regulador de tensão ambos não bipam em nenhum lado, todos os outros bipam de um lado apenas

Agora eu entendi!

 

O capacitor pode estar ligado ao outro circuito e não diretamente ao terra. Então ele não precisa bipar dos dois lados. Não é um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

você colocou os dois terminais testadores do multímetro no capacitor em cada lado do capacitor... se foi isso e ele bipou ele está em curto e está com problema. Pode ser ele que está em curto como alguma coisa em volta. O capacitor não deve bipar quando você faz esse teste(nos dois lados ao mesmo tempo*).

 

A placa está em curto.

você nao entendeu, nenhum capacitor smd bipou dos dois lados, a maioria bipou de um lado e do outro não e 2 capacitores c5 e c6 não biparam de nenhum lado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, retrogamer disse:

você nao entendeu, nenhum capacitor smd bipou dos dois lados, a maioria bipou de um lado e do outro não e 2 capacitores c5 e c6 não biparam de nenhum lado

ah revendo o circuito se o C4 estiver bipando de um lado e o C5 não tiver bipando do mesmo lado e eles estiverem ligados ao terra (não dá para ver direito na foto) é provável que o C4 esteja com problema X)

 

você filtra por comportamentos diferentes de capacitores na mesma situação.

 

Capacitor com problema mais fácil de ver : curto.

AM-3055_Capacitance_Measurement.jpg

 

Outra forma de ver é se os dois estão ligados a uma área em comum grande (provável GND) e ele não apitar no lado do GND sendo que a outra ponta está em uma carcaça ou GND você só tem que dar uma pequena arranha para expor o o metal do smd para fazer melhor contato...

 

Se o capacitor não tiver sendo ligado a um gnd ele tiver em um a ponta um componente e na outra a outro componente , ou seja, ele está em série no circuito não vai ter bipe e isso é normal.

 

Cara, como eu disse... isso aqui vai ficar muito trabalhoso... melhor você ir atrás de tutorial...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso teste com Multimétro... tem outros teste que só pode ser feitos fora da placa.

 

Se tiver um ferro de muita potencia você pode queimar o capacitor e quebrar a ligação e ele vai ficar imprestável. Tem que ter mesa de retrabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no momento eu so tenho o multimetro ikari hm-1000

 

o C4 bipa de um lado apenas e o C5 e C6 nao bipa em ambos os lados, eu fiz o teste q vi no youtube ponta preta ligada ao terra ou parte metalica e o vermelho nos lados do capacitor, eu preciso de ajuda cara ainda preciso testar os resistores, trilhas e chps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, retrogamer disse:

o C4 bipa de um lado apenas e o C5 e C6 nao bipa em ambos os lados, eu fiz o teste q vi no youtube ponta preta ligada ao terra ou parte metalica e o vermelho nos lados do capacitor, eu preciso de ajuda cara ainda preciso testar os resistores, trilhas e chps

Dei um zoom aqui e o c4 e C5 só tem em comum essa ilha a direita que pode ser um GND como pode ser um VCC (energia) De que lado está apitando no c4? direta ou esquerda
?

 

 

Esse tópico vai ficar longo, assistência a longa distância hauhauhahuuha , mas vamos lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...